Universo

2,226 views

Published on

Published in: Education
0 Comments
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total views
2,226
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
545
Actions
Shares
0
Downloads
49
Comments
0
Likes
0
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Universo

  1. 1. Os Mistériosdo Universo Professora: Simone Nalin - Geografia Alunos: 1ª série do Ensino Médio
  2. 2. A EVOLUÇÃO DO CONHECIMENTOSOBRE O SISTEMA SOLAR O Sol e outros astros do sistema solar estãomuito presentes em nosso cotidiano. A maneiracomo medimos o tempo, a nossa percepção visuale a nossa própria existência estão muito ligadasàs condições existentes no sistema solar. A nossavisão está adaptada ao tipo de radiaçãoeletromagnética - luz visível - que é capaz depenetrar a nossa atmosfera. A escala de tempoque utilizamos em nosso cotidiano é baseada nosciclos do Sol e da Lua.
  3. 3. Uma das questões fundamentais da Humanidade éentender o Universo que a cerca e do qual faz parte. Osistema solar, até a poucos séculos, constituía todo oUniverso conhecido. É relativamente recente a noção de queas estrelas que vemos no céu são astros similares ao Sol;mas muito mais distantes. A observação do céu noturno,ainda na Antigüidade, mostrou ao Homem que alguns astrosse movimentam contra um fundo de "estrelas fixas". Essesobjetos celestes foram chamados planetas, isto é, astroserrantes, pois planeta vem do grego e significa errante. Sãoeles: a Lua, Mercúrio, Vênus, Marte, Júpiter e Saturno. Hoje osignificado da palavra planeta é diferente, e não maischamamos a Lua de planeta. Mas, o que é a Lua? E o quesão os hoje chamados planetas?
  4. 4. UNIVERSO A palavra universo (do latim universus, "todointeiro", composto de unus e versus) tem várias acepções, podendo ser designado como "a totalidade das coisas objeto de um estudo que se vai fazer ou de um tema do qual se vai tratar". Portanto, o termo pode ser designado como a "Totalidade das coisas". Na linguagem quotidiana poderíamos dizer "Universo da Política", "Universo dos Jogos", "Universo Feminino"... Isso são particularizações dapalavra. Se quisermos designar a totalidade do todo físico e real, a definição aplicada terá carácter cosmológico
  5. 5. CONCEPÇÕES DAORIGEM DO UNIVERSO
  6. 6. Concepção GregaO universo era esférico, constituído por seres imortais, os Deuses; por seres mortais, os homens, e pela natureza. Segundo essa concepção, o Universo estava à mercê dos caprichos dos Deuses.
  7. 7. Concepção Judaico - Cristã Fundamentada na Fé, o Universo havia seido concebido através de um único Deus, criador do céu e da Terra, das plantas, do homem (sua própria imagem) e dos outros animais.
  8. 8. GaláxiasUma galáxia é um grande aglomerado de bilhões de estrelas e outros objetos astronômicos (nebulosas de vários tipos, aglomerados estelares, etc.), unidos por forças gravitacionais e girando em torno de um centro de massa comum.
  9. 9. TEORIAS DAFORMAÇÃO DOSISTEMA SOLAR
  10. 10. Muito se pensou sobre a distribuição e aorganização dos astros no céu. O modelo quedominou o pensamento filosófico europeu até oséculo XVI é o chamado modelo geocêntrico,sistematizado por Ptolomeu (astrônomo,matemático e geógrafo) no século II, a partir deidéias preexistentes.
  11. 11. Com o objetivo de explicar com mais simplicidade omovimento dos planetas, o astrônomo polonês NicolauCopérnico (1473-1543) propôs, em 1543, o modeloheliocêntrico.
  12. 12. O astrônomo e físico italiano Galileu Galilei(1564-1642), no início do século XVII, foi o primeiro aobservar o céu com o auxílio de um telescópio. Entre assuas descobertas estão as fases de Vênus e os satélitesde Júpiter. Essas observações reforçaram o modeloheliocêntrico, por isso foi julgado e condenado pela igrejacatólica.
  13. 13. COMO SERÁ QUE TUDO COMEÇOU ? A criação do Homem , segundo Miguel Ângelo .A singularidade representa o momento exacto dacriação. A ciência não consegue agarrar o tempo inicialda origem do universo, reforçando assim a idéia daintervenção divina …
  14. 14. O BIG BANGTudo terá começado há cerca de 15 milhões de anos, numagrande explosão Um pequeno “ovo cósmico“ , superdenso eextremamente quente, rompido numa feroz explosão deenergia, criando o Universo, que desde então se vemexpandido e esfriando.
