Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Panorama das agencias digitais

307 views

Published on

Pesquisa

Published in: Education
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

Panorama das agencias digitais

  1. 1. 2 COMPARTILHE ESTA PESQUISA! SUMÁRIO INTRODUÇÃO[ 04 ] SOBRE OS AUTORES [ 03 ] [ 05 ] METODOLOGIA [ 06 ] PERFIL DAS EMPRESAS ENTREVISTADAS [ 14 ] PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DE MARKETING DIGITAL E SEUS IMPACTOS [ 26 ] COMO FAZER SUA AGÊNCIA CRESCER COM SERVIÇOS DE MARKETING DIGITAL [ 32 ] DENTRO DE CASA: PORQUE FAZER MARKETING DIGITAL PARA A PRÓPRIA AGÊNCIA [ 44 ] O QUE VEM POR AÍ: PRINCIPAIS DESAFIOS PARA 2016 [ 47 ] NOTAS FINAIS [ 48 ] EQUIPE [ 46 ] CONCLUSÃO [ 50 ] SOBRE A RESULTADOS DIGITAIS [ 51 ] SOBRE A ROCK CONTENT [ 52 ] SOBRE A OPINION BOX [ 54 ] PARCEIROS DIVULGADORES
  2. 2. 3 COMPARTILHE ESTA PESQUISA! SOBRE OS AUTORES JACQUELINE CASTRO Marketing Analyst @Rock Content DIEGO GOMES Chief Growth Officer @Rock Content JULIANA RIBAS Inbound Marketing Consultant @Rock Content FELIPE SCHEPERS COO & Cofounder @Opinion Box NAYARA D´ALAMA Marketing para Agências @Resultados Digitais
  3. 3. COMPARTILHE ESTA PESQUISA! 4 INTRODUÇÃO O mercado brasileiro de marketing digital segue crescendo a passos largos. A cada semana surgem novas empresas prestadoras de serviços de marketing digital, novas empresas começam projetos digital first e novos consultores se formam e começam a ajudar empresas a dar novos passos nesse universo cheio de oportunidades. Aqui na Resultados Digitais e na Rock Content temos sorte de poder acompanhar essa transformação em primeira mão. Nossos blogs e materiais educativos conversam com dezenas de milhares de profissionais da indústria todos os meses. Por isso, nesta pesquisa, optamos por investigar o mercado das agências de marketing digital no Brasil, buscando traçar um panorama das práticas, crenças, conhecimentos e desafios. O resultado dessa experiência de anos de interação e de uma pesquisa extensa você acompanha neste relatório. Temos certeza de que você vai gostar!
  4. 4. 5 COMPARTILHE ESTA PESQUISA! METODOLOGIA A pesquisa sobre o panorama das agências digitais 2016 foi realizada online entre os dias 23 de setembro e 2 de outubro de 2015 e contou com mais de 1.100 participantes. A amostragem dos respondentes foi formada por participantes voluntários, atuantes em agências, que querem entender as dificuldades, os desafios, e, principalmente, compreender como está o mercado para fornecedores de serviços de marketing digital no país. O formulário de preenchimento da pesquisa foi enviado por e-mail para agências de todo o Brasil e promovido no Facebook e Twitter. NÃO CONSEGUIU PARTICIPAR ESTE ANO? Não se preocupe, teremos várias outras oportunidades para que você possa contribuir para as próximas edições. Além disso, estamos super abertos a receber o seu feedback, sugestões e dúvidas. Queremos contar com você para termos resultados cada vez mais relevantes.
  5. 5. 6 COMPARTILHE ESTA PESQUISA! 6 COMPARTILHE ESTA PESQUISA! PERFIL DAS EMPRESAS ENTREVISTADAS O PERFIL DOS RESPONDENTES CARGO DOS RESPONDENTES SETOR DA AGÊNCIA (EM QUE TRABALHA)
  6. 6. 7 COMPARTILHE ESTA PESQUISA! 7 COMPARTILHE ESTA PESQUISA! O PERFIL DAS AGÊNCIAS COMO SE DEFINEM
  7. 7. 8 COMPARTILHE ESTA PESQUISA! 8 COMPARTILHE ESTA PESQUISA! NÚMERO DE FUNCIONÁRIOS TEMPO DE ATUAÇÃO NO MERCADO
  8. 8. 9 COMPARTILHE ESTA PESQUISA! 9 COMPARTILHE ESTA PESQUISA! RAIO DE ATUAÇÃO PERFIL DOS CLIENTES ATENDIDOS
  9. 9. 10 COMPARTILHE ESTA PESQUISA! 10 COMPARTILHE ESTA PESQUISA! FATURAMENTO MÉDIO ANUAL PARTICIPARAM DA PESQUISA 1.140 PROFISSIONAIS DE AGÊNCIAS BRASILEIRAS, COM GRANDE PARTICIPAÇÃO DE CEOS (27,5%), DIRETORES (28,8%) E ANALISTAS (15,4%). O modo como as agências se definem é bastante variado, abrangendo desde escritórios de design e relações públicas até agências de Marketing Digital e Inbound Marketing. Agrupando esses dois últimos, podemos dizer que agências que se definem como agências digitais já representam 43% desse mercado. Com relação ao número de funcionários, mais de 50% das agências são compostas por 1 a 5 funcionários, e esse número diminui até chegar a 3,4% de agências que contam com mais de 100 funcionários. A pesquisa também revelou que mais de 50% das agências da amostra estão no mercado há menos de 5 anos, sendo uma parcela relevante de novos negócios com menos de 1 ano (16,8%). O faturamento médio anual se mostrou maior na faixa até R$ 300 mil (62%). A partir disso, a distribuição ficou parecida, com queda acentuada para agências que faturam acima de R$ 10 milhões, com apenas 2%.
