Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Aula lançameto vertical e queda livre

11,192 views

Published on

  • Be the first to comment

Aula lançameto vertical e queda livre

  1. 1. TRABALHO DE FÍSICALançamento Vertical e Queda Livre
  2. 2. LANÇAMENTO VERTICAL Considere a gravura acima na qual temos olançamento de uma bola verticalmente para cima.Ao observar tal situação podemos concluir queexiste um instante no qual a velocidade da bolacessa (V = 0). Como a velocidade é decrescente,podemos dizer ainda que esse movimentodescrito por essa bola é um movimentouniformemente retardado, pois sua velocidadedecresce à medida que varia sua posição. Comoo lançamento vertical é um movimentouniformemente variado, a aceleração do móvel éconstante.
  3. 3.  As equações que determinam o lançamentovertical são as mesmas do movimentouniformemente variado com pequenas diferenças.São essas as equações:S = S0 + v0t +1/2gt2V = V0 + gtOnde g é o módulo da aceleração da gravidade local,que na Terra vale, aproximadamente, 9,8 m/s2.
  4. 4. QUEDA LIVRE O estudo de queda livre vem desde 300 a.C. com ofilósofo grego Aristóteles. Esse afirmava que seduas pedras, uma mais pesada do que a outra,fossem abandonadas da mesma altura, a maispesada atingiria o solo mais rapidamente. Aafirmação de Aristóteles foi aceita como verdadeiradurante vários séculos. Somente por volta doséculo XVII que um físico italiano chamado GalileuGalilei contestou essa afirmação.
  5. 5.  Considerado o pai da experimentação, Galileuacreditava que só se podia fazer afirmaçõesreferentes aos comportamentos da naturezamediante a realização de experimentos. Ao realizarum experimento bem simples Galileu percebeu quea afirmação de Aristóteles não se verificava naprática. O que ele fez foi abandonar, da mesmaaltura, duas esferas de pesos diferentes, e acaboupor comprovar que ambas atingiam o solo nomesmo instante.
  6. 6.  Após a realização de outros experimentos dequeda de corpos, Galileu percebeu que os corposatingiam o solo em diferentes instantes.Observando o fato dessa diferença de instantes detempo de queda, ele lançou a hipótese de que o artinha a ação retardadora do movimento. Anos maistarde foi comprovada experimentalmente ahipótese de Galileu. Ao abandonar da mesmaaltura dois corpos, de massas diferentes e livres daresistência do ar (vácuo) é possível observar que otempo de queda é igual para ambos.
  7. 7.  As equações que definem a queda livre de umcorpo são: v = gt d = gt²/2 Onde g é o módulo da aceleração da gravidadelocal, e tem valor aproximadamente igual a 9,8m/s2.
  8. 8. EXERCÍCIO SOBRE QUEDA LIVRE : Abandonando um corpo do alto de uma montanhade altura H, este corpo levará 9 segundos paraatingir o solo. Considerando g = 10 m/s², calcule aaltura da montanha. Resposta :

×