Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Revisão de geografia 1º bimestre - cap. 2 - 3º ano

1,321 views

Published on

Revisão de geografia 1º bimestre - cap. 2 - 3º ano

  1. 1. GEOGRAFIA REVISÃO – Capitulo 2 – 3º ANO
  2. 2. O MUNDO BIPOLAR E A GUERRA FRIA 1945 – Na conferência de Potsdam: A Alemanha, considerada a deflagradora da 2ª Guerra Mundial, ficou sob o controle estrangeiro. (França, Inglaterra, EUA e URSS. Berlim: de grande importância estratégica também ficou dividida.
  3. 3. RIVALIDADES ENTRE EUA E URSS NO PÓS-GUERRA Apesar dos acordos firmados entre as duas potências, a rivalidade ficou bem evidente. Para impedir a expansão do movimento socialista na Europa e no leste e sudeste asiático, ameaçando a hegemonia dos EUA, este usou o Plano Marshall, emprestando dinheiro aos países afetados pelo conflito. Inclusive o Japão, para sua reconstrução.
  4. 4. Dessa forma os EUA se tornaram grandes credores e as nações europeias ficaram em uma situação de subordinação.
  5. 5. A INFLUÊNCIA SOVIÉTICA NO LESTE EUROPEU  Como resposta a reação dos EUA na Europa, a URSS passaram a apoiar os países do Leste Europeu, com orientação socialista e algumas vezes fazendo o uso de suas forças militares. (Hungria e Tchecoslováquia). Os soviéticos invadiram esses países para neutralizar os movimentos democráticos pró-ocidente.
  6. 6. A Europa fica então dividida em: Europa Ocidental (capitalista) Europa Oriental (socialista)
  7. 7. OS EUA NA ECONOMIA MUNDIAL  Antes mesmo do fim da 2ª Guerra Mundial os EUA já se firmava como potência econômica.  Na Conferência de Bretton Woods (1944), ao reunir os presidentes aliados, para planejar a estabilidade da economia mundial, ficou estabelecido que:
  8. 8. - O dólar seria a moeda de referência no mercado internacional. - Foram criadas duas organizações: O FMI e o BIRD (Banco Internacional de reconstrução e desenvolvimento.
  9. 9. -Foi instalado o Acordo Geral de Tarifas e Comércio (GATT), que passaria a regular o comércio internacional. ( Hoje a OMC)
  10. 10. A GUERRA FRIA E AS ALIANÇAS MILITARES  A Guerra Fria, foi um período marcado por grande tensão mundial pela possibilidade de conflito armado entre as duas superpotências nucleares.  Na impossibilidades da ocorrência desse confronto, esses países passaram a financiar conflitos armados ao redor do mundo a fim de aumentar o número de nações aliadas aos seus blocos. A Guerra da Coréia, do Vietnã e do Afeganistão, são exemplos.
  11. 11.  OTAN: Organização do Tratado do Atlântico Norte.  EUA, Canadá e países da Europa Ocidental.  (Leia mais na página 26 sobre a importância da OTAN e o mapa).  Pacto de Varsóvia: Países da URSS. PA R A A U M E N T A R A I N D A M A I S A T E N S Ã O M U N D I A L , D O I S A C O R D O S M I L I T A R E S F O R A M F E I T O S :
  12. 12. A CORRIDA ARMAMENTISTA  As duas superpotências acreditavam que quanto mais bem equipadas militarmente, mais protegidas estariam de uma ofensiva do inimigo.  Desenvolveram tecnologias bélicas altamente sofisticadas, em todas as áreas, inclusive em ogivas nucleares.  Esse arsenal foi instalado em vários pontos estratégicos do mundo,. (Ver planisfério página 27)
  13. 13. A GUERRA FRIA E A CONQUISTA ESPACIAL  Simultaneamente à corrida armamentista, ocorreram importantes avanços no conhecimento do espaço sideral (satélites artificiais, naves tripuladas, sondas de exploração).  A URSS sai na frente lançam o Sputinik (1º Satélite), em 1957. e o Sputinik 2 (1ª nave tripulada por um ser vivo: a cadela Laika).
  14. 14. - No ano seguinte os EUA lançam o Explorer I (satélite artificial) e cria a NASA, a agência espacial norte americana. - 1959: a URSS lança o projeto LUNA (fotografou a superfície da lua) - 1961: os soviéticos fizeram o 1º voo tripulado por um ser humano (Yuri Gagarin) com a nave Vostok I. Foi ele quem disse “ a terra é azul”.
  15. 15. 1962: foi a vez do norte americano John Glenn. 1963: a URSS enviou a 1ª mulher, a russa Valentina Terashkova. 1969: com a nave Apollo ll, 2 dos 3 astronautas norte americanos pisaram na lua.
  16. 16. Depois disso a corrida espacial perdeu a força. 2001: foi desativado o projeto russo (Estação espacial MIR). Com o fim da Guerra Fria e o alto custo de manutenção dos programas espaciais, fizeram com que os dois países diminuíssem o volume de experiências siderais.
  17. 17. Apesar da rivalidade, a conquista espacial trouxe benefícios à vida moderna. Ler o texto sobre spin-offs. ( A guerra Fria e a tecnologia)
  18. 18. Até em jogos olímpicos os dois países disputavam as medalhas (Ver quadro página 29).
  19. 19. O COLAPSO DO SOCIALISMO E O FIM DA GUERRA FRIA  Desde que foi implantado na Rússia (1917) e nas Repúblicas Socialistas Soviéticas (1922) o socialismo não refletiu os princípios derivados da teoria Marxista.  O socialismo, na realidade, caracterizou-se como um sistema político-econômico marcado pelo controle excessivamente autoritário do Estado sobre todos os segmentos da vida social. O Socialismo Real.
  20. 20. - As decisões políticas eram tomadas pela classe dirigente; - Partido Comunista (Partido único); - Era proibida a participação, opinião, a liberdade de pensamento e expressão popular.
  21. 21. - Com a centralização do poder, os altos funcionários do Estado usufruíram de privilégios que a população trabalhadora não usufruía. (Desigualdade social = ônus para a sociedade). Pratileiras do comércio vazias
  22. 22. - Década de 1980: Crise econômica na URSS, causada por: - Obsoletismo tecnológico (com queda de produtividade e desabastecimento de bens de consumo) - Imensos gastos na área militar em detrimento da área civil.
  23. 23. - Pressão dos EUA para acabar com o socialismo. - Insatisfação popular, que clamavam pela abertura política e econômica. - Como a URSS estava fraca, vários países da região fizeram reformas que mudaram o mapa da Europa (reunificação da Alemanha em 1990).
  24. 24. - 1991: extinguisse a URSS. É o fim da Guerra Fria e do mundo bipolar.

×