Cartilha de orientação quanto ao uso das redes sociais na Siagri Sistemas

3,064 views

Published on

Esta cartilha instrui os colaboradores da SIAGRI, que participam de redes ou mídias sociais de qualquer espécie, sobre as diretrizes estabelecidas pela empresa com o objetivo de evitar à mesma e aos seus colaboradores danos à imagem, privacidade e relações comerciais e interpessoais.

Published in: Technology
0 Comments
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total views
3,064
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
24
Actions
Shares
0
Downloads
69
Comments
0
Likes
0
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Cartilha de orientação quanto ao uso das redes sociais na Siagri Sistemas

  1. 1. CARTILHA DE ORIENTAÇÃO QUANTO AO USO DAS REDES SOCIAIS DA SIAGRI SISTEMAS Esta cartilha instrui os colaboradores da SIAGRI, que participam de redes ou mídias sociais de qualquer espécie, sobre as diretrizes estabelecidas pela empresa com o objetivo de evitar à mesma e aos seus colaboradores danos à imagem, privacidade e relações comerciais e interpessoais. 1. Introdução As relações sociais são diretamente afetadas pelas tecnologias inseridas em nosso cotidiano. A popularização da internet como meio de comunicação fez com que novas ferramentas adentrassem nos procedimentos das relações humanas. Neste ponto observamos o advento das redes sociais. O propósito de ser das mídias sociais, no entanto, ultrapassou as formas de interação de nível pessoal, chegando às relações comerciais. Hoje as redes sociais têm se consolidado como ferramenta empresarial nos processos de divulgação de marcas e produtos. As redes sociais são hoje os maiores propagadores de opiniões em termos de quantidade, mas principalmente pela sua velocidade de difusão. Este motivo faz com que o controle de informações vinculadas em redes sociais seja necessário para evitar prejuízos à imagem das instituições. 2. Conceito de redes sociais De acordo com Joel Comm (2009) em O Poder do Twitter, “Talvez a melhor definição para mídia social seja, porém, o conteúdo criado por seu próprio público”. Este conceito consolida a presença cada vez maior de empresas em meio às redes sociais de forma a estar mais próxima de seu público alvo. A interação direta entre empresa e seu público por meio das mídias sociais promove uma idéia mais real a respeito de como este tem percebido as ações da empresa. O que também requer maior controle e cuidados sobre o que é divulgado, a fim de evitar danos à imagem.
  2. 2. 3. As redes sociais em que a Siagri está presente Twitter: Esta rede social estabeleceu o padrão de microblog. Em um espaço de 140 caracteres seu usuário apresenta uma idéia ou informação. www.twitter.com/siagri www.twitter.com/receita_siagri www.twitter.com/siagritic www.twitter.com/Empregos_Siagri Facebook: Trata-se de uma rede de relacionamentos nos moldes do Orkut. Com inicio em 4 de fevereiro de 2004, esta rede era inicialmente restrita aos alunos de Harvard College sendo posteriormente aberta à empresários por meio de convites. www.facebook.com/Siagri Formspring.me: Criado em 25 de novembro de 2009 o site permite que seus usuários criem fóruns de perguntas e respostas de forma anônima. Permite que suas atualizações sejam realizadas simultaneamente no Facebook e no Twitter. www.formspring.me/siagri Slide Share: Por meio desta mídia social é possível arquivar e compartilhar apresentações em formato Power Point, Documento de Word e PDF, assim como vídeos institucionais. www.slideshare.net/siagri You Tube: Site que apresenta acervo de vídeos e disponibiliza de forma pública a toda a rede por meio de internet. www.youtube.com.br/siagri Picasa Web: Álbum de fotos web que possibilita o armazenamento e o compartilhamento de imagens e a visualização das mesmas. http://picasaweb.google.com.br/siagrisistemas
  3. 3. 4. Orientações sobre o uso das redes sociais: A SIAGRI incentiva seus colaboradores no uso de ferramentas sociais para a produção de conteúdo informativo, assim como uma alternativa de criação de um canal próprio de comunicação. No entanto é necessário observar os preceitos estabelecidos no documento INN003 – Política de Segurança da Informação, que estabelece normas quanto aos meios de comunicação disponibilizados pela SIAGRI, uso responsável das ferramentas de comunicação, nível hierárquico das informações e outras determinações. O uso de tais ferramentas é visto pela SIAGRI como um meio de busca e troca de informações que levem ao crescimento pessoal e profissional. O bom uso das redes sociais e do conteúdo disponibilizado na internet pode direcionar os caminhos de nossa vida profissional. Não são a internet ou as redes sociais em si os responsáveis por nossa ascensão ou queda, mas as nossas decisões. São as decisões que nos levarão à aprendizagem, à estagnação, a distrações, à distorção de valores ou a “marginalidade virtual”.