  10. 10. 11 COMPARTILHE ESTA PESQUISA! 11 COMPARTILHE ESTA PESQUISA! Vamos dar uma olhada nas diferenças entre agências que se definem e que não se definem como digitais: AS DIFERENÇAS ENTRE AGÊNCIAS QUE SE DIZEM DIGITAIS E AS TRADICIONAIS Ao comparar as agências que se definem como digitais (agências de Marketing Digital e Inbound Marketing), as tradicionais (comunicação, publicidade e propaganda e marketing tradicional) e as demais, podemos ver alguns dados interessantes: NÚMERO DE FUNCIONÁRIOS VS MODELOS DE AGÊNCIA TEMPO DE ATUAÇÃO NO MERCADO VS MODELOS DE AGÊNCIAS As agências digitais possuem times menores e estão há menos tempo no mercado em comparação às tradicionais. Esses dados refletem um mercado que está em construção, com muitas novas oportunidades surgindo (empresas cada vez mais cientes das entregas que o Marketing Digital pode trazer) e agências nascendo ou se remodelando para suprir esta demanda.
  11. 11. 12 COMPARTILHE ESTA PESQUISA! 12 COMPARTILHE ESTA PESQUISA! Outro ponto de atenção é que, apesar de serem agências menores e mais novas, as agências digitais possuem um raio de atuação muito similar às tradicionais. Ou seja, com menos tempo e menos pessoas conseguiram alcançar uma abrangência relevante. A oferta de serviços digitais e a aquisição de novos clientes para a agência também por esse meio (veja capítulo 7) permitem que elas extrapolem facilmente a atuação local/regional. RAIO DE ATUAÇÃO VS MODELOS DE AGÊNCIAS Quando comparamos o perfil das contas atendidas, percebemos que as agências digitais têm clientes menores em comparação com as tradicionais. Um dos motivos para isso é que empresas menores e profissionais autônomos têm maior facilidade em inovar suas ações de marketing e uma grande necessidade de conquistar novos clientes a um custo mais acessível e com resultado certo, sendo o Marketing Digital a chave para isso (especialmente quando comparado a ações tradicionais). Os números mostram que empresas maiores e indústrias são mais acostumadas a usar fornecedores de serviços de marketing tradicional, mas isso é algo que já está mudando. VEJA UM EXEMPLO DE SUCESSO DE MARKETING DIGITAL APLICADO À INDÚSTRIA O tamanho dos clientes reflete no faturamento médio anual, pois geralmente quem tem maior porte tem um budget maior alocado para esses serviços.
  12. 12. 13 COMPARTILHE ESTA PESQUISA! 13 COMPARTILHE ESTA PESQUISA! PERFIL DE CLIENTES ATENDIDOS VS MODELOS DE AGÊNCIAS FATURAMENTO MÉDIO ANUAL VS MODELOS DE AGÊNCIAS
  13. 13. 14 COMPARTILHE ESTA PESQUISA! PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DE MARKETING DIGITAL E SEUS IMPACTOS Mais de 90% das agências responderam que prestam serviços de Marketing Digital. PRESTA SERVIÇOS DE MARKETING DIGITAL? Mesmo assim, muitas não se definem como agências digitais (apenas 43%). Isso acontece porque muitas têm seu core business como outra frente (branding, assessoria de imprensa etc) e começaram a incorporar serviços digitais para atender a demanda de clientes, sendo um “plus” no portfólio. Agências totalmente digitais ou já nasceram com essa proposta ou são agências focadas em outras frentes e que remodelam seus negócios para abraçar as oportunidades da oferta de serviços de Marketing Digital. VEJA NESSE INFOGRÁFICO O PASSO A PASSO PARA SEGUIR ESSE CAMINHO. Entre os serviços prestados, os mais populares são: gestão e monitoramento de mídias sociais (83,1%), compra de mídia (78,6%) e criação de campanhas de e-mail (76,5%. Em geral, esses são os primeiros serviços adotados pelas agências e podem compor uma oferta mais básica de ações digitais.
  14. 14. 15 COMPARTILHE ESTA PESQUISA! Vemos que ainda há muita oportunidade para expandir o portfólio das agências e construir estratégias mais elaboradas e com foco na geração de resultados relevantes para os clientes. SERVIÇOS DIGITAIS OFERECIDOS Vemos que somente 32,8% dos respondentes afirmam oferecer automação de marketing, possivelmente por ser um serviço que requer um conhecimento mais avançado da jornada de compra do cliente, boas práticas de e-mail marketing e participação da agência no alinhamento entre marketing e vendas com time comercial do cliente. Em outras palavras, o gráfico mostra uma grande oportunidade para agências que querem ampliar seu leque, se capacitar e atender a demanda crescente por esse serviço em todo o país. SE QUISER VER MAIS, CONFIRA TODAS AS ETAPAS DE UMA ESTRATÉGIA DE MARKETING DIGITAL DE RESULTADOS NESSE INFOGRÁFICO.
