Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Revisão de geografia 1º bimestre -cap.1- 3º ano

4,707 views

Published on

  • Estou trabalhando com livro desses autores. Se pudesse, gostaria de ter acesso aos demais slides do 3 ano. Obrigada.
       Reply 
    Are you sure you want to  Yes  No
    Your message goes here
  • Ótimo!
       Reply 
    Are you sure you want to  Yes  No
    Your message goes here

Revisão de geografia 1º bimestre -cap.1- 3º ano

  1. 1. Geografia Revisão 3º Ano
  2. 2. O Capitalismo e o cenário geopolítico contemporâneo  Geopolítica: estratégias político- militares necessárias à manutenção da soberania territorial e à expansão de sua área de influência econômica e cultural a nível regional e mundial.
  3. 3. Geopolítica Ações de guerra Armas e recrutamento Disputa entre regimes econômicos: Socialismo X Capitalismo Defesa de patrimônios e recursos naturais Florestas, água, minerais.
  4. 4. O século XX foi marcado por importante s acontecim entos geopolítico Começou a guerra na Europa O Estado de S. Paulo, 01/09/1939 Veja as outras manchetes na pág. 10.
  5. 5. A Segunda Guerra Mundial: emergência de dois mundos  Segunda Guerra Mundial (1939 – 1945)  Ocorreu no continente europeu e no leste e sudeste da Ásia.
  6. 6. Segunda Guerra Mundial Países do Eixo:  Alemanha  Itália  Japão Países Aliados:  Estados Unidos  União Soviética  Inglaterra  França
  7. 7.  Foi a vontade de aumentar o território, que levou os países do Eixo a dar início ao conflito armado  1938: Alemanha invade a Tchecoslováquia, Áustria, Bélgica, Polônia etc. e conta com o apoio da Itália. Ao mesmo tempo o Japão invade áreas do sudeste asiático.
  8. 8. 1943 = A Itália é derrotada 1945 = Em maio a Alemanha é derrotada 1945 = Em agosto o Japão é derrotado
  9. 9. O lançamento das duas bombas atômicas em Hiroshima e Nagasaki, marcam o fim do conflito.
  10. 10. O pós-guerra e a emergência das superpotências.  1945: Fim da 2ª guerra ;  Países europeus arrasados;  Cerca de 15 milhões de mortes;  Depressão econômica  Prosperidade econômica;  Doutrina de Keynes = Keynisianismo: para a solução de crises econômicas o Estado de intervir na economia.
  11. 11. RESULTADO  Fortalecimento dos setores agrícola e industrial;  Investimentos em tecnologia e material bélico.
  12. 12. Meios de produção Reaplicar lucros no setor produtivo Criar postos de trabalho Aumenta consumo Aumenta distribuição de renda
  13. 13.  Organização das Nações Unidas  Objetivo:  Manter a paz e a cooperação entre as nações;  Garantir a todos os povos o direito à liberdade de expressão. Sede da ONU Nova York
  14. 14. A ONU é constituída de seis órgãos principais: -Assembleia Geral: Fórum de debates. Cada nação tem direito a um voto. -Conselho de segurança: assegurar a paz e a segurança global. Composta de 5 membros permanentes: China, França, Rússia, Grã-Bretanha e EUA. 10 países ocupam posição temporárias. O Brasil é um dos membros.
  15. 15. -Conselho econômico e social: Lidera as atividades econômicas, sociais, humanitárias e culturais. -Côrte Internacional de justiça: é o órgão judicial, com a função de lidar com disputas legais submetidas pelas nações. -Secretariado: Cuida do trabalho diário, administrando os programas e as políticas. -Conselho de tutela: Administra os territórios sob regime de tutela internacional. É formado pelos 5 membros permanentes e reunem “se a ocasião pedir”.
  16. 16. O sistema da ONU  Formado por 14 agências. Entre elas as agências independentes:
  17. 17. Eles se relacionam com a ONU por meio de acordos.  Dentro da ONU as principais agências e programas são:  AEIA: Agência Internacional de Energia Atômica.  UNICEF: Fundo para Infância e Adolescência.  UNESCO: Organização das Nações Unidas para educação, a ciência e a Cultura.
