Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Técnico em Design de Interiores - Senac São Paulo

2,313,281 views

Published on

Para mais informações, acesse http://goo.gl/psejxF.

O curso Técnico em Design de Interiores prepara o aluno para elaborar e executar projetos para espaços residenciais, comerciais e promocionais, considerando as necessidades e especificidades do cliente na criação de ambientes funcionais, agradáveis e voltados para o bem-estar e a qualidade de vida. Também estará apto a atuar na venda especializada de móveis, acessórios, materiais e revestimentos e a integrar equipes multiprofissionais no lançamento de empreendimentos imobiliários.
No Senac São Paulo, o aluno adquire visão ampla sobre as tendências do setor e desenvolve as habilidades necessárias para a gestão de um negócio.

(Carga horária: 800 horas)

Mercado de Trabalho
Atuação no mercado de trabalho
O técnico em design de interiores poderá atuar em escritórios de projetos de interiores, empresas especializadas em materiais e revestimentos, construtoras e imobiliárias, lojas de móveis, decoração e iluminação, shoppings e outros estabelecimentos comerciais, como funcionário ou prestador de serviços.

Panorama de mercado
O mercado para o designer de interiores vem se expandindo nos últimos anos, resultado da rápida introdução de novas tecnologias, da grande variedade de produtos disponíveis e da busca pela inovação na oferta de produtos e serviços. Com uma melhor compreensão dos benefícios do design, o consumidor valoriza a orientação do profissional para, de forma econômica e sustentável, transformar espaços em ambientes funcionais e voltados à qualidade de vida, auxiliando na escolha adequada de móveis, objetos, cores, iluminação e revestimentos.

A abertura de novas frentes de trabalho também se dá na aplicação de conceitos do visual merchandising em projetos comerciais e promocionais, organizando o ambiente de forma a valorizar o produto exposto e influenciar a experiência de compra do consumidor; na orientação ao cliente em estabelecimentos especializados, explorando as possibilidades de uso dos produtos vendidos; e no desenvolvimento de projetos para empreendimentos imobiliários.

