Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Ativ04

377 views

Published on

  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

Ativ04

  1. 1. Curso Proinfo Tecnologias na Educação : ensinando e aprendendo com as TICNome do cursista: Sémebber Silva LinoTurma: BTutor: Márcia Maria Atividade 4 Conceito de currículo e o processo de integração de tecnologias ao currículo A o realizar a leitura do texto :"Desafios e possibilidades da integração detecnologias ao currículo" pude constatar que este segundo texto veio confirmar o meupensamento de que ," a integração entre currículo e tecnologias potencializa mudançasna aprendizagem, no ensino e na gestão da sala de aula. Porém, essas mudanças se concretizam quando compreendemos a concepção decurrículo que almejamos desenvolver, identificamos as características intrínsecas dastecnologias que devem ser exploradas em atividades pedagógicas com intenções eobjetivos claramente especificados, bem como entendemos que a questão determinantenão é a tecnologia, mas a forma de encarar essa mesma tecnologia" e esta forma deencarar a tecnologia como algo que vem completar e complementar as várias formas dese trabalhar o currículo é que fará a grande diferença para a aprendizagem dos nossosalunos e professores. O texto de Almeida e Prado, nos faz refletir sobre as possibilidades de integraçãodas tecnologias ao currículo. De acordo com Costa (2005) a integração entre currículo etecnologias potencializa mudanças na aprendizagem, no ensino e na gestão da sala deaula. No entanto, essas mudanças só poderão se concretizar se compreendermos aconcepção do currículo o qual desejamos desenvolver. Portanto é necessário conhecer àscaracterísticas das tecnologias as quais devam ser desenvolvidas em atividadespedagógicas, esta devem possuir objetivos claros e especificados. Para o conhecer as possibilidade de integração de tecnologias ao currículo, deacordo com as autoras, é necessário criar um design educacional. O Design educacionalde acordo com Almeida e Prado (2008) é um processo dialético no qual forma e conteúdo,tecnologia e educação, se inter-relacionam e constituem o currículo construído na açãocom a intenção explícita de favorecer ao aluno a aprendizagem significativa em umprocesso dialógico, que trabalha com o conhecimento em rede numa abordagemconstrutiva e sócio-interacionista. Portanto, o design educacional será a trilha a qual o professor deverá percorrerpara elaborar um interação entre os seus conteúdos e as tecnologias, sendo assim énecessário que fique claro nesse diálogo por que usar uma determinada ferramentatecnológica, qual sua relação para a aprendizagem do aluno e que passos o professordeve seguir para unir essa ferramenta aos conteúdos pedagógicos.
  2. 2. Também é necessário para a elaboração do design educacional que o professornão tenha uma visão reducionista do currículo, este deve ser visto como uma construçãosocial. A autora também que para se trabalhar a integração do currículo é necessário otrabalho com projetos.

×