Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.
Atenção: só depois de teres
redigido e compilado o texto, fruto
da tua pesquisa, é que deverás
organizar o trabalho!!
GUIÃ...
Um trabalho escrito deve estruturar-se
da seguinte forma:
A. Capa/Folha de rosto
B. Segunda folha: agradecimentos /
dedica...
Upcoming SlideShare
Loading in …5
×

Guião 6 -estrutura trabalho escrito

37 views

Published on

A estrutura de um trabalho escrito: capa, paginação, índice,...ç

Published in: Education
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

Guião 6 -estrutura trabalho escrito

  1. 1. Atenção: só depois de teres redigido e compilado o texto, fruto da tua pesquisa, é que deverás organizar o trabalho!! GUIÃO 6 - apoio ao aluno F- anexos Todos os anexos devem ser organizados e numera- dos, de acordo com a ordem pela qual são referidos no texto. FORMATO / APRESENTAÇÃO GRÁFICA — Tipos de letra recomendados: Arial (tamanho 11); Times new Roman (12); Book Antiqua (12) ; na capa podem utilizar-se outros tipos de letra e tamanhos diferentes; — O espaçamento entre linhas deve ser de 1,5; — As páginas devem ser todas numeradas, exceto a capa/página de rosto; — o texto deve ser justificado; LINGUAGEM Deve ser clara e objetiva, com frases curtas, isto é os pontos finais devem ser abundantes; O discurso deve ser redigido na primeira pessoa do plural (mesmo que o trabalho seja individual); ex: realizámos, fizemos,…; Deve evitar-se o uso de aumentativos e de diminuti- vos; Deve utilizar-se a voz ativa: ( ex: utilizar “fizemos os inquéritos” em vez de “os inquéritos foram feitos por nós”) C O M O F A Z E R U M T R A B A L H O E S C R I T O Criado pela Professora Bibliotecária 2011-2012 No sentido de uniformizar a com- posição e a escrita de trabalhos pelos alunos da Escola Básica Santa Clara, apresentam-se aqui algumas normas que se referem à parte gráfica de um trabalho e à sua organização. Se não conheces as funcionalidades do Microsoft Word, poderás visualizar nos computadores os tutoriais concebidos pe- los monitores da biblioteca e pela professora bibliotecária para te ajudarem a preparar um trabalho, nomeadamente: - Inserir Folha de rosto e referências - Inserir o Índice e paginar - Inserir imagens
  2. 2. Um trabalho escrito deve estruturar-se da seguinte forma: A. Capa/Folha de rosto B. Segunda folha: agradecimentos / dedicatória (facultativo) C. Índice D. Corpo do texto E. Bibliografia F. Anexos (opcional) A – C A P A / F O L H A D E R O S T O D E V E C O N T E R O S S E G U I N T E S E L E M E N T O S : B – S E G U N D A F O L H A C – Í N D I C E D – C O R P O D O T E X T O E – B I B L I O G R A F I A A E S T R U T U R A D E U M T R A B A L H O E S C R I T O História —8º ano Professora Maria José Pereira A implantação da república em Portugal João Oliveira, nº 5 -8º B 2011-2012 Identificação da escola Identificação da discipli- na e do professor Título do trabalho Identificação do(s) autor(es) Ano letivo Pode ser uma folha em branco, se optares por não inserir uma dedicatória ou fazer agradecimentos. Não deve ser con- tabilizada para efeitos de paginação. É a última parte do trabalho a ser construída. Deve conter os títulos e/ou subtítulos das várias partes do trabalho, com as páginas corresponden- tes. Deverá conter uma introdução, o desenvolvimen- to e uma conclusão, sem apresentarem necessa- riamente estes títulos. Introdução Apresenta-se o tema a tratar e os objectivos do trabalho; pode justificar-se o tema e contextuali- zá-lo. Desenvolvimento: o texto deve estar dividido por capítulos ; se forem incluídas fotos e gráficos deve- rão ter uma legenda. Conclusão Devem salientar-se os principais aspectos do trabalho. Estabelecer uma relação com a introdu- ção: se os objectivos foram cumpridos e como. As normas de apresentação de uma bibliografia encontram-se no Guião 3 também disponível na página da biblioteca.

×