Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Esde recomendado pela mais alta espiritualidade

1,097 views

Published on

ESDE - O Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita é o mais sólido estudo sobre o Espiritismo, e é recomendação direta de Jesus através da Federação Espírita Brasileira (FEB) – No CEDJ: Centro Espírita Disípulos de Jesus - Sergio Luiz Ribeiro

Published in: Spiritual
  • Be the first to comment

Esde recomendado pela mais alta espiritualidade

  1. 1. ESTUDOESTUDO SISTEMATIZADOSISTEMATIZADO DA DOUTRINADA DOUTRINA ESPÍRITAESPÍRITA Por: FEDERAÇÃO ESPÍRITA BRASILEIRA
  2. 2. HISTÓRICOHISTÓRICO Campanha “Comece pelo começo” – Em nível local. USE – União das Sociedades Espíritas do Estado de São Paulo. Mensagem Mediúnica – Estímulo a criação de uma “Grande Campanha” em torno da Importância do Estudo das Obras Básicas da Doutrina Espírita. Angel Aguarod – FERGS.
  3. 3. Campanha do Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita – Em nível local. FERGS – Federação Espírita do Rio Grande do Sul. Campanha do Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita – Em nível Nacional. FEB – Federação Espírita Brasileira. HISTÓRICOHISTÓRICO (cont.)(cont.)
  4. 4. ““Cabe, pois, aos Espíritas, responsáveisCabe, pois, aos Espíritas, responsáveis pelo Movimento Espírita, uma amplapelo Movimento Espírita, uma ampla tarefa de divulgação das Obras Básicastarefa de divulgação das Obras Básicas da Doutrina Espírita, promovendo umda Doutrina Espírita, promovendo um estudo sistemático das mesmas (...).”estudo sistemático das mesmas (...).” (Angel Aguarod–Reunião de Orientação Espiritual realizada na FERGS - 1977)
  5. 5. Por que um CursoPor que um Curso Regular de Espiritismo?Regular de Espiritismo? “ Um curso regular de Espiritismo seria professado com o fim de desenvolver os princípios da ciênciadesenvolver os princípios da ciência e de difundir o gosto pelos estudose de difundir o gosto pelos estudos sériossérios.” (Allan Kardec)
  6. 6. ““Um programa de Estudo SistematizadoUm programa de Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita, sem nenhumda Doutrina Espírita, sem nenhum demérito para todas as nobres tentativasdemérito para todas as nobres tentativas que têm sido feitas ao longo dos anosque têm sido feitas ao longo dos anos (...), é o programa da atualidade sob(...), é o programa da atualidade sob inspiração do Cristo.(...).”inspiração do Cristo.(...).” (Bezerra de Menezes – Reunião do CFN, FEB, 27/11/183)
  7. 7. Ensino Espírita – ProjetoEnsino Espírita – Projeto 18681868 ““Um curso regular de Espiritismo seriaUm curso regular de Espiritismo seria professado com o fim de desenvolver osprofessado com o fim de desenvolver os princípios da ciência e de difundir o gostoprincípios da ciência e de difundir o gosto pelos estudos sérios.”pelos estudos sérios.” ““Considero esse curso como de natureza a exercerConsidero esse curso como de natureza a exercer capital influência sobre o futuro do Espiritismo ecapital influência sobre o futuro do Espiritismo e sobre suas consequências.”sobre suas consequências.” ““Esse curso teria a vantagem de fundar a unidade deEsse curso teria a vantagem de fundar a unidade de princípios, de fazer adeptos esclarecidos, capazesprincípios, de fazer adeptos esclarecidos, capazes de espalhar as ideias Espíritas e de desenvolverde espalhar as ideias Espíritas e de desenvolver grande número de médiuns.”grande número de médiuns.”
  8. 8. Não se fala de ESDE no Brasil sem seNão se fala de ESDE no Brasil sem se referir à D. Cecília Rocha. Ela foireferir à D. Cecília Rocha. Ela foi designada pela FEB para a implantação.designada pela FEB para a implantação.
  9. 9. 1975 1977 19781978 1980 1983
  10. 10. 1975 1977 19781978 1980 1983
  11. 11. 1975 1977 19781978 1980 1983
  12. 12. 1975 1977 1978 1980 19831983
  13. 13. O que é oO que é o Estudo Sistematizado daEstudo Sistematizado da Doutrina Espírita (ESDE)?Doutrina Espírita (ESDE)?  É uma reunião privativa de gruposÉ uma reunião privativa de grupos que objetiva o estudo metódico,que objetiva o estudo metódico, contínuo e sério do Espiritismo, comcontínuo e sério do Espiritismo, com programação fundamentada naprogramação fundamentada na Codificação Espírita.Codificação Espírita.