  18. 18. A ascensão soviética e a ordem bipolar.  Apesar das pesadas baixas, a União Soviética ganhou a 2ª Guerra.  Anexou vários territórios;  Desenvolveu a tecnologia das armas nucleares;  Ampliou sua área de influência no Leste europeu, usando o seu enorme efetivo militar, aproveitando da fragilidade das nações para implantar o regime socialista.
  19. 19. Os EUA e a URSS se tornaram as superpotências, pelo controle da tecnologia nuclear e pela capacidade de criar áreas de influência econômica e geopolítica em nível mundial.
  20. 20. Capitalismo Comercial Capitalismo Industrial Capitalismo monopolista ou financeiro O Sistema Capitalista Etapas do processo histórico de consolidação:
  21. 21. CAPITALISMO COMERCIAL  Final do século XV e meio do século XVIII: Período da expansão marítima – Estabelecimento de colônias na América, África e Ásia;  Exploração de recursos naturais e dos povos nativos;  Acumulação de capital para o desenvolvimento da manufatura e da indústria na Europa.  Estabelece as bases da 1ª DIT = Colônias forneciam matérias-primas às metrópoles e estas forneciam produtos manufaturados para as colônias.
  22. 22. CAPITALISMO INDUSTRIAL  Segunda metade do século XVIII (REV. INDUSTRIAL) até fins do século XIX. A indústria é a principal atividade econômica.  Economia regida pelo liberalismo : livre concorrência ; lei da oferta e da procura;  Doutrina de Adam Smith = O Estado não deve intervir no mercado, que encontraria o seu próprio equilíbrio.  Consolidação da DIT anterior, porém com o avanço de áreas de mineração e de cultivo de produtos tropicais pelas colônias e as metrópoles ampliaram seu mercado consumidor nas colônias.
  23. 23. CAPITALISMO MONOPOLISTA OU FINANCEIRO  Primeiras décadas do século XX até hoje.  É o processo de concentração de capital nas mãos de um número reduzido de empresas (monopólios) .  Favorecida pela livre concorrência, passaram a controlar o preço no mercado.  Papel importante dos bancos: - Financiar a produção industrial, agrícola, comércio e serviço.
  24. 24. A maioria das empresas negociaram suas ações em bolsas de valores, passando a ter além dos acionistas majoritários, milhares de pequenos acionistas. Essa capitalização possibilitou às empresas a expandir suas atividades para outros países. BOLSA DE VALORES
  25. 25. As multinacionais ou transnacionais  Empresas que tem sede no país de origem e filiais em território estrangeiro.  Mão-de-obra barata;  Proximidade de matérias-primas;  Diminuição dos custos de produção.
  26. 26. A DIT tornou-se mais complexa. Os países desenvolvidos, criando novas tecnologias e bens industrializados e os países subdesenvolvidos continuaram a produzir recursos primários e as que se industrializaram tardiamente passaram a produzir para o mercado interno e para
  27. 27. Década de 1930  Devido ao desequilíbrio de forças entre grandes monopólios e as médias e pequenas empresas, o Estado passou a intervir na economia.  Estatais: Siderurgia, transporte, energia, aeroespacial, biotecnologia, etc.  Apesar do avanço de Neoliberalismo, a participação do Estado é ainda bastante presente.
  28. 28. Aspectos fundamentais do capitalismo Sociedade dividida em classes; Predomínio da propriedade privada; Busca do lucro e acumulação de capital; Economia de mercado (livre concorrência, lei da oferta e da procura)
  29. 29. O SISTEMA SOCIALISTA  Conjunto de ideias que fundamentou a crítica ao capitalismo e a luta pela instauração de uma nova sociedade mais justa e igualitária.
  30. 30. SOCIALISMO UTÓPICO  Os socialistas não sabiam como criar uma sociedade alternativa, o que tornava suas ideias impraticáveis.
  31. 31. SOCIALISMO CIENTÍFICO  Karl Marx e Friedrich Engels fizeram uma análise histórica do capitalismo e formularam as bases teóricas para a construção de uma sociedade igualitária.
  32. 32. ASPECTOS FUNDAMENTAIS DO SOCIALISMO  Sociedade sem divisão de classes (Porém houve uma classe da elite, os burocratas)  Socialização dos meios de produção (estatais)  Economia planificada e controlada pelo estado.

×