  15. 15. 16 COMPARTILHE ESTA PESQUISA! Quando cruzamos esses dados entre as agências digitais e tradicionais, podemos ver que as que se definem como digitais têm um portfólio mais abrangente e apostam em estratégias mais avançadas do que o pacote básico de gestão de mídias/compra de mídia/e-mail marketing: 42% trabalham com automação de marketing, contra 22% das tradicionais. SERVIÇOS DIGITAIS OFERECIDOS VS MODELOS DE AGÊNCIA
  16. 16. 17 COMPARTILHE ESTA PESQUISA! IMPACTO DA PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DIGITAIS NA RETENÇÃO DE CLIENTES IMPACTO NA RETENÇÃO Um dos pontos que desejávamos investigar nesta pesquisa era a correlação entre a prestação de serviços digitais e a retenção de clientes. Quase 52% das agências que prestam serviços de marketing digital afirmam que os clientes permanecem mais tempo com elas. Mais retenção de clientes significa uma cartela maior de clientes fixos e isso traz alguns benefícios: ## MAIOR ESTABILIDADE FINANCEIRA; ## MAIS TEMPO PARA SE DEDICAR E ENTREGAR RESULTADOS CONDIZENTES COM OS NEGÓCIOS DE CADA CLIENTE; ## MAIORES POSSIBILIDADES DE OTIMIZAR PROCESSOS E RESULTADOS; ## ENTRADA DE RECEITA QUE PERMITE INVESTIMENTO NA EQUIPE E FORTALECIMENTO DA EMPRESA; ## MAIS INDICAÇÕES (CLIENTES SATISFEITOS TRAZEM CONTAS NOVAS).
  17. 17. 18 COMPARTILHE ESTA PESQUISA! ENTENDER O IMPACTO DOS SERVIÇOS PRESTADOS NA PERMANÊNCIA DOS CLIENTES É ESSENCIAL PARA CALCULAR O LIFETIME VALUE DE CADA CONTA E GARANTIR A SAÚDE FINANCEIRA DE UMA AGÊNCIA. SE UM NOVO CLIENTE NÃO “SE PAGAR” (OU SEJA, TRAZER MAIS RECEITA QUE A USADA PARA ADQUIRI-LO), ISSO QUER DIZER PERDA DE DINHEIRO — SITUAÇÃO NÃO DESEJADA POR QUEM QUER MANTER SEU FLUXO DE CAIXA FUNCIONANDO. APRENDA A CALCULAR O LIFETIME VALUE E O CUSTO DE AQUISIÇÃO DE CLIENTE (CAC). IMPACTO DA PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS NO RETORNO FINANCEIRO IMPACTO NO RETORNO FINANCEIRO 64,2% das agências afirmaram que os resultados financeiros melhoraram ou melhoraram muito quando passaram a oferecer serviços de marketing digital. A adição de serviços de marketing digital ao portfólio pode ser um grande motivo para isso, pois com eles as agências conseguem mensurar os resultados entregues para seus clientes mais facilmente e provar o valor do seu trabalho.
  18. 18. 19 COMPARTILHE ESTA PESQUISA! Com isso, é possível aumentar o ticket médio, tanto em cima de projetos em andamento, quanto em propostas para novos clientes. A maior retenção também impacta nos resultados financeiros, uma vez que ela leva à obtenção de receita recorrente, mês após mês. Com isso, a agência consegue ter maior previsibilidade de receita e focar em resultados relevantes para os clientes, o que gera satisfação e uma possível adição de novos serviços ao projeto definido inicialmente. OS IMPACTOS PARA QUEM OFERECE MARKETING DE CONTEÚDO E AUTOMAÇÃO DE MARKETING Comparamos os efeitos também entre quem “presta serviço de automação de marketing”, “presta serviço de marketing de conteúdo” e “não presta nenhum dos dois”. A partir dessa análise, ficou evidente que o impacto financeiro é consideravelmente melhor para quem faz esse tipo de oferta. Isso porque ambos são serviços com valor agregado, o que traz mais retorno em receita. IMPACTO FINANCEIRO VS PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS O porte dos clientes atendidos também é maior para esses dois grupos, em especial para prestadores de automação, o que mostra que há espaço e aceitação de empresas grandes e da indústria para fornecedores preparados em oferecer estratégias diferenciadas e com foco em resultados relevantes.
  19. 19. 20 COMPARTILHE ESTA PESQUISA! PERFIL DE CLIENTES ATENDIDOS VS PRESTAÇÃO DE SERVIÇO AS VANTAGENS DE OFERECER MARKETING DIGITAL Entre as vantagens apontadas pelos entrevistados, a principal foi a existência de grande mercado para esses serviços, ou seja, há demanda. Isso, nós da Resultados Digitais e da Rock Content sentimos na pele: cada vez mais as empresas estão atrás dessas soluções.