  4. 4. 5. Recomendações sobre o uso das redes sociais: 5.1 Conheça e siga a política de mídia social da SIAGRI, ela é parte da INN003 – Política de Segurança da Informação. Se você nunca leu a política, leia agora. 5.2 Crie uma identidade própria. Não se utilize de nomes que o liguem a empresa ou a outras pessoas, faça das redes sociais um espaço que irá apresentar suas opiniões e não de terceiros. Exemplo de Usuário/Nick não recomendado: Carlos_Siagri. 5.3 Use senhas diferentes para o trabalho e contas de mídia social. Senhas fortes são importantes. Uma senha vulnerável na sua conta do Facebook pode ser clonada e comprometer a sua reputação pessoal e de seus amigos. Não aumente o risco usando a mesma senha para a sua rede corporativa. 5.4 Sempre faça log off. A realização do log off é forma de proteção. Ao sair da sua mesa não deixe abertas suas contas de redes sociais. Isso evita que qualquer pessoa mal intencionada possa publicar conteúdo por meio de sua página ou modificar as informações de seu perfil na tentativa de difamar ou fazer brincadeiras indiscretas. 5.5 Evite riscos desnecessários. Não clique em links que você não tem certeza se são confiáveis. Materiais que buscam ajuda financeira, apresentam vídeos ou fotos de famosos, pedem informações bancárias, em sua maioria são utilizadas como proliferadores de ataques virtuais. Lembre-se também de deixar a instalação de softwares para os especialistas. Caso seja preciso instalar um programa para ter acesso a algum conteúdo relacionado a uma página do Twitter, por exemplo, isso pode ser um indicio de uma possível ameaça, você provavelmente não tem motivos para ver esta página. 5.6 Pense no que você compartilha e com quem. Não é aconselhável postar na web qualquer coisa que você não gostaria de ver em um jornal. Toda informação divulgada na internet passa a ser de domínio público e desde que citada a fonte pode ser replicada em qualquer outro veículo. Considere tudo o que você postar — incluindo itens que são limitados somente a "amigos" ou "amigos de amigos". 5.7 Faça de sua rede social uma referência, com conteúdo interessante, um lugar de debate do conteúdo de seu domínio. 5.8 Divulgue conteúdo de outros usuários, isso pode contribuir para a criação de uma rede de relacionamentos. No entanto, não se esqueça de citar a fonte de origem da informação (site ou pessoa) isso dá credibilidade a você e a sua rede. 5.9 Não formalize contratos, propostas ou divulgação de novos produtos em nome da empresa em que trabalha. Isto não só obrigará a empresa a cumprir com o acordado, como poderá prejudicá-lo em seu trabalho.
  5. 5. 5.10 O uso de linguagem formal é bem visto. Evite gírias e linguagem imprópria. Prefira o uso de uma linguagem simples, mas correta. 5.11 Participar de jogos em rede ou por meio das mídias sociais não é errado, no entanto é preciso saber a hora e local adequado para isso. Utilize seu tempo de trabalho da forma mais produtiva possível e deixe os jogos para os momentos de lazer. 5.12 Procure não fazer das redes sociais um campo de batalha, com troca de insultos com outros usuários ou na tentativa de difamá-los. 5.13 Evite postar fotos constrangedoras ou de conotação erótica que possa prejudicar a sua imagem ou de outras pessoas. 5.14 Mesmo com toda atenção nós somos passíveis de erros. Caso isso aconteça o ideal é assumi-los e fazer as correções necessárias. 6. Considerações Finais O objetivo desta cartilha é informar e preparar os colaboradores para o melhor uso das mídias sociais. Se você usar estas dicas e recomendações dará bons passos na direção da melhoria do seu desempenho, aprendizado e crescimento profissional. Esta cartilha não tem como objetivo ir contra as determinações expressas no documento INN003 – Política de Segurança da Informação, mas sim auxiliar no entendimento para que os princípios estabelecidos por esta Instrução Normativa sejam cumpridos. Produzido pelo departamento de Comunicação e Marketing.

×