Pós-graduação em Acupuntura - Centro Universitário Senac

158,187 views

Published on

O curso de pós-graduação lato sensu está embasado nas bases filosóficas da Medicina Tradicional Chinesa e tem como objetivo capacitar o profissional com uma visão integralista do indivíduo para atuar nas práticas clínicas e ambulatoriais da acupuntura – focado na promoção da saúde e bem-estar – por meio da diagnose e prescrição dos relativos tratamentos terapêuticos, bem como incorporar conhecimentos e técnicas complementares em sua formação de origem, com estímulo a autonomia e ética em sua prática profissional.

Diferenciais
Além de contar com uma infraestrutura de ponta o Senac São Paulo privilegia a formação de um especialista em acupuntura com uma visão integral do ser humano, alinhado ao que preconiza a base filosófica da medicina tradicional chinesa, com vistas a promoção da saúde e do bem-estar do indivíduo por meio do equilíbrio energético.
Para mais informações acesse: http://goo.gl/0cjZr

Published in: Education
0 Comments
3 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

No Downloads
Views
Total views
158,187
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
150,609
Actions
Shares
0
Downloads
17
Comments
0
Likes
3
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Pós-graduação em Acupuntura - Centro Universitário Senac

  1. 1. Acupuntura
  2. 2. Acupuntura Objetivo do Curso Proporcionar a especialização nos conhecimentos da Medicina Tradicional Chinesa necessários ao exercício da Acupuntura. Isso envolve a assimilação de sua visão sobre os fundamentos da saúde, a estrutura do ser vivo, as causas e o processo de adoecimento e o treinamento nos métodos diagnósticos e terapêuticos particulares a esse sistema. Com isto, pretende-se especializar profissionais com formação superior para atuar nas áreas clínicas dos sistemas público e privado de saúde. Carga horária: 1.206 horas Duração do curso: 24 meses
  3. 3. Mercado No Brasil, a Acupuntura é uma prática reconhecida por diversos Conselhos Profissionais da área da Saúde, tais como: Farmácia, Biomedicina, Fisioterapia, Educação Física, Medicina, Odontologia, Psicologia, Enfermagem, Nutrição, Fonoaudiologia, Terapia Ocupacional e Medicina Veterinária, como um instrumento complementar de promoção da saúde em diálogo com o pensamento científico e associado às práticas de saúde ocidentais. Panorama de mercado Atualmente está em curso um processo de expansão das modalidades das práticas integrativas em toda a rede de saúde nos níveis municipal, estadual e federal. Em 2006, a Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares, implementada no Sistema Único de Saúde (SUS) através da Portaria 971, regulamentou a oferta no sistema público de saúde brasileiro de práticas como a acupuntura, a homeopatia, a fitoterapia, o termalismo e as práticas corporais terapêuticas e meditativas. Acupuntura
  4. 4. ESTRUTURA CURRICULAR Acupuntura
  5. 5. EMENTAS Componente curricular: FUNDAMENTOS DA MEDICINA CHINESA Carga horária: 120 horas Ementa: Apresenta os fundamentos filosóficos da Medicina Chinesa e suas aplicações à teoria médica. Estuda conjuntamente os órgãos e respectivos canais em suas funções, trajetos e principais pontos. Aborda a anatomia segundo as necessidades da localização e punção e desenvolve a sensibilidade dos pontos por meio da massagem e dos exercícios. Apresenta os tipos de pontos e suas aplicações nas técnicas de Acupuntura. Analisa o processo de formação das substâncias fundamentais. Introduz conceitos de patologia. Acupuntura Componente curricular: TÉCNICAS TERAPÊUTICAS DA MEDICINA CHINESA Carga horária: 120 horas Ementa: Introduz e promove a prática das técnicas terapêuticas tradicionais da Medicina Chinesa como a Acupuntura, moxabustão, ventosas, raspagem (Gua Shá), sangria, Qi Gong, Tuiná, aurículoacupuntura e noções de Dietoterapia e Fitoterapia chinesas. Apresenta indicações, contra-indicações, riscos e particularidades destas técnicas. Apresenta e coloca em prática as técnicas modernas da Medicina Chinesa como a eletroacupuntura, a laserpuntura e o método Ryodoraku.