  20. 20. 21 COMPARTILHE ESTA PESQUISA! A facilidade em medir os resultados ficou em segundo lugar, pois é possível medir o investimento e as entregas conquistadas em cada uma das ações de Marketing Digital — uma dificuldade constante para quem entrega ações tradicionais e não consegue mensurar o impacto das ações para apresentar ao cliente. É preciso saber responder a pergunta: afinal, quanto (R$) o seu serviço rendeu para o cliente? Essa preocupação se acentua quando analisamos os mesmos tópicos pelo tempo de mercado das agências. As agências mais velhas focam na facilidade em medir resultados, enquanto para as mais jovens a percepção de que o Marketing Digital traz custos menores ganha destaque. VANTAGENS DE OFERECER SERVIÇOS DE MARKETING DIGITAL VS TEMPO DE ATUAÇÃO NO MERCADO
  21. 21. 22 COMPARTILHE ESTA PESQUISA! ENTENDENDO AS AGÊNCIAS QUE NÃO PRESTAM SERVIÇOS DE MARKETING DIGITAL Apesar de todas as vantagens, sabemos que muitas agências ainda não oferecem serviços de Marketing Digital. Queríamos entender um pouco os motivos disso. A maioria das respostas indica dois motivos principais: a oferta desses serviços não ter sido priorizada ou a agência não saber como oferecer/vender eles. Porém os dois casos demonstram que, apesar de não oferecer, essas agências têm interesse e consciência das oportunidades que surgem nesse mercado, sendo apenas uma questão de tempo e capacitação para entrarem no time das agências digitais. MOTIVOS PARA NÃO PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DE MARKETING DIGITAL
  22. 22. 23 COMPARTILHE ESTA PESQUISA! OS PRINCIPAIS DESAFIOS PARA COMEÇAR A PRESTAR SERVIÇOS DE MARKETING DIGITAL Uma das nossas hipóteses foram validadas: esperávamos que o desafio de saber precificar os serviços recebesse um alto índice de votos, o que se confirmou com 41,1% das respostas. Outro desafio que recebeu um grande número de votos foi a restrição de verbas dos clientes (33%). Muitas empresas ainda podem ver o investimento em marketing digital como despesa, o que o torna um dos primeiros a serem cortados do orçamento em momentos de restrição. Sabendo disso, as agências precisam se posicionar como um investimento e entregar resultados que impactem positivamente os negócios dos clientes. Somente assim as agências conseguem provar o seu valor perante o cliente e aumentar a verba de investimento. Afinal, se o trabalho das agências traz retorno financeiro, o lógico é manter ou aumentar o budget para manter o crescimento da empresa. Contratar profissionais capacitados (32,5%) e capacitação da equipe (27,7%) também foram preocupações com destaque. O Marketing Digital é uma disciplina muito nova e que está em constante atualização. Conhecer o que está acontecendo e responder as demandas do mercado é um dos pré-requisitos que não somente as agências, mas também o mercado de trabalho exigem do profissional de marketing digital. QUER SUPERAR ALGUNS DESSES DESAFIOS? CONFIRA OS CONTEÚDOS: KIT: SAIBA PRECIFICAR SERVIÇOS DIGITAIS EBOOK: COMO CONTRATAR PROFISSIONAIS DE MARKETING DIGITAL TEMPLATE: COMO APRESENTAR INBOUND MARKETING PARA O PROSPECT CALCULADORA DE MARKETING: FERRAMENTA GRATUITA CERTIFICAÇÃO EM MARKETING DE CONTEÚDO: CADA DIA MAIS EMPRESAS PRECISAM DE PROFISSIONAIS QUE ENTENDAM DO ASSUNTO
  23. 23. 24 COMPARTILHE ESTA PESQUISA! DESAFIOS PARA A PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DE MARKETING DIGITAL
  24. 24. 25 COMPARTILHE ESTA PESQUISA! MAIORES DESAFIOS PARA A PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DE MARKETING DIGITAL VS TEMPO DE ATUAÇÃO NO MERCADOÉ interessante fazer essa análise pelo tempo de existência da agência: quanto mais jovem a agência, maior o desafio para precificar seus serviços e conquistar clientes em meio a um público que não entende a sua proposta. Já quanto mais velha a agência, maior o desafio relacionado ao treinamento do time e contratação de profissionais capacitados, pois muitas delas não começaram com digital e estão adicionando esses serviços agora.
  25. 25. 26 COMPARTILHE ESTA PESQUISA! COMO FAZER SUA AGÊNCIA CRESCER COM SERVIÇOS DE MARKETING DIGITAL Após entender e analisar o cenário da prestação desses serviços, nosso próximo passo foi entender quais são as boas práticas que as ajudam a ter mais sucesso na execução deles. ADOTAR DE FERRAMENTAS DE MARKETING DIGITAL 56,4% afirmam usar ferramentas de Marketing Digital para diversos serviços, tais como criação de Landing Pages, envio de e-mail marketing, SEO, entre outros. Parcelas menores afirmam usar ferramentas integradas ou um misto das duas opções. 16,7% dos respondentes afirmam não usar nenhum tipo de ferramenta. Mesmo sendo um grupo pequeno, o dado é surpreendente, pois há uma grande quantidade de ferramentas (verticais e integradas, pagas e gratuitas) que podem auxiliar a entrega de resultados e alavancar a produtividade dos times.
