Pós-graduação em Gestão do Esporte - Centro Universitário Senac

8,239 views

Published on

Saiba mais sobre o curso, acesse http://goo.gl/gO91ui.

Objetivo
Especializar profissionais para gerenciar entidades/instalações/áreas esportivas, nos seus mais diversos aspectos - finanças, recursos humanos, marketing, operações etc.; gerenciar projetos, por meio de modelos de gestão do esporte - considerando o público alvo, parceiros e concorrentes; e identificar possibilidades de negócios, compreendendo criticamente o universo das atividades esportivas, a fim de prestar serviços de qualidade e obter resultados econômicos, financeiros e esportivos.

Diferencial
O curso tem como diferencial a abordagem de aspectos como a inclusão e a participação social, visto que fazem parte do universo da administração de organizações e entidades esportivas. É o único curso que foca no entendimento e no estudo da importância cultural política e social do esporte para a sociedade brasileira.

Área de atuação
O profissional especialista formado neste curso encontra diversas possibilidades de atuação no mercado de trabalho. Seu campo de atuação abrange os diversos espaços e organizações públicas, privadas e do terceiro setor, como clubes, academias, escolas, instalações, centros esportivos públicos e privados de esporte e lazer, além de projetos corporativos, ambientais, sociais, educacionais, esportivos, entre outros.

Panorama de mercado
A indústria do esporte representa de 2% a 3% do PIB em nações desenvolvidas. No Brasil, país em desenvolvimento, essa participação é estimada em cerca de 2%, ou R$ 40 bilhões, e é responsável pelo emprego de 320 mil pessoas (KASZNAR; GRAÇA FILHO, 2012). Os players dessa indústria são as organizações e empresas representadas por agremiações esportivas e por fornecedores de produtos e serviços relacionados ao esporte. Mas outras áreas da economia também são influenciadas por esse segmento, tais como: comunicação, educação, transporte, alimentação, hospedagem, entretenimento, turismo, segurança, entre outras.

Apesar de todo esse apelo econômico, que culmina na geração de novos negócios, a gestão do esporte ainda pode ser considerada uma área de investigação acadêmica e de atuação profissional recente (ROCHA; BASTOS, 2011). Tudo isso, aliado aos grandes eventos que acontecem no país, provocam uma demanda maior por profissionais aptos a atuar nesse novo cenário do mercado esportivo brasileiro.

Published in: Education
0 Comments
1 Like
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

No Downloads
Views
Total views
8,239
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
7,996
Actions
Shares
0
Downloads
2
Comments
0
Likes
1
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Pós-graduação em Gestão do Esporte - Centro Universitário Senac

  1. 1. Gestão do Esporte
  2. 2. Gestão do Esporte Objetivo do curso Especializar profissionais para gerenciar entidades/instalações/áreas esportivas, nos seus mais diversos aspectos - finanças, recursos humanos, marketing, operações etc.; gerenciar projetos, por meio de modelos de gestão do esporte - considerando o público alvo, parceiros e concorrentes; e identificar possibilidades de negócios, compreendendo criticamente o universo das atividades esportivas, a fim de prestar serviços de qualidade e obter resultados econômicos, financeiros e esportivos. Carga Horária: 366 horas. Público-alvo Este curso destina-se a graduados que tenham interesse em atuar ou se especializar na área de gestão do esporte.
  3. 3. Gestão do Esporte Atuação no mercado de trabalho O profissional especialista formado neste curso encontra diversas possibilidades de atuação no mercado de trabalho. Seu campo de atuação abrange os diversos espaços e organizações públicas, privadas e do terceiro setor, como clubes, academias, escolas, instalações, centros esportivos públicos e privados de esporte e lazer, além de projetos corporativos, ambientais, sociais, educacionais, esportivos, entre outros. Panorama de mercado A indústria do esporte representa de 2% a 3% do PIB em nações desenvolvidas. No Brasil, país em desenvolvimento, essa participação é estimada em cerca de 2%, ou R$ 40 bilhões, e é responsável pelo emprego de 320 mil pessoas (KASZNAR; GRAÇA FILHO, 2012). Os players dessa indústria são as organizações e empresas representadas por agremiações esportivas e por fornecedores de produtos e serviços relacionados ao esporte. Mas outras áreas da economia também são influenciadas por esse segmento, tais como: comunicação, educação, transporte, alimentação, hospedagem, entretenimento, turismo, segurança, entre outras. Apesar de todo esse apelo econômico, que culmina na geração de novos negócios, a gestão do esporte ainda pode ser considerada uma área de investigação acadêmica e de atuação profissional recente (ROCHA; BASTOS, 2011). Tudo isso, aliado aos grandes eventos que acontecem no país, provocam uma demanda maior por profissionais aptos a atuar nesse novo cenário do mercado esportivo brasileiro.
  4. 4. Gestão do Esporte Componentes Curriculares Carga Horária Direito Esportivo e Fair Play 24h Liderança, Moticação e Equipes 32h Modelos de Gestão no Esporte 32h Políticas Públicas e Responsabilidade Social no Esporte 32h Economia e Indústria do Esporte 40h Gestão de Arenas e Instalações Esportivas 32h Marketing em Serviços: Mercado de Cultura e Esportes 24h Projeto I: Ambiente do Esporte 24h Estratégia Empresarial em Organizações Esportivas 32h Gestão de Eventos Esportivos 32h Gestão Financeira no Esporte 32h Projeto II: Intervenção Técnica em Gestão do Esporte 24h Trabalho de Conclusão de Curso 6h Total 366h BLOCO TEMÁTICO 1 - GESTÃO GERAL E DO ESPORTE BLOCO TEMÁTICO 2 – ESPORTE E INDÚSTRIA BLOCO TEMÁTICO 3 – ORGANIZAÇÕES ESPORTIVAS
  5. 5. Certificação Pós-graduação lato sensu - Especialização em Gestão do Esporte. O certificado será expedido pelo Centro Universitário Senac. Gestão do Esporte
  6. 6. Unidade ofertante: Centro Universitário Senac – Santo Amaro Av. Engenheiro Eusébio Stevaux, 823 – Santo Amaro Cep: 04696-000 Telefone: (11) 5682-7300 Fax: (11) 5682-7441 E-mail: universitariosantoamaro@sp.senac.br Saiba mais sobre o curso, clique aqui. www.sp.senac.br/posgraduacao Capital e região metropolitana 0800 883 2000 Demais regiões 4090-1030 Gestão do Esporte

×