  6. 6. Componente curricular: DIAGNÓSTICO DA MEDICINA CHINESA Carga horária: 96 horas Ementa: Apresenta as teorias da Medicina Tradicional Chinesa (MTC) sobre as causas e o processo de adoecimento (etiopatogenia) e também seus sistemas de interpretação e classificação da patologia. Realiza o treinamento de todas etapas da investigação diagnóstica da Medicina Chinesa e fornece os elementos teóricos necessários para a interpretação dos dados. Inicia o estudo do sistema das síndromes e de suas relações com as doenças do sistema ocidental. Acupuntura Componente curricular: PRÁTICA CLÍNICA EM MEDICINA CHINESA Carga horária: 328 horas Ementa: Promove o exercício da prática clínica em Medicina Chinesa. Orienta sobre aspectos como biossegurança, relação com o paciente, localização correta dos pontos, aplicação correta das técnicas terapêuticas, registro dos procedimentos e organização do espaço e materiais. Promove a reflexão teórica e incentiva a aplicação dos métodos estudados. Estimula a apresentação, discussão coletiva e análise dos casos clínicos.
  7. 7. Componente curricular: TRATAMENTO DE PATOLOGIAS EM MEDICINA CHINESA Carga Horária: 64 horas Ementa: Apresenta a relação entre os dois sistemas de classificação da patologia, ocidental-biomédico e chinês-tradicional. Estuda patologias específicas sob a perspectiva da Medicina Chinesa sobre etiologia, processo patológico, síndromes associadas e métodos de tratamento. Acupuntura Componente curricular: PRÁTICAS ORIENTAIS EM DEBATE Carga horária: 56 horas Ementa: Apresenta práticas relacionadas à Medicina Tradicional Chinesa em suas diversas expressões: Acupuntura, farmacologia, moxabustão, ventosas, Tuiná e Qi Gong, promovendo a reflexão e o debate. Estimula o interesse pela prática contemporânea da Acupuntura e pela atualização dos conhecimentos na área.
  8. 8. Componente curricular: METODOLOGIA DA PESQUISA Carga Horária: 24 horas Ementa: Desenvolve a compreensão dos procedimentos metodológicos necessários à produção de trabalhos científicos, contribuindo para a elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso. Acupuntura Componente curricular: ATIVIDADES COMPLEMENTARES Carga Horária: 32 horas Ementa: Orienta e supervisiona atividades correspondentes a atuação acadêmica em eventos científicos, culturais e sociais e outros de interesse para a Acupuntura, de forma a complementar e a enriquecer a formação integral do especialista.
  9. 9. Componente curricular: ESTUDOS ORIENTADOS Carga Horária: 360 horas Ementa: Orienta e supervisiona a realização de estudos sobre Acupuntura e/ou temas de áreas afins como forma de desenvolver a autonomia do aluno e as competências necessárias para a produção científica. Acupuntura Componente curricular: TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO Carga horária: 06 horas Ementa: Orienta metodológica, científica e tecnologicamente para o desenvolvimento do Trabalho de Conclusão do Curso, levando o aluno a exercitar as etapas do processo de desenvolvimento do trabalho de natureza científica e as normas técnicas.
  10. 10. Certificação Pós-graduação (lato sensu) - Especialização em Acupuntura. O certificado será expedido pelo Centro Universitário Senac. Acupuntura
  11. 11. Senac Aclimação Rua Pires da Mota, 838 - Aclimação São Paulo - SP CEP: 01529-000 Telefone: (11) 3795-1299 Fax: (11) 3795-1288 e-mail: aclimacao.pos@sp.senac.br Senac Aclimação Saiba mais sobre o curso, clique aqui. www.sp.senac.br/posgraduacao Capital e região metropolitana 0800 883 2000 Demais regiões 4090-1030 Acupuntura

×