  26. 26. 27 COMPARTILHE ESTA PESQUISA! USO DE FERRAMENTAS NA PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DE MARKETING DIGITAL A vantagem de ferramentas unificadas é potencializar ainda mais a eficiência na prestação de serviços, pois em vez de usar múltiplas ferramentas, ganha-se tempo e inteligência no cruzamento de dados das diferentes ações executadas e é possível responder perguntas como “qual foi o impacto do e-mail X ou da Landing Page Y na geração de leads, oportunidades e vendas?”. Além disso, mais produtividade significa mais braço para poder abraçar novas contas.
  27. 27. 28 COMPARTILHE ESTA PESQUISA! TER FOCO CLARO NOS RESULTADOS Para conquistar confiança, as agências precisam se posicionar como parceiras estratégicas do cliente. As ações de Marketing Digital devem atender aos objetivos do negócio do cliente e trazer resultados reais. Para isso, elas precisam entender quais são os resultados esperados para cada etapa/ação prestada: ATRAIR CONVERTER RELACIONAR VENDER RETER Ações direcionadas a trazer tráfego qualificado para o site do cliente Mídia Paga Seo Produção de Conteúdo Site Resultado: Visitantes Transformar os visitantes em Leads Conteúdo rico Landing Pages E-mail Marketing Resultado: Leads gerados Construir um relacionamento com essa base de Leads para encaminhá-los para a compra Mídias Sociais E-mail Marketing Automação de Marketing Resultado: Oportunidades para o time de vendas Entregar oportunidades para o timec comercial do cliente Alinhamento entre Marketing e Vendas Qualificação de Leads Resultado: Novas vendas geradas Ações de relacionamento para incentivar retenção de clientes, novas vendas e upsells. Mídias Sociais E-mail Marketing Produção de Conteúdo Automação de Marketing Resultado: Receita Gerada
  28. 28. 29 COMPARTILHE ESTA PESQUISA! VISÃO DAS AGÊNCIAS SOBRE SEU PAPEL EM TRAZER IMPACTO FINANCEIRO VISÃO DAS AGÊNCIAS SOBRE SEU PAPEL VS MODELOS DE AGÊNCIAS As agências que se definem como digitais concordam ainda mais com esta afirmação em relação às tradicionais: De 1 a 5, quanto você considera a seguinte frase verdadeira: É papel da agência trazer impactos financeiros para seus clientes e gerar vendas? Na pesquisa, quase 66% dos entrevistados afirmam ver relação entre seu trabalho e o impacto financeiro no negócio do cliente. Esse resultado reforça nossas suspeitas de que as agências estão em busca de se tornarem parceiros do negócio de seus clientes e não somente fornecedores de serviços digitais.
  29. 29. 30 COMPARTILHE ESTA PESQUISA! FAZER O CLIENTE VER O VALOR NA ENTREGA DE RESULTADOS ENTENDER SOBRE INBOUND MARKETING Não basta entregar resultados, é preciso fazer o cliente entender quais são eles e o seu impacto no negócio. Muitas vezes, é nesse ponto que algumas agências encontram dificuldades, e a pesquisa confirma isso: mais de 70% das agências indicam que seus clientes nunca ou às vezes veem valor na entrega de resultados. Esse é um dado preocupante. Parte disso pode estar na dificuldade de provar o valor dos seus serviços, e a outra parte pode ser ainda mais grave: a agência não estar entregando resultados. Isso traz algumas consequências: se um cliente não consegue entender (ou receber) os resultados, ele não dá valor às entregas da agência. Se não dá valor, corta o investimento e restringe a verba. Ao invés de ser essencial para o crescimento do negócio do cliente, a agência vira somente uma despesa vazia. SEU CLIENTE VÊ VALOR NOS RESULTADOS ENTREGUES? Cruzamos os dados de agências que conhecem a metodologia de Inbound Marketing com os resultados financeiros alcançados com os serviços de Marketing Digital e chegamos a números interessantes:
  30. 30. 31 COMPARTILHE ESTA PESQUISA! Das pessoas que conhecem ou conhecem muito a metodologia, cerca de 67% afirmaram que os resultados financeiros da agência como um todo melhoraram. Para quem conhece pouco ou desconhece, o percentual é menor. Fica claro que o entendimento de como organizar ações de Marketing Digital de uma maneira lógica e voltada a resultados permite prestar serviços mais elaborados e com maior qualidade, o que impacta no retorno em receita. IMPACTO FINANCEIRO VS CONHECIMENTO DE INBOUND MARKETING CONHECIMENTO DE INBOUND MARKETING VS MODELOS DE AGÊNCIAS Percebe-se também que as agências tradicionais possuem menor conhecimento de Inbound Marketing. Enquanto nas agências que se definem como digitais o conhecimento (conhece ou conhece muito) é de 68%, nas tradicionais ele fica em 38%.
