Aula02

0 views

Published on

0 Comments
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total views
0
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
0
Actions
Shares
0
Downloads
10
Comments
0
Likes
0
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Aula02

  1. 1. 1NOVAS MÍDIAS DIGITAIS- AULA 02 -INTERNET / PAPEL DO JORNALISTA
  2. 2. INTERNET2  É um conglomerado de computadores interligados que permitem a troca de informações com diversos usuários
  3. 3. INTERNET (História)3  Surgiu em 1969 em plena Guerra Fria.  Criada com objetivos militares, pois seria uma forma da forças armadas manter a comunicação em caso de ataques inimigos destruíssem os meios de comunicação.  A internet na década de 70/80 foi importante também para o meio acadêmico.  A ARPANET interligava 4 instituições: Universidade da California / LA e Santa Bárbara / Inst. De Pesquisa de Stanford / Universidade de Utah.
  4. 4. INTERNET (História) – cont.4  Em 1990 atingiu a população de forma geral graças a Tim Bernes-Lee.  Foi o criador da World Wide Web possibilitando a utilização da interface gráfica e criação de sites mais dinâmicos.  Para facilitar a navegação surgiram vários navegadores (browsers) como o Internet Explorer.
  5. 5. INTERNET (História) – cont.5  Em 2006 começa a nova fase da Internet com o avanço das redes sociais.  No início era o ORKUT que dispontava entre as redes sociais.  Atualmente temos o FACEBOOK e o TWITTER.
  6. 6. INTERNET – 1ª fase: WEB 1.06  As pessoas acessavam, liam e viam o que interessavam e depois fechavam o site;  A comunicação era apenas por e-mail.  Conteúdos em forma de blocos de texto
  7. 7. INTERNET – 2ª fase: WEB 2.0 (2004)7  Sites com mais criatividade, compartilhamento de informações e colaboração dos usuários;  Surgimento de sites de relacionamento repletas de vídeos, wikis, blogs;  Participação efetiva do usuário nos dois sentidos, ou seja, RECEBE a informação e TRANSMITE informação com a mesma facilidade.
  8. 8. INTERNET –WEB 1.0 X WEB 2.08
  9. 9. INTERNET – Mudanças com WEB 2.09  Houve mudanças de como promover o conteúdo de forma dinâmica;  O usuários como gerador de conteúdo;  A internet como via de mão dupla, sendo que a informação que vão até o usuário, vêm do próprio usuário;  O usuário participa de forma colaborativa, deixando a internet mais participativa entre as pessoas.
  10. 10. INTERNET – Mudanças Tecnológicas10  Surgimento de wikis, videos e blogs;  Incremento das redes sociais ORKUT, TWITTER e FACEBOOK.
  11. 11. INTERNET – WEB 3.0 (em breve)11  Mais focada na estrutura dos sites e menos no usuário;  Busca organizar de forma inteligente toda a informação já disponível na Internet, proporcionando resultados mais precisos;  Com a WEB 3.0 prevê a criação de um nível de busca de resultados customizados de acordo com a necessidade real do usuário.  Uso de tecnologia SEMÂNTICA (significativa)
  12. 12. INTERNET – Jornalismo na WEB 2.012  Interatividade é a palavra-chave nas redes digitais;  Presença de interações mútuas e reativas;  Mudança no papel do jornalista, pois passa a ter uma maior preocupação na entrega ao leitor, bem como deve ter o controle do que ele consome;  Jornalista com responsabilidade compartilhada;  Conteúdos expostos com a possibilidade de intervenção do sujeito.
  13. 13. INTERNET – Jornalismo na WEB 2.013  Mudança na prática jornalística, pois o usuário quer tornar parte ativa no processo de comunicação;  Integração do usuário com a construção da notícia;  Existe a pluralização da informação;  Em alguns sites de notícias, as informações não são mais editadas, o que ocorre é que os sites não selecionam mais o conteúdo que recebem e nem mais editam.  Nova fase de articulação de novos formatos da comunicação, dando um novo caráter para o papel do jornalista.
  14. 14. Obrigado!14 Prof. Sergio Xavier  E-mail: sergiosx@gmail.com  Facebook: profsergioxavier  Blog: www.profsergioxavier.wordpress.com

×