Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Plano de ensino matematica

104,043 views

Published on

Plano de ensino matematica

  1. 1. Escola Municipal de Ensino Fundamental Mundo do Saber Rua Palmeiral nº 101- Cidade Nova Rio Branco- Acre. Plano de Ensino Turma Área do conhecimento Série/AnoEnsino Fundamental I Matemática 3º ano Professor (a) Carga Horária Ano Elayne Dias 200 h 2013 Objetivo geral Proporcionar momentos de lembranças matemáticas do ano anterior. Apresentar a relevância em se aprender matemática Promover problemas matemáticos, de acordo com as vivencias dos alunos. Construir aprendizagem sobre adição e subtração, resolvendo problemas de situações da vida cotidiana em que precisamos usar tais conceitos. Mostrar como precisamos usar a matemática em diversas situações da vida. Possibilitar a aprendizagem de divisão e multiplicação de forma interativa. Permitir que o aluno perceba as diversas formas numéricas.
  2. 2. Objetivos específicos I unidade Provocar as recordações de aprendizagens matemáticas do ano anterior. Diagnosticar dificuldades de aprendizagens matemáticas. Mostra a importância da matemática para a vida. Apresentar a matemática da vida cotidiana. Conceituar adição e subtração. Resolver problemas matemáticos usando os conceitos de adição e subtração. Desenvolver a habilidade de resolver cálculos usando a mente. Conteúdos Adição. Números. Subtração. Problemas matemáticos. Cálculos. Metodologia Exposição de perguntas provocativas sobre as aprendizagens matemáticas do ano anterior. Com base no que se percebeu da turma relembrar alguns assuntos passados. Exploração de como usamos a matemática em tudo na vida, enfatizando que até mesmo as crianças usam esses conceitos. Apresentação do conceito de adição Aplicação de problemas matemáticos em que se usa o conceito. Apresentação do conceito de subtração. Resolução de problemas matemáticos usando o conceito.
  3. 3.  Recursos  Lápis  Caderno. Critérios de avaliação  Prova escrita.  Prova oral.  Participação nas atividades propostas. Objetivos específicos II unidade Apresentar de que forma medimos o tempo. Analisar o motivo por que fazemos aniversário. Reconhecer o uso da matemática em diversas áreas e para determinados fins. Relacionar dinheiro com matemática. Desenvolver a habilidade de fazer cálculos usando somente a mente. Conteúdos A medição do tempo. Matemática aplicada a vida. Dinheiro e matemática. Cálculos Metodologia Apresentação de um calendário para sala, explicando a medição do tempo. Exposição oral sobre a divisão do tempo, em dia, semana, mês, ano, década, século e outros. Resolução de problemas matemáticos relacionados ao tempo. Pergunta aos alunos, como seria se não fizéssemos aniversário? Construção de uma redação com este título.
  4. 4.  Exercícios de fixação, com base no que foi estudado. Recursos Calendário. Caderno. Lápis. Critérios de avaliação Construções escritas. Pesquisas. Mediante a participação nas atividades. Objetivos específicos III Unidade Exemplificar os conceitos de divisão e multiplicação. Reconhecer a divisão e multiplicação na vida cotidiana. Resolver problemas de divisão e multiplicação. Compreender a diferença de divisão para multiplicação. Conteúdos Multiplicação. Divisão. Problemas. Cálculos. Metodologia Usando frutas para explicar o conceito de multiplicação e divisão. Pergunta aos alunos se eles sabem a diferença entre esses dois conceitos. Apresentação de problemas sobre o assunto e pedi que os alunos respondam oralmente. Resolução de cálculos de divisão e multiplicação.
  5. 5.  Comunicação oral sobre alguma situação cotidiana em que usamos a multiplicação e divisão. Recursos Frutas. Caderno. Lápis. Critérios de avaliação Prova escrita. Pesquisas. Atividades. Objetivos específicos IV unidade Apresentar as diversas formas em que os números podem ser representados. Relacionar o número a quantidade. Analisar as diferentes formas de representação de quantidades. Diferenciar as representações de quantidades, quilo, grama, litro, etc. Observar as situações da vida cotidiana que usamos esses conceitos. Reconhecer o que é menor, maior ou igual no que diz respeito a quantidade. Construir um mural representando essas diversidades de formas numéricas Conteúdos  Representações numéricas.  Número e quantidade.  Quilo, grama, litro
  6. 6. Metodologia Explicação das formas numéricas, em , grama, mililitro, quilo, usando elementos que estejam nessas formas numéricas. Apresentação dos elementos representando essas formas de quantidades numéricas. Pergunta aos alunos em que situações usamos esses elementos na vida cotidiana. Representação do que maior, menor ou igual em quantidade. Pesquisa em revistas de elementos que representam as quantidades equivalentes apresentadas. Construção de um mural com esses elementos. Recursos Quilo de feijão Litro de leite 500 gramas de queijo. Revistas Tesoura. Cartolina. Caderno. Lápis. Critérios de avaliação  Construções coletivas.  Atividades.  Participação.  Apresentações orais.
  7. 7. ReferênciasMILANI,E;IMENES,L; LELLIS,M. Matemática. São Paulo, 2008.CASARIN,N;MIRANDA,M; ROCHA,F.Interagir e crescer: Casa PublicadoraBrasileira. São Paulo,2004.GIOVANNI, J; GIOVANNI,JR. A conquista da matemática: teoria e aplicação: F td. São Paulo, 1992.

×