  31. 31. 32 COMPARTILHE ESTA PESQUISA! DENTRO DE CASA: POR QUE FAZER MARKETING DIGITAL PARA A PRÓPRIA AGÊNCIA Após entender e analisar o cenário das agências que prestam serviços de Marketing Digital, nosso próximo passo foi entender se elas também usam ações digitais para conquistar novas contas para si mesmas (ou se o ditado “casa de ferreiro, espeto de pau” se encaixaria aqui). Aplicar as estratégias de Marketing Digital na própria agência é essencial para atrair novos clientes. Por isso, queríamos entender quais são as ações mais populares entre elas e os desafios enfrentados no dia a dia.
  32. 32. 33 COMPARTILHE ESTA PESQUISA! AGÊNCIAS QUE FAZEM MARKETING DIGITAL PARA SI MESMAS USA ESTRATÉGIAS DE MARKETING DIGITAL PARA SI PRÓPRIA? USO DE MARKETING DIGITAL PARA SI VS PRESTA DE SERVIÇOS DE MARKETING DIGITAL Constatamos que 58% das agências fazem a máquina digital para si próprias. Um dado positivo é que quase 40% das que não fazem querem começar a fazer. Ou seja, já há um entendimento claro sobre os benefícios de aplicar essa estratégia dentro de casa. A análise é mais reveladora quando analisamos as agências que prestam serviços para seus clientes com a existência ou não das mesmas ações para a própria agência: Mais de 60% delas utilizam a estratégia para a aquisição de seus próprios clientes. Ou seja, para quase metade das agências o ditado “casa de ferreiro, espeto de pau” é verdadeiro. Se a agência tem know-how e pessoas que sabem executar essas ações, um dado desses é, no mínimo, controverso. A situação poderia ser considerada preocupante, mas o gráfico mostra que boa parte delas está ciente da importância disso e 34% pretendem adotar Marketing Digital em breve (confira o curso Inbound Marketing para a sua agência).
  33. 33. 34 COMPARTILHE ESTA PESQUISA! AS ESTRATÉGIAS UTILIZADAS PARA SI MESMAS PRINCIPAIS ESTRATÉGIAS DE MARKETING DIGITAL ADOTADAS INTERNAMENTE ESTRATÉGIA DE MARKETING DE CONTEÚDO: DOCUMENTADA VS NÃO DOCUMENTADA Quando analisamos as ações adotadas, vemos que a principal diferença entre as estratégias utilizadas para si e para os clientes finais é o uso de Marketing de Conteúdo, com quase 68% de adesão. Entre elas, 59,7% documentam suas estratégias de conteúdo. Segundo a pesquisa Tendências de Marketing de Conteúdo 2015, as empresas que documentam suas estratégias de conteúdo se consideram 30% mais bem- sucedidas do que aquelas que não documentam.
  34. 34. 35 COMPARTILHE ESTA PESQUISA! As mídias sociais e o uso de e-mail seguem como ações mais usadas, enquanto 24,7% dos respondentes apostam na automação de marketing. Isso mostra um potencial imenso e ainda não explorado pelas agências para a máquina interna de aquisição de clientes. Existem diferenças consideráveis entre agências digitais e não digitais quando falamos do uso de Marketing Digital. A adoção das estratégias é muito maior no primeiro grupo, com 68%, assim como a quantidade de quem faz Marketing de Conteúdo e automação de marketing. USO DE ESTRATÉGIAS DE MARKETING DIGITAL PARA ATRAIR CLIENTES VS MODELOS DE AGÊNCIAS ESTRATÉGIAS ADOTADAS INTERNAMENTE VS MODELOS DE AGÊNCIAS
  35. 35. 36 COMPARTILHE ESTA PESQUISA! O ESFORÇO VALE A PENA: O ROI DESSAS AÇÕES ANÁLISE DAS AGÊNCIAS COM ROI BOM OU MUITO BOM Não adianta dizer que é importante uma agência usar ações digitais para si se não podemos comprovar o resultado disso. Por isso, perguntamos na pesquisa como as agências veem o retorno de ações de marketing (digital ou não). Vemos claramente que o percentual de quem usa Marketing Digital é maior que as demais: das agências que afirmam ter um ROI bom ou muito bom, 79,5% usam Marketing Digital, enquanto apenas 20,5% não usam. Os números não mentem: quem dedica horas e recursos (humanos e financeiros) na engrenagem da própria agência colhe os resultados.
  36. 36. 37 COMPARTILHE ESTA PESQUISA! COMO ANDA O CONHECIMENTO SOBRE INBOUND MARKETING Um dos objetivos da pesquisa era entender como anda o nível de conhecimento sobre a metodologia de Inbound Marketing, o que demostraria um maior conhecimento sobre como aplicar ações digitais de maneira conectada e focada a gerar resultados. Mais da metade dos respondentes afirma conhecer ou conhecer muito bem Inbound Marketing, sinal de que as agências estão atentas às inovações da área e acompanhando conteúdos importantes para auxiliar na prestação dos seus serviços. CONHECIMENTO DE INBOUND MARKETING Perguntamos para as agências Em uma escala de 1 a 5, onde 1 é Nunca ouvi falar e 5 é Conheço muito bem, o quanto você conhece sobre Inbound Marketing?
