Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Organizando equipes e perfil de desenvolvedor

173 views

Published on

O mercado não sabe ao certo o que é realmente um desenvolvedor full stack. As empresas e os desenvolvedores acham que é aquele cara super competente em milhões de tecnologias. Como deve ser o perfil de desenvolvedor? Como organizar uma equipe multi funcional e quais problemas podemos enfrentar?

Published in: Leadership & Management
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

Organizando equipes e perfil de desenvolvedor

  1. 1. ORGANIZAÇÃO DE EQUIPES E PERFIL DE DESENVOLVIMENTO
  2. 2. Diego Eis I love work with web. @diegoeis @tableless http://tableless.com.br http://medium.com/@diegoeis http://slideshare.net/diegoeis
  3. 3. FRONT-END
  4. 4. TIMES FUNCIONAIS Pessoas divididas em grupos com especialidades específicas.
  5. 5. Email CLOUD HOSPEDAGEM FRONT-END
  6. 6. ESCALA COM UM TIME PEQUENO
  7. 7. A COMUNICAÇÃO DO TIME É MAIS SIMPLES
  8. 8. MAS SE TORNAM DONOS DE UM PEDAÇO DO PRODUTO
  9. 9. WATERFALL TO ALL THINGS
  10. 10. UX FRONT
 END BACK
 END sysadm in QA
  11. 11. FRONT-END
  12. 12. BACK-END BACK-END QAFRONT-DEV DEV DEV DEV
  13. 13. O QUE É UM DEV FULL STACK? Minha opinião: é aquele desenvolvedor que domina um stack específico de tecnologias e não todas as tecnologias possíveis.
  14. 14. TALENTO E TEMPO PARA SE ESPECIALIZAR
  15. 15. TEORIA DO CHA Competência é a junção de: Conhecimento (teoria) Habilidade (prática) Atitude (disciplina)
  16. 16. TIME Um grupo de pessoas que trabalham em conjunto.
  17. 17. COMPETÊNCIAS COMPLEMENTARES Você nunca verá um time de voleibol com seis levantadores, da mesma forma que nunca verá um time de basquete com cinco pivôs.
  18. 18. PERFIL T Uma especialidade, conhecimentos medianos de várias outras coisas.
  19. 19. PERFIL T Uma especialidade, conhecimentos medianos de várias outras coisas.
  20. 20. DEV DEV DEV DEV BACK-END FRONT- QABACK-END FRONT- QABACK-END FRONT-
  21. 21. TIMES MULTI FUNCIONAIS Um time autônomo, com todas as habilidades necessárias para entregar valor para o usuário.
  22. 22. QUANTO MAIS AUTONOMO, MELHOR As vezes isso significa colocar alguém de marketing, sysadmin, comercial ou qualquer outro integrante que possa contribuir para que o time dependa cada vez menos do mundo externo.
  23. 23. CUIDADO COM A GESTÃO COMPARTILHADA Integrantes que são do time, mas respondem a outros times, exigem coordenação demais, ou coordenação nenhuma.
  24. 24. RESPONSABILIDADES DO ANTIGO TIME FUNCIONAL Há problemas específicos que envolvem a empresa inteira. Sem um time funcional, esses problemas são de todo mundo.
  25. 25. GRUPOS DE INTERESSE Um grupo de pessoas com o mesmo interesse ou com a necessidade de resolver um problema específico.
  26. 26. DEV PRODUTO (A) PRODUTO (B) PRODUTO (C) DEV DEV UX UX UX QA QA QA
  27. 27. SQUADS, CHAPTERS E GUILDS Spotify usa muito esse método de organizar pequenos times para resolver problemas específicos.
  28. 28. OWNERSHIP Se os integrantes dos grupos não se sentirem donos das suas próprias iniciativas, a empresa e todos os times perdem qualidade.
  29. 29. ESTES GRUPOS SÓ FUNCIONAM SE EXISTIR OWNERSHIP Se os integrantes dos grupos não se sentirem donos das suas próprias iniciativas, a empresa e todos os times perdem qualidade.
  30. 30. Amplexos! @diegoeis @tableless diegoeis.com tableless.com.br

×