A história do número pi

1,470 views

Published on

0 Comments
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total views
1,470
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
1
Actions
Shares
0
Downloads
4
Comments
0
Likes
0
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

A história do número pi

  1. 1. ÍNDICE Introdução Definição de Pi A história do número pi Algumas curiosidades
  2. 2. Introdução Este trabalho foi realizado no âmbito da disciplina de Matemática. De maneira a podermos aprender mais acerca deste número que e importante não só na Matemática mas também na Física e nas Artes.
  3. 3. O que é o pi ? O pi é uma relação entre o perímetro de uma circunferênciae o seu diâmetro, e é uma das constantes universaisconhecidas pelo homem.Por exemplo: O Pi surge na matemática, bem como na física, estatística, engenharia, arquitectura, biologia, astron omia e até mesmo nas belas artes.
  4. 4. A história do número pi A primeira referência ao valor de pi aparece na Bíblia: "Fez logo um mar de metal fundido, de dez cotovelos de ponta a ponta, de uma borda até à outra borda, redondo ao redor, e de cinco côvados ao alto; e um cordão de trinta côvados o cingia, em redor." Aqui, o valor de pi é 3, bastante inexacto.
  5. 5. A história do número pi Desde sempre, este número mágico despertou a atenção dos estudiosos. Os historiadores calculam que, desde 2000 a.C., os homens têm consciência de que a razão entre a circunferência e o seu diâmetro é igual para todos os círculos.
  6. 6. A história do número pi A primeira utilização de um símbolo para representar a razão entre o perímetro de um círculo e o seu diâmetro remonta a 1689, quando J. Cristoph Sturm, no seu livro utilizou para isso a letra e. Foi William Jones, em 1706, que utilizou a letra grega. Mas porque escolheu esta letra? O motivo era que a letra p, primeira letra da palavra grega perimetron (perímetro), correspondia à letra no alfabeto grego.
  7. 7. A história do número pi Ao longo dos anos a procura de algarismos do π tem despertado a atenção dos matemáticos o que teve um grande avanço no fim do século XVII. A última descoberta foi em 1982 Yoshiaki Tamura e Yasumasa Kanada, no Japão, calcularam π com 8388608 (223) dígitos.
  8. 8. Algumas curiosidades Albert Einstein, nasceu no dia do π, dia 14 de Março de 1879. Hiroyuki Goto estabeleceu um novo recorde mundial em 1995, ao recitar de cor as primeiras 42000 casas decimais de π. Gastou pouco mais de 9 horas.
  9. 9. Conclusão Gostei muito de fazer este trabalho e penso que contribuiu para os meus conhecimentos acerca do numero pi.
  10. 10. Arquimedes e o número PI
  11. 11. FIM

×