  37. 37. 38 COMPARTILHE ESTA PESQUISA! CONHECIMENTO DE INBOUND MARKETING VS ROI DA AGÊNCIA Esse conhecimento traz impacto direto no ROI. Para quem conhece e conhece bem a metodologia, os resultados são expressivamente melhores. OUTRAS FONTES DE AQUISIÇÃO DE CLIENTES Para traçarmos um panorama maior, investigamos quais são as outras fontes de aquisição de clientes que as agências usam. Como já esperávamos, grande parte das agências prospectam clientes utilizando indicação vindas de outros clientes (87,1%), que ficou à frente de ações de Marketing Digital como 59,7% em mídias sociais e 39,9% em compra de mídia (Google Adwords e Facebook Ads). Apesar das boas práticas de Marketing Digital recomendarem as empresas a não comprarem lista de e-mail marketing para prospectar clientes, 4,6% dos respondentes optam por isso.
  38. 38. 39 COMPARTILHE ESTA PESQUISA! FONTES DE AQUISIÇÃO DE CLIENTES
  39. 39. 40 COMPARTILHE ESTA PESQUISA! MODELO DE VENDAS PRESENÇA DE VENDEDOR DEDICADO NA AGÊNCIA A existência de uma pessoa ou time focado para isso é muito importante para que as ações de marketing para a agência completem o ciclo e resultem em novas contas. É essencial ter ao menos uma pessoa que receba as oportunidades passadas pelo marketing e realize uma venda consultiva e que traga clientes alinhados para a agência. DICAS DE VENDAS PARA AGÊNCIAS EBOOK: SAIBA COMO VENDER SEUS SERVIÇOS DE MARKETING DIGITAL POST: A SUA AGÊNCIA SABE VENDER PARA LEADS? Mais de 59% das agências contam com pelo menos uma pessoa dedicada para vendas e 60,6% das equipes são mistas, composta por vendedores internos (Inside Sales) e por vendedores que saem às ruas para prospectar novos clientes.
  40. 40. 41 COMPARTILHE ESTA PESQUISA! Outro dado relevante para pesquisa é entender se as agências calculam o custo de aquisição de um novo cliente. Como esperávamos, 80% das agências entrevistadas afirmam não saber o CAC. Mesmo entre as agências que fazem Marketing Digital para si, apenas 26,3% têm o controle dessa métrica. Isso é alarmante, pois essa é uma métrica importante para qualquer negócio que queira manter a sua balança financeira saudável. Entender quanto está sendo gasto para conquistar novas contas é um parâmetro para entender quais clientes valem a pena fechar (o retorno vai compensar isso?). A AGÊNCIA MEDE O CAC? USO DE MARKETING DIGITAL PARA SI VS MEDIÇÃO DO CAC
  41. 41. 42 COMPARTILHE ESTA PESQUISA! INVESTIMENTO MENSAL NO MARKETING DIGITAL DA AGÊNCIA (2015) Como vimos, apostar no Marketing Digital para si é um dos investimentos essenciais para agências que buscam atrair clientes. Mesmo assim, 27,4% das agências que fazem INVESTIMENTO MENSAL NO MARKETING DIGITAL DA PRÓPRIA AGÊNCIA (2015) Marketing Digital para si afirmam que não têm budget mensal para isso. Entre as que possuem, somente 21,7% das agências têm orçamento dedicado para marketing acima de R$1.000.
  42. 42. 43 COMPARTILHE ESTA PESQUISA! O mercado é competitivo e para ser enxergado pelo clientes, as agências precisam investir mais no próprio Marketing Digital. Se querem que os clientes enxerguem valor no Marketing Digital, as agências devem investir primeiro em seu próprio marketing e se tornarem o seu maior caso de sucesso. O ditado ficaria assim: “casa de ferreiro, espada ninja na vitrine”. Felizmente isso já está mais do que claro para muitas agências: em relação a 2016, 54,5% das agências pretendem aumentar o investimento na área e 20,9% pretendem manter o mesmo valor. PREVISÃO DE ORÇAMENTO PARA 2016
  43. 43. 44 COMPARTILHE ESTA PESQUISA! O QUE VEM POR AÍ: PRINCIPAIS DESAFIOS PARA 2016 Por fim, queríamos entender quais eram os maiores desafios esperados pelas agências para 2016. Os mais citados em nossa pesquisa são: aumentar a carteira de clientes de serviços digitais (44,1%), estruturar a agência para aumentar a oferta dos serviços digitais ou capacitar a equipe (41,5%) e aumentar a receita gerada (35,5%).
