Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Lição 10 - As duas testemunhas

3,518 views

Published on

Published in: Education
  • Be the first to comment

Lição 10 - As duas testemunhas

  1. 1. AS DUASTESTEMUNHAS
  2. 2. Alvo da lição O aluno será capaz desaber entender que a longanimidade de Deus se estende até o último momento;sentir ser impulsionado por amor em uma sociedade perdida; agir buscar ser testemunha fiel de Jesus.
  3. 3. DUAS TESTEMUNHAS Elias? Moisés? Enoque?
  4. 4. Introdução Dentre as coisas que “hão de acontecer”, temos a aparição das duas testemunhas reservadas por Deus para o período da tribulação que há de desencadear sobre a face da terra e, de modo especial, sobre a terra de Israel. Trata-se do cumprimento da última semana de Daniel (Dn 9.27).
  5. 5. I. Quem são as duas testemunhas?Há muita especulação em torno desses doispersonagens, que têm missão específica no futuro. Umdeles recebe a unânime interpretação de que será oprofeta Elias, que foi arrebatado quando exercia seuministério profético em Israel, no reinado de Acabe(1Rs 17-19; 2Rs 2). O outro, porém, é incerto. Algunsjulgam ser Enoque, aquele homem que andou comDeus, que também foi trasladado para não ver a morte(Gn 5.24; Hb 11.5). Outros, porém, julgam ser Moisés,baseando-se em dois pontos distintos.
  6. 6. II. O que acontecerá com as duas testemunhas? Diz a Palavra de Deus que após concluírem o testemunho que deverão dar, serão mortas pela besta que surge do abismo. A presença das duas testemunhas representa um incômodo para o Anticristo, porque a finalidade delas é apontar para Cristo, Aquele que será Rei dos reis e Senhor dos senhores. Por isso, receberão o golpe de morte que será desferido sobre elas (Ap 11.7-8). Ficarão expostas em praça pública durante três dias e meio, sendo vistas por muitos que habitam a Terra (Ap 11.9).
  7. 7. III. O que virá depois da retirada das duas testemunhas? Após a saída das duas testemunhas, que serão recolhidas no céu, acontecerá um grande distúrbio no reino da natureza. Ap 11.13 diz o seguinte: “Naquela hora, houve grande terremoto, e ruiu a décima parte da cidade, e morreram, nesse terremoto, sete mil pessoas, ao passo que as outras ficaram sobremodo aterrorizadas e deram glória ao Deus do céu”.
  8. 8. Revisão e aplicação1. Por que há uma tendência a se identificar essas duas testemunhas como Moisés e Elias?2. Qual o ministério que será exercido por essas duas testemunhas?3. O que irá acontecer quando as testemunhas forem levadas para o céu?
  9. 9. Conclusão O apóstolo Paulo, escrevendo a Timóteo, diz: “Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a Palavra da verdade” (2Tm 2.15). Que sejamos também despertados à leitura da Palavra de Deus para que saibamos manejá-la, estudando-a como os bereanos, comparando as coisas para ver se de fato são assim (At 17.11).
  10. 10. Aplicações para hoje1. Porque muitos identificam as duas testemunhas com Moisés e Elias?2. Que tipo de ministério as duas testemunhas exercerão e em que período?3. Que irá acontecer após a retirada das duas testemunhas?

×