  14. 14. Objetivos do ESDEObjetivos do ESDE Geral Estimular o desenvolvimento de uma ética através do conhecimento espírita e da vivência do Evangelho. Específicos a)a) Para o IndivíduoPara o Indivíduo - Estudar a Doutrina Espírita nos aspectos filosófico, científico e religioso; - Relacionar-se fraternalmente com os integrantes dos grupos de estudo.
  15. 15. Objetivos do ESDEObjetivos do ESDE (cont.)(cont.) Específicos b)b) Para a Casa EspíritaPara a Casa Espírita Capacitar colaboradores Espíritas, esclarecidos e comprometidos com a Doutrina; c)c) Para a Doutrina EspíritaPara a Doutrina Espírita Tornar viável o conhecimento e colaborar na divulgação e na análise criteriosa dos postulados espíritas
  16. 16. Objetivos do ESDEObjetivos do ESDE (cont.)(cont.) d)d) Para a SociedadePara a Sociedade - Promover a renovação Moral-Intelectual dos indivíduos e das coletividades mediante o esclarecimento da origem, natureza e destinação do Ser Humano; - Explicar como ocorre as relações entre os dois planos de vida e quais as conseqüências dái resultantes.
  17. 17. Conseqüências do ESDEConseqüências do ESDE ConseqüênciaConseqüência ss dodo ESDEESDE ReformaReforma ÍntimaÍntima PurezaPureza DoutrináriaDoutrinária Prática daPrática da CaridadeCaridade EspíritasEspíritas EsclarecidosEsclarecidos Difusão dasDifusão das Idéias EspíritasIdéias Espíritas DesenvolvimentoDesenvolvimento da Fé raciocinadada Fé raciocinada FavorecimentoFavorecimento da Educaçãoda Educação MediúnicaMediúnica Formação deFormação de ExpositoresExpositores EspíritasEspíritas
  18. 18.  Objetivos específicos a serem atingidos no final de sua aplicação;  Idéias principais;  Sugestões de atividades (para introdução, desenvolvimento e conclusão do estudo);  Técnicas metodológicas recomendáveis;  Recursos didáticos apropriados;  Métodos para avaliação;  Fontes de consulta (básicas e complementares);  Síntese do assunto. Estruturação didático-pedagógicaEstruturação didático-pedagógica dos programas de estudodos programas de estudo
  19. 19. ESTUDO SISTEMATIZADO DA DOUTRINA ESPÍRITA Organização:Organização: •Definir responsáveis pela coordenação; •Formar equipes para execução; •Estabelecer o tempo de duração do Curso; •Definir os objetivos do trabalho; •Elaborar / definir material de ensino; •Elaborar / selecionar o conteúdo de divulgação; •Criar o material de divulgação (cartazes, panfletos, artigo); •Desenvolver métodos para avaliação.
  20. 20. ESTUDO SISTEMATIZADO DA DOUTRINA ESPÍRITA Implantação:Implantação: •Estabelecer um Programa de Ensino; •Divulgar o ESDE nas demais reuniões da Instituição; •Conhecer todo o material de ensino; •Constituir equipe de instrutores; •Elaborar planejamento administrativo-pedagógico; •Capacitar instrutores para a tarefa; •Estabelecer reuniões de instrutores; •Marcar local, dia e hora, para início do trabalho; •Entrevistar / inscrever os participantes; •Formar grupos de estudo com 15 a 25 participantes.
  21. 21. ESTUDO SISTEMATIZADO DA DOUTRINA ESPÍRITA Manutenção:Manutenção: •Avaliar cada aula e o trabalho do monitores; •Renovar periodicamente o material de divulgação; •Incentivar a consulta e o estudo das obras da Codificação e as subsidiárias; •Orientar e dar condições para o planejamento antecipado das tarefas; •Proporcionar condições didático-pedagógicas para o bom desempenho do monitores.
  22. 22. O ESDE é recomendação do próprioO ESDE é recomendação do próprio CistoCisto ““Espíritas! amai-vos, este o primeiroEspíritas! amai-vos, este o primeiro ensinamento; instruí-vos, este o segundo.”ensinamento; instruí-vos, este o segundo.” ““Instruí-vos na preciosa doutrina queInstruí-vos na preciosa doutrina que dissipa o erro das revoltas e vosdissipa o erro das revoltas e vos mostra o sublime objetivo da provaçãomostra o sublime objetivo da provação humana.”humana.” (O Espírito de Verdade. Paris, 1860.)
  23. 23. Ide e pregai!Ide e pregai! Como vimos, Jesus, através da Espiritualidade mais alta, é quem recomenda o ESDE, Pois os estudos do Espiritismo estava sendo desvirtuado pelo ser humano

×