Ritinhabonitinha 121213135023-phpapp01

276 views

Published on

0 Comments
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total views
276
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
5
Actions
Shares
0
Downloads
14
Comments
0
Likes
0
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Ritinhabonitinha 121213135023-phpapp01

  1. 1. Eva Furnari
  2. 2.  Refletir sobre a organização dos elementos da capa;  Atribuir graus de importância aos elementos da capa (título, autor, etc.), observando desenho, posição, cor e tamanho das letras (traços grafo - tipológicos) - e/ou a distribuição dos diversos elementos na capa (diagramação);
  3. 3.  Interessar-se pela a biografia do autor e pela leitura de outros livros;  Descrever a cena da capa;  Identificar objetos presentes na ilustração;  Identificar localização dos personagens e o ambiente representado na capa;  Atribuir sentido à expressão fisionômica de personagens;
  4. 4.  Formular hipóteses sobre a relação entre os personagens;  Articular título e imagem, inferindo sentidos em relação ao conteúdo temático da obra;  Ler sequência de imagens;  Fruir e apreciar o texto literário;  Construir noção de sequência da narrativa;  Identificar personagem principal;
  5. 5.  Depreender elemento de humor presente no texto;  Interessar-se pela leitura do livro;  Ouvir com atenção o texto lido;  Recontar oralmente a história com/sem ajuda do professor, alterando o desfecho;  Descrever cenário durante a enunciação;  Argumentar e justificar sua interpretação.
  6. 6.  Reconhecer as letras iniciais das palavras que compõe o título, nomeando-as;  Contar a quantidade de letras que compõe o título ou palavras do título;  Relacionar as letras do título com as letras iniciais de seu nome e dos colegas;
  7. 7.  Estabelecer correspondência entre o grafema e seu valor sonoro (letras isoladas);  Compreender diferenças entre a escrita e outras formas gráficas;  Reconhecer o valor posicional de letra algumas letras;
  8. 8.  Objetivos:  Compreender o livro enquanto produto do trabalho de outras pessoas (autor, ilustrador, editora);  Ler a capa do livro, compreendendo a relação entre a mesma e o conteúdo do livro.
  9. 9.  Com os alunos sentados em círculo, pegar o livro e perguntar a eles:  Hoje vamos ler um livro “escrito” pela Eva Furnari. Vocês conhecem a autora? Já leram algum livro dela? (Após ouvir os alunos, falar um pouco sobre a autora e sobre o papel do ilustrador e da editora no processo de confecção do livro).  Mostrar a capa e dizer que, embora a personagem mais famosa, criada por Eva Furnari, seja a Bruxinha, hoje conheceremos um personagem diferente, de uma coleção diferente (comentar sobre o que é uma coleção).
  10. 10.  Situar o material a ser lido como “livro de imagem”, explicando aos alunos o que isso significa.  Comentar que, diante disso, nossa leitura será feita com o auxilio do data-show (começar a apresentar os slides).
  11. 11.  O primeiro slide mostrará a capa do livro e após pedir aos alunos que observem a imagem com atenção, fazer as seguintes perguntas:  O que vocês estão vendo?  Como é a roupa da moça? É uma roupa que alguém usaria hoje em dia? E o sapato? (Comentar sobre o estilo da autora)  Vocês acham que ela é bonita?  Onde vocês acham que está escrito o nome da história? Por quê? (Depois que os alunos responderem, ler o título pausadamente, passando os dedos embaixo das letras).
  12. 12.  Onde vocês acham que está escrito o nome da autora? Por quê? (idem)  Há diferença na cor, no tamanho e no formato das letras? O que vocês acham disso? Por que isso é feito? (mostrar com o dedo os diferentes tipos de letras ao mesmo tempo em que estiver falando sobre eles)  E os outros desenhos e símbolos que aparecem na capa? Vocês sabem para que eles servem? (mostrar com o dedo os diferentes símbolos ao mesmo tempo em que estiver falando sobre eles)
  13. 13.  Obs: Comentar de modo bem simples acerca da função dos elementos que aparecem na capa do livro.  Mostrando com o dedo o título do livro, perguntar:  Quem será a Ritinha Bonitinha?  Então, vamos ler a história para ver se a moça que aparece na capa é a Ritinha?  Começar a “contação”, sendo que a cada slide, os alunos deverão descrever o que estão vendo e o professor fará as seguintes perguntas:
  14. 14.  Slide 2:  Apareceu um animal, que tipo de bicho vocês acham que é?  De que cor ele é?  Olhando a carinha dele, o que vocês acham que ele está sentindo/ pensando?
