Relações internacionais e Macroregiões europeias

1,238 views

Published on

Published in: Education
0 Comments
1 Like
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

No Downloads
Views
Total views
1,238
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
227
Actions
Shares
0
Downloads
35
Comments
0
Likes
1
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Relações internacionais e Macroregiões europeias

  1. 1. Organismos Internacionais de que Portugal é membro • Aliança militar intergovernamental baseada no Tratado do Atlântico Norte . • Constitui um sistema de defesa coletiva na qual os seus Estados- membros concordam com a defesa mútua em resposta a um ataque por qualquer entidade externa. NATO (Organização do Tratado do Atlântico Norte) • Organização Internacional cujo objetivo é facilitar a cooperação em matéria de direito internacional, segurança internacional, desenvolvimento económico, progresso social, direitos humanos e a realização da paz mundial. ONU (Organização das Nações Unidas) • Concertação político-diplomática entre seus estados membros,; • Cooperação em todos os domínios, inclusive os da educação, saúde, ciência e tecnologia, defesa, agricultura, administração pública, justiça, segurança pública, cultura, desporto e comunicação social; • Promoção e difusão da língua portuguesa. CPLP (Comunidade dos Países da Língua Portuguesa)
  2. 2. Organismos Internacionais de que Portugal é membro • Organização de 34 países que aceitam os princípios da democracia representativa e da economia de livre mercado. Os membros da OCDE são economias de alta renda com um elevado Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) e são considerados Países desenvolvidos, exceto México, Chile e Turquia. OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico) • Organização Internacional que pretende assegurar o bom funcionamento do sistema financeiro mundial pela monitorização das taxas de câmbio e da balança de pagamentos através de assistência técnica e financeira. FMI (Fundo Monetário Internacional) • União económica e política de 27 Estados-membros que visa assegurar a livre circulação de pessoas, bens, serviços e capitais,[legislar assuntos comuns na justiça e manter políticas comuns de comércio, agricultura, pesca e desenvolvimento regional UE (União Europeia)
  3. 3. Símbolos dos principais organismos internacionais de que Portugal é membro União Europeia Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico Organização das Nações Unidas Organização do Tratado do Atlântico Norte Fundo Monetário Internacional
  4. 4. A complexidade organizacional da ONU
  5. 5. Comissão do Arco Atlântico (CAA)  Uma das 6 Comissões Geográficas da Conferência das Regiões Periféricas Marítimas da Europa (CRPM).  Criada em Outubro 1989 em Faro  Reúne atualmente 21 regiões europeias situadas ao longo da fachada atlântica da União Europeia, desde a Andaluzia à Escócia, passando pela Irlanda (incluindo a Região de Lisboa e Vale do Tejo)  Cooperam num vasto número de temas.
  6. 6. Temas de ação prioritários da CAA – Comissão do Arco Atlântico a que Portugal pertence  Transportes  melhoria da acessibilidade interna e externa, intermodalidade, desenvolvimento das ligações marítimas;  Desenvolvimento sustentável  e em particular a gestão integrada das zonas costeiras;  Pesca  limitada pelas restrições impostas pela política comunitária;  Investigação e inovação  ao serviço da competitividade global do espaço atlântico.
  7. 7. Portugal no contexto económico europeu
  8. 8. A macro região europeia - Banana Azul – a região mais rica e desenvolvida da UE
  9. 9. As macrorregiões europeias Portugal não se inclui nem na “Banana Azul” nem na “Sunbelt”. Para além da distância geográfica o afastamento económico é o mais significativo e penalizador.
  10. 10. “Pentágono” Zonas de integração económica global Principais áreas urbanas A Como se observa, Portugal tem apenas duas cidades que podem competir em dimensão com algumas cidades europeias. A mancha mais urbanizada, onde se localizam megacidades como Londres e Paris, coincide com o “Pentágono”.

×