Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Mapa de empatia

797 views

Published on

Definir o target não é suficiente para alcançar resultados. Uma boa campanha é feita de empatia e sensibilidade para se colocar no lugar do público-alvo e entender seus anseios.

Published in: Marketing
  • Be the first to comment

Mapa de empatia

  1. 1. Mapa de Empatia Conheça melhor o seu público alvo
  2. 2.   Objetivo O Mapa de Empatia é uma excelente ferramenta para encontrar as principais características do público alvo de uma campanha ou ação de Comunicação e Marketing.
  3. 3.   Por que usar o mapa de empatia? Conhecer o público alvo é fundamental antes de pensar qualquer ação de comunicação. Por isso, é importante ter informações sobre o público, seu estilo de vida, que mídias consomem, quem o influencia, antes de planejar qualquer tipo de ação. Essas informações muitas vezes são encontradas em pesquisas de mercado qualitativas ou quantitativas. Porém, os altos custos dessas pesquisas acabam por inviabilizá-las. O mapa não as substitui, mas ajuda a explorar o conhecimento que as equipe da agência e da empresa-cliente já possuem sobre o público alvo. Antes de sair criando, dando ideias, é preciso saber com quem iremos conversar. O Mapa de Empatia ajuda a organizar as características desses públicos.
  4. 4.   Como usar o mapa de empatia? O Mapa de Empatia é uma espécie de roteiro que ajuda a levantar informações sobre perfis de público. A ideia é que a equipe vá preenchendo o quadro ao lado, trazendo todas as informações sobre um determinado perfil de público. Fonte da imagem: http://cdn2.hubspot.net/hub/375601/file-1450136163-pdf/worksheet_03_visual_alignment.pdf?t=1491605290266 O que ela pensa? O que ela vê? O que ela ouve? O que ela fala? O que ela faz?O que ela sente?
  5. 5.   Como usar o mapa de empatia? O primeiro passo é fazer um brainstorm com a equipe ou empresário, para levantar todos os possíveis perfis de clientes que o negócio atende. Por exemplo: pequenos empresários, adolescentes de classe média, jovens casais com filhos pequenos, mulheres da terceira idade etc. Depois de ter levantado todos os possíveis perfis de clientes, escolha os 3 mais promissores, desses 3, selecione um para fazer o seu primeiro exercício. Comece dando um nome ao cliente e dê algumas características demográficas. Por exemplo, Fernanda, 32 anos, casada sem filhos, pertencente a classe A, moradora de um bairro de luxo. Coloque essas informações dentro da “cabeça” desenhada no quadro.
  6. 6.   Como usar o mapa de empatia? O que ela vê? Descreva o seu ambiente. Como é? Quem está em torno dela? Quem são seus amigos? A quais tipos de ofertas ela está exposta diariamente (em oposição ao que o mercado oferece)? Quais problemas, obstáculos encontra? O que ela vê?
  7. 7.   Como usar o mapa de empatia? O que ela escuta? O que ela escuta? Descreva como o ambiente influencia a cliente. Oque seus amigos dizem? Seu marido? Quem realmente a influencia? Como? Que canais de mídia são influentes? O que ela escuta?
  8. 8.   Como usar o mapa de empatia? O que ela realmente pensa e sente? Tente desenhar o que acontece na mente da cliente. O que é realmente importante para ela (que talvez não diria publicamente)? Imagine suas emoções. O que a motiva? O que pode mantê-la acordada a noite? Tente descrever seus sonhos e desejos. O que ela pensa? O que ela sente?
  9. 9.   Como usar o mapa de empatia? O que ela diz e faz? Imagine o que a cliente pode dizer ou como se comporta em público? Qual a atitude dela? O que ela pode estar dizendo para as outras pessoas? Preste atenção principalmente nos conflitos potenciais entre o que um cliente pode dizer e o que realmente pensa e sente. O que ela diz? O que ela faz?
  10. 10.   Como usar o mapa de empatia? Qual a sua dor? O que pode impedi-lo de efetivar a compra? Quais suas maiores frustrações? Que obstáculos existem entre ela e o que ela quer obter? Quais riscos teme enfrentar?
  11. 11.   Como usar o mapa de empatia? O que a cliente ganha? Quais os benefícios para esse perfil de cliente? O que ela realmente quer ou precisa obter? Como mede o sucesso? Pense em algumas estratégias que pode utilizar para alcançar seus objetivos.
  12. 12.   Mais informações e fontes Livro: Business Model Generation | Inovação em Modelos de Negócios. Alexander Osterwalder & Yves Pigneur. Alta Books Editora. Site: XPlane: http://x.xplane.com/visual_alignment_dl Vídeos: https://youtu.be/1ixP3KaLfzM https://youtu.be/c0cQfgmFbnc https://youtu.be/LlPf12ouOZY
  13. 13. Obrigado.

×