  15. 15.  Slide 3:  A moça percebeu a presença do dragão/dinossauro. Vocês acham que ela ficou surpresa? Por quê?  E o dragão/dinossauro? Ele parece com raiva? Por quê?  Será que ele é um dragão/dinossauro macho ou fêmea? Por quê? (Comentar que somente teremos certeza dessa resposta, Quando chegarmos ao final da história).  O que será que vai acontecer agora? (Após o levantamento de hipóteses, passar para o próximo slide).
  16. 16.  Slide 4:  A menina está com medo do dragão/dinossauro? Como podemos perceber isso?  O dragão/dinossauro está com raiva? Por quê?  Será que ele deseja devorar a moça? O que vocês acham?  Vamos ver o que vai acontecer? (Após o levantamento de hipóteses, passar para o próximo slide).
  17. 17.  Slide 5:  Será que o dragão/dinossauro vai conseguir pegá- la?  Vocês repararam algo diferente na árvore?  O que será que a moça vai fazer?  Vamos descobrir se ela vai atravessar o buraco usando a corda ou se ela irá subir na árvore? (Após o levantamento de hipóteses, passar para o próximo slide).  vamos ver o que vai acontecer? (Após o levantamento de hipóteses, passar para o próximo slide).
  18. 18.  Slide 6:  E agora, será que ele se machucou? Será que vai desistir?  (Após o levantamento de hipóteses, passar para o próximo slide).  Slide 7:  Como sabemos que ele se machucou?  Será que a armadilha preparada pela moça vai funcionar? (Após o levantamento de hipóteses, passar para o próximo slide).
  19. 19.  Slide 8:  O dragão/dinossauro parece estar bem? Como podemos perceber isso?  Ele está andando em direção à armadilha. O que será que vai acontecer? (Após o levantamento de hipóteses, passar para o próximo slide).
  20. 20.  Slide 9:  Coitado! Ele se machucou de novo? Como percebemos isso?  A moça parece contente? Como percebemos isso?  Será que, finalmente, ela conseguiu se livrar do dragão/dinossauro? (Após o levantamento de hipóteses, passar para o próximo slide).   Slide 10:  Ele não desistiu! Mas, nosso dragão/dinossauro parece estar bem? Por quê?  E agora, o que ela vai fazer? (Após o levantamento de hipóteses, passar para o próximo slide).
  21. 21.  Slide 9:  Coitado! Ele se machucou de novo? Como percebemos isso?  A moça parece contente? Como percebemos isso?  Será que, finalmente, ela conseguiu se livrar do dragão/dinossauro? (Após o levantamento de hipóteses, passar para o próximo slide).   Slide 10:  Ele não desistiu! Mas, nosso dragão/dinossauro parece estar bem? Por quê?  E agora, o que ela vai fazer? (Após o levantamento de hipóteses, passar para o próximo slide).
  22. 22.  Slide 11:  Olhando a nossa amiga, ela parece assustada? Por quê?  A bolsa dela caiu! O que o nosso dragão/dinossauro vai fazer? (Após o levantamento de hipóteses, passar para o próximo slide).  Slide 12:  A moça está com medo? Como podemos perceber isso?  O que será que ela pensa do dragão/dinossauro?  E por que será que ele pegou a bolsa dela? O que ele irá fazer? (Após o levantamento de hipóteses, passar para o próximo slide).
  23. 23.  Slide 13:  Então, finalmente descobrimos que se trata de “um dragão/dinossauro fêmea”, muito vaidoso.  Mas, e a moça, qual foi a reação dela?  E agora, será que ela vai descer e conversar com o dragão/dinossauro? (Após o levantamento de hipóteses, passar para o próximo slide).  Slide 14(Final): Após os alunos descreverem a cena, chamar a atenção deles para a “presença das letras”, logo abaixo do senho. Ler, mostrando as palavras com os dedos.  Quem é Catarina?  Quem é Rita?
  24. 24.  Então, o livro conta a história de quem: da menina ou do dragão/dinossauro? (Fazer com eles percebam que o livro conta a história de “uma dragoa” muito vaidosa, que ao ver a Catarina se maquiando, sentiu vontade de fazer o mesmo e, infelizmente, foi mal interpretada. A Catarina pensou que seria devorada, quando na realidade, a Ritinha, queria apenas o batom emprestado, para ficar mais bonita).  Fazer com que eles percebam o tom humorístico, presente nas situações que Ritinha passou apenas para conseguir ficar mais bonita!
  25. 25.  Mostrar a contracapa do livro e comentar com os alunos que Ritinha, provavelmente é um dragão.  Perguntar se eles gostaram da história e se mudariam o final? (Deixar que os alunos comentem livremente)   Como o processo de “contação” demandou grande envolvimento dos alunos, agora deverá ser desenvolvida uma atividade mais lúdica. Sugestão: Em grupo, produzirão o “seu” livro de imagens.

×