  15. 15. Sistema Solar O sistema solar é formado pela nossa estrela, o Sol, pelos oito planetas com suas luas e anéis, pelos planetas anões, pelos asteróides e pelos cometas. O que são esses astros? Quais são seus tamanhos? Como se movimentam? Do que são formados? Qual sua origem?
  16. 16. O SOL O Sol é, entre os corpos celestes, aquele que mais influencia as nossas vidas.O Sol é o centrogravitacional do sistemasolar. Em torno deleorbitam os outros corpos, eé ele que mantém osistema coeso. Mas, o que éo Sol? O Sol é uma estrela. Por ser uma estrela, o Sol éuma fonte de energia.
  17. 17. OS PLANETAS E SEUS SATÉ LITES Ao redor do Sol orbitam oito planetas:Meu Vestido Todo Molhado Já Secou Um Novo Pedaço
  18. 18. •Os planetas levam meses e até anos para dar uma voltacompleta em torno do Sol (que representa um ano naquelelugar). Medindo em dias/meses/anos terrestres, essa é aduração dos anos marcianos, jupiterianos, mercurianos etc.: •Mercúrio 88 dias •Vênus 225 dias •Terra 365 dias •Marte 1 ano e 322 dias •Júpiter 11 anos e 315 dias •Saturno 29 anos e 167 dias •Urano 87 anos e 7 dias •Netuno 164 anos e 280 dias•Por curiosidade citaremos também o ex-planeta Plutão(atualmente é um planeta anão). •Plutão 247 anos e 249 dias
  19. 19. Mercúrio•Não faz movimento de rotação, portanto apresenta um lado sempre iluminado e outro sempre escuro. •Não tem atmosfera, por isso, sua temperatura varia entre 430ºC na face iluminada e -170ºC na face escura.
  20. 20. VênusEle é o mais quente dos planetas do sistema solar, já que, ao contráriode Mercúrio, possui atmosfera para reter calor.A sua rotação é retrógrada, (o Sol nascea oeste e se põe no leste)A temperatura de Vênus é capaz de fundiro chumbo e a sua pressão atmosférica é 90vezes maior que a terrestre.
  21. 21. Terra...A Terra é um planetaque se encontra no sistema solar,está próxima ao Sol, cerca de 150milhões de quilômetros.Aparentemente é ondulada,porque possui os pólosachatados por causa domovimento que realizaem torno de si mesmo.Possui aproximadamente¾ de sua superfície formadapor água e quimicamente édividido em crosta, manto enúcleo.
  22. 22. Marte:Marte possui o maior vulcão do sistemasolar, Olympus Mons, com 600 km delargura e três vezes mais alto que oEverest.Ele possui antigos leitos de rios secossendo realmente descoberto um lagocongelado.
  23. 23. Júpiter Sua atmosfera é cheia de nuvenscom ventos superiores a 650 km/h. Possui um poderoso campo magnético, 14 vezes mais intenso que o terrestre Se fosse oco, dentro dele caberiamtodosos outros planetas ou 1.400 “Terras”. Se fosse chato como um disco, seriamnecessários quase de onze diâmetros da Terra para cobri-lo de ponta a ponta. Júpiter possui o maior satélite dosistema solar, Ganimedes.
  24. 24. Saturno•No volume ocupado por Saturno cabem 760 Terras comfolga. Porém sua massa é apenas 95 vezes maior que aterrestre, o que resulta numa densidade menor quea da água. Resultado: se fosse possível colocar o planetanuma enorme piscina ele flutuaria!•Os anéis de Saturno são formados por cristais de gelo e rocha,pequenos como grãos de arroz ou grandes como uma casa;
  25. 25. Urano Urano é o sétimo planeta a contar do Sol, em torno do qualefetua a sua translação em 84 anos, a uma distancia de 19,2 UA. Com 60 vezes o volume da terra e 14 vezes sua massa, é o3º maior do sistema solar. Urano foi o primeiro planeta a ser descoberto através deobservação telescopia, em 1781
  26. 26. NetunoUma poderosa fonte interna de calor – que emite quase o triplo da energia recebida pelo Sol –, responsáveis pelos ventos mais velozes de todo o Sistema Solar, por volta de 2.000 km/h.
  27. 27. Plutão•Até o ano de 2006, considerava-se Plutão o nono planeta do sistema solar.•Plutão, descoberto em 1930 pelo cientistanorte-americano Clyde Tombaugh(1906-1997),foi objeto de polêmica hádécadas, principalmente por causa do seutamanho, cujas estimativas foram reduzidasano após ano e cujo valor atual foiestabelecido em 2.300 quilômetros dediâmetro.•Assim, Plutão é menor que a Lua (3.480quilômetros)

×