  44. 44. 45 COMPARTILHE ESTA PESQUISA! DESAFIOS DAS AGÊNCIAS PARA 2016
  45. 45. 46 COMPARTILHE ESTA PESQUISA! Os desafios mudam um pouco quando analisamos agências digitais e tradicionais. As primeiras têm foco em aumentar o número de clientes e receitas com os serviços digitais já prestados, enquanto as tradicionais precisam medir melhor seus resultados e agregar mais serviços digitais ao seu portfólio. DESAFIOS DAS AGÊNCIAS PARA 2016 VS MODELOS DE AGÊNCIAS
  46. 46. COMPARTILHE ESTA PESQUISA! 47 CONCLUSÃO A pesquisa deixa claro: há muita oportunidade para agências que já estão ou que querem entrar no mundo digital. Na prestação de serviços digitais ainda há muito a ser feito e otimizado, como agregar novos serviços no portfólio, alcançar os resultados certos e conseguir provar o valor disso para o cliente, indo além de um mero fornecedor e se tornando um parceiro dele. Podemos ver que as agências ainda estão engatinhando na aplicação desses serviços para a própria máquina de aquisição de clientes. Ainda há muitas ações para serem melhor exploradas e o ROI positivo comprova isso. Hoje é quase inadmissível que existam agências que prestam serviços de Marketing Digital para terceiros e não aplicam os mesmos princípios para si. Também está na hora das agências entenderem melhor as suas métricas de negócio: o CAC, a relação entre a retenção de contas e o impacto financeiro disso. O mercado está mudando, alterando as suas necessidades e podemos ver que as agências estão atentas e se preparando para suprir isso, seja com o surgimento de novos negócios já voltados ao digital, seja com a adesão e o aprimoramento de quem já estava no mercado. E A SUA AGÊNCIA, VAI FICAR PARADA?
  47. 47. 48 COMPARTILHE ESTA PESQUISA! NOTAS FINAIS Esse relatório contou com a dedicação dos nossos parceiros e com a colaboração de mais de 1.140 participantes que dedicaram 10 minutos do seu dia para preencher a pesquisa Panorama das Agências Digitais - Brasil 2016. Esperamos que essa pesquisa ajude você a compreender o cenário das agências de Marketing Digital no Brasil.
  48. 48. 49 COMPARTILHE ESTA PESQUISA! EQUIPE AUTORES NAYARA D´ALAMA, JACQUELINE CASTRO, JULIANA RIBAS, FELIPE SCHEPERS E DIEGO GOMES CRIAÇÃO DA PESQUISA DIEGO GOMES, NAYARA D´ALAMA, JACQUELINE CASTRO, DANIELA SCHERMANN E THAÍS LAGO ANÁLISE DOS DADOS JULIANA RIBAS, NAYARA D´ALAMA, JACQUELINE CASTRO E FELIPE SCHEPERS DESIGN THIAGO SOUZA, WERIK GONÇALVES, BRUNO MONTIEL, PHILIPE CAIXETA, MARCELO TORRES E MARIA FERNANDA CHICRE COLABORADORES RENATO MESQUITA E BÁRBARA LEGNANI REVISÃO RITA LISBOA
  49. 49. GOSTOU DO MATERIAL? QUE TAL MARCAR UMA AVALIAÇÃO GRATUITA DA SUA ESTRATÉGIA DE MARKETING DE CONTEÚDO COM A ROCK CONTENT E CONHECER O PROGRAMA DE PARCERIA PARA AGÊNCIAS DA RD?
  50. 50. COMPARTILHE ESTA PESQUISA! 51 A Resultados Digitais é a empresa responsável pelo RD Station, plataforma de automação de marketing, pioneira no Brasil e que permite o gerenciamento de ações ligadas a e-mail marketing, mídias sociais, lead scoring e muito mais. Ao longo de 4 anos tivemos a oportunidade de conversar com mais de 15 mil empresas de todo o país e de construir uma carteira com mais de 2500 clientes de diversos segmentos. Essa experiência de proximidade com o mercado nos dá diariamente os inputs necessários para construir uma solução adaptada às necessidades do empresário e profissional de marketing brasileiro, não apenas no que diz respeito ao software, mas a todas as nossas consultorias, eventos e conteúdos exclusivos como este. Além disso, oferecemos um Programa de Parceria para agências que têm interesse em oferecer serviços de Inbound Marketing e fazer seus negócios decolarem. Veja como o programa funciona.
  51. 51. COMPARTILHE ESTA PESQUISA! 52 A Rock Content é a empresa líder em marketing de conteúdo no mercado brasileiro. Nós ajudamos marcas a se conectarem com seus clientes através de conteúdo fantástico e blogs corporativos sem monotonia. Por meios de nosso serviço de consultoria montamos estratégias de conteúdo para nossos clientes que são executadas pelo nosso time de milhares de escritores freelancers qualificados. Possuímos vários materiais educativos gratuitos e sempre temos algum artigo interessante no blog do Marketing de Conteúdo.
  52. 52. COMPARTILHE ESTA PESQUISA! 53 O Opinion Box desenvolve soluções digitais inovadoras para a pesquisa de mercado. Atendemos milhares de clientes, desde PMEs a multinacionais, tornando a pesquisa de mercado acessível a empresas de todos os tamanhos e de diferentes mercados. Realizamos diferentes tipos de estudos com a nossa plataforma online, em que você cria o seu questionário e envia para seus contatos ou para nosso painel com mais de 150 mil consumidores em todo o país. Além disso, nosso time de especialistas está sempre pronto para atendê-lo e entregar soluções customizadas, de acordo com a sua necessidade.
  53. 53. PARCEIROS DIVULGADORES associação brasileira de agentes digitais

×