Published in: Education

Técnico em Design de Interiores - Senac São Paulo

  1. 1. Técnico em Design de Interiores
  2. 2. É um curso de educação profissionalizante em que o aluno desenvolve competências profissionais para atuar na área de Design de Interiores, realizando projetos para espaços residenciais e comerciais, e venda especializada de produtos. Além disso, oferece conhecimentos para que esses profissionais possam participar de equipes de lançamentos de empreendimentos imobiliários e gerir negócios com visão sistêmica. Carga Horária: 800 horas Técnico em Design de Interiores
  3. 3. Quem é esse profissional? O Técnico em Design de Interiores é o profissional que elabora, cria, projeta, desenha e acompanha a execução de projetos de interiores de espaços residenciais, comerciais, institucionais e promocionais, e realiza vendas especializadas, além de consultoria. Pode atuar em escritórios de projetos de interiores, empresas de materiais e revestimentos, empresas de eventos, construtoras e imobiliárias, lojas de móveis, decoração e iluminação, shoppings e outros estabelecimentos comerciais; com vínculo empregatício ou como prestador de serviços, individualmente ou integrando equipes multiprofissionais.
  4. 4. Mercado de Trabalho A construção civil tem sido uma forte fonte indireta de trabalho aos designers de interiores, pois, produzindo e ofertando apartamentos cada vez menores, cria a demanda de soluções customizadas para melhor aproveitamento dos espaços internos das residências. Tendo em vista esta tendência, o segmento de Design de Interiores, vem se expandindo, tornando soluções criativas e técnicas cada vez mais acessíveis as pessoas que procuram opções que promovam qualidade de vida e que sejam esteticamente atraentes. Embora os processos de criação e concepção de projetos para uso de espaços residenciais e comerciais continue sendo a tônica da atuação deste profissional, as vendas especializadas tem apresentado excelentes oportunidades de trabalho.
  5. 5. Para matrícula no curso o candidato deve estar cursando, no mínimo, a 2ª série do Ensino Médio. Pré-requisitos
  6. 6. O curso Técnico em Design de Interiores prevê atividades que estimulam a aprendizagem com autonomia e participação ativa dos alunos, como estudos de caso, análises e soluções de problemas, interação com especialistas do mercado, visitas técnicas, participação em exposições e mostras e vivência de contextos que simulam as condições reais de trabalho. Método
  7. 7. Programa Unidades Curriculares (UC) Carga Horária UC1: Representar graficamente o ambiente de forma manual 108 horas UC2: Representar graficamente o ambiente de forma assistida 108 horas UC3: Estruturar projetos de design de interiores 108 horas UC4: Projetar design de interiores residenciais 108 horas UC5: Projetar design de interiores comerciais 72 horas UC6: Projetar design de interiores para pontos de vendas 96 horas UC7: Orientar a escolha de produtos e serviços de design de interiores 72 horas UC8: Planejar e acompanhar a execução de projetos de design de interiores 96 horas UC9: Projeto Integrador Técnico em Design de Interiores 32 horas Total de horas 800 horas
  8. 8. Unidade Curricular 1 Representar graficamente o ambiente de forma manual Carga horária: 108 horas Conteúdo: - Teoria da cor e da forma. - Gestalt: conceito, elementos da Gestalt e aplicação. - Tratamento gráfico, ilustração e planta humanizada. - Desenho de observação e croqui. - Desenho Técnico. - Desenho Arquitetônico. - Perspectiva. - Normas Técnicas. - Utilização dos instrumentos de medição: trena manual, eletrônica e escalímetro. - Utilização dos materiais de desenho: papéis (tipos, formatos e dobraduras), tintas e pigmentos, lápis de cor, grafites, giz de cera, caneta hidrográfica, esquadros, compasso, gabaritos. Programa
  9. 9. Unidade Curricular 2 Representar graficamente o ambiente de forma assistida Carga horária: 108 horas Conteúdo: - Software CAD: comandos para elaboração de planta baixa, cortes e elevações (2D). Comandos para elaboração de modelos tridimensionais (3D). - Formas de visualização e configuração do arquivo para impressão em escala. - Características da edição e organização do desenho em camadas/layers. - Estrutura da biblioteca 2D e 3D: formas de inserção e criação, tipos de extensão de arquivos das imagens. - Características da renderização em objetos e espaços: animações e passeio virtual. - Normas Técnicas. Programa
  10. 10. Unidade Curricular 3 Estruturar projetos de design de interiores Carga horária: 108 horas Conteúdo: - Diagnóstico: características do local, necessidades e perfil do cliente. - Materiais e ferramentas para levantamento de dados: trena, máquina fotográfica e croqui. - Proposta de trabalho: orçamento e escopo de prestação de serviços. - Contrato de prestação de serviço: aspectos legais, valores, limites de atuação, visitas técnicas, cronograma de projeto e/ou execução de obra. - Soluções e tendências de mercado e suas fontes (revistas, livros, catálogos, visitas, mostras, exposições, blogs, sites). - Planejamento de Carreira: mundo do trabalho, formas de inserção no mercado de trabalho, marketing e apresentação pessoal, preparação de currículos, entrevista de emprego, portfólio. Programa
  11. 11. Unidade Curricular 4 Projetar design de interiores residenciais Carga horária: 108 horas Conteúdo: - Composição de ambientes. - História da arte, da arquitetura e do design. - Aplicação de cores. - Iluminação. - Mobiliário. - Acessibilidade. - Ergonomia. - Instalações elétrica, hidrossanitária e ar condicionado. Programa - Normas Técnicas. - Materiais e revestimentos. - Sustentabilidade. - Conforto Ambiental. - Espécies vegetais em ambientes. - Etapas do projeto: anteprojeto, projeto e memorial descritivo. - Desenho projetivo: plantas, cortes, vistas e detalhamento.
  12. 12. Programa Unidade Curricular 5 Projetar design de interiores comerciais Carga horária: 72 horas Conteúdo: - Composição de ambientes. - Cores em ambientes comerciais. - Iluminação. - Mobiliário. - Acessibilidade. - Ergonomia. - Instalações elétrica, hidrossanitária, ar condicionado. - Normas Técnicas. - Materiais e revestimentos. - Sustentabilidade. - Legislação referente a projetos comerciais. - Espécies vegetais em ambientes. - Etapas do projeto: anteprojeto, projeto e memorial descritivo. - Desenho projetivo: plantas, cortes, vistas e detalhamento.
  13. 13. Programa Unidade Curricular 6 Projetar design de interiores para pontos de vendas Carga horária: 96 horas Conteúdo: - Pontos de venda (PDV): tipos e características. - Visual merchandising. - Marketing. - Técnicas de exposição de produtos. - Composição de ambientes. - Aplicação de cores. - Iluminação. - Mobiliário para lojas e expositores de produtos. - Ergonomia e acessibilidade: mobiliário e circulação. - Instalações elétricas, hidrossanitária, ar condicionado - Normas Técnicas - Materiais e revestimentos. - Sustentabilidade. - Legislação referente a projetos comerciais. - Espécies vegetais em ambientes. - Etapas do projeto: anteprojeto, projeto e memorial descritivo. - Desenho projetivo: plantas, cortes, vistas e detalhamento.
  14. 14. Unidade Curricular 7 Orientar a escolha de produtos e serviços de design de interiores Carga horária: 72 horas Conteúdo: - Diagnóstico: necessidade e perfil do cliente. - Criação de carteira de fornecedores. - Código de defesa do consumidor: aspectos a serem considerados nos processos de venda no varejo. - Características da venda no varejo e no atacado. - Técnicas de negociação: situações comerciais de divergência. - Técnicas de vendas: principais etapas de um processo de vendas, pré-venda, venda e pós-venda. - Tipos e características de produtos de design e de elementos decorativos. Programa
  15. 15. Unidade Curricular 8 Planejar e acompanhar a execução de projetos de design de interiores Carga horária: 96 horas Conteúdo: - Planejamento da obra: seleção e avaliação de fornecedores, orçamentos, elaboração de cronogramas. - Acompanhamento da obra: cumprimento de cronograma, monitoramento e recebimento de materiais, administração de intercorrências, controle de custos. - Finalização da obra: checagem de conclusão, controle de qualidade e termo de finalização. - Proposta de prestação de serviços: tipos, elaboração e estrutura. - Saúde e segurança do trabalho: prevenção de acidentes em obras, uso de EPI, manuseio de cargas. - Técnicas de negociação: produtos e serviços em situações comerciais de divergência. Programa
  16. 16. Unidade Curricular 9 Projeto Integrador Técnico em Design de Interiores Carga horária: 32 horas Conteúdo: A partir da análise de ambientes como bibliotecas, creches, estandes imobiliários, residências, clínicas, escritórios e lojas da cidade, será proposto o desenvolvimento de um projeto de design de interiores tendo em vista otimizar o uso do espaço, de acordo com sua finalidade e necessidades do cliente. Outros temas geradores podem ser definidos em conjunto com os alunos, desde que constituam uma situação-problema e atendam aos indicadores para avaliação. Programa
  17. 17. Certificação Àquele que concluir com aprovação todas as unidades curriculares que compõem a organização curricular desta Habilitação Técnica de Nível Médio e comprovar a conclusão do Ensino Médio, será conferido o Diploma de Técnico em Design de Interiores, com validade nacional.
  18. 18. Unidades ofertantes no Senac São Paulo http://www.sp.senac.br/cursostecnicos 0800 883 2000 Informações

×