Successfully reported this slideshow.

More Related Content

Related Books

Free with a 14 day trial from Scribd

See all

Related Audiobooks

Free with a 14 day trial from Scribd

See all

PMPS - Relacionamento

  1. 1. Marcelo Higinio Planejamento App Pampers marcelohiginio.com
  2. 2. Como uma mãe, cujo bebê ainda não nasceu, pode se aproximar de uma marca de fraldas?
  3. 3. Nosso desafio: através do app, trabalhar a proximidade da marca com a futura mamãe durante a gravidez.
  4. 4. Então vamos abordar um público que pensa em fraldas, e até estoca fraldas, mas que ainda não consome fraldas. Elas fazem parte de um nicho valiosíssimo do mercado. A prestação de serviços e geração de produtos especializados no nicho de Gestantes tem crescido estrondosamente. São principalmente produtos/serviços focados na mãe durante os 9 meses de gestação. O Censo 2010 mostra que mais de 80 milhões de mulheres tiveram filhos no país. Grande parte delas na faixa etária entre 20 e 29 anos. Outro segmento que tem ganhado uma certa atenção do mercado foi o de Tentantes, mulheres que tentam engravidar.
  5. 5. Os grandes players do segmento de fraldas descartáveis já perceberam que é um ótimo negócio oferecer conteúdo relacionado a gravidez. TODOS os grandes players usam estratégia de conteúdo para conversar com as gestantes. Mas os players não trabalham com apps para esse público. Tem calculadora de fertilidade para as Tentantes
  6. 6. Segundo pesquisa do Pesquisa Nacional de Saúde 2013, do IBGE, a média da primeira gravidez acontece aos 21 anos. 25 anos para o grupo de mulheres com ensino superior completo. A gravidez está ficando cada vez mais tarde.
  7. 7. Conversei com 3 mães para entender um pouco mais desse universo da gravidez. Mãe 1 Claudia, SP Tem mais de 30 anos, está grávida pela primeira vez com 25 semanas, está esperando uma menininha. Já começou a estocar fraldas. Evita compartilhar muitas coisas nas redes sociais para evitar com que a família fique dando muitos conselhos ou perguntando. Seu marido tem dado muito apoio e suporte. Tem cuidado da sua alimentação para não influenciar negativamente na sua gestação, pretende seguir com uma dieta mais orgânica e menos industrializada para seu bebê. Usa o app Babycenter. Mãe 2 Gabriela, PR Tem pouco mais de 25 anos, engravidou pela primeira vez. O bebê nasceu há pouco menos de 1 ano. Praticamente manteve suas redes sociais abastecidas durante todo o período da gestação. Manteve uma alimentação de qualidade durante a gestação. Participou de alguns fóruns de gestantes para entender um pouco mais sobre a gravidez. Não usou apps relacionados a gravidez, só os apps de redes sociais para compartilhar suas fotos. Mãe 3 Samara, RJ Engravidou com quase 30 anos, o bebê nasceu há 3 anos. Compartilhou algumas fotos nas redes sociais mas não muita coisa. Acredita que ser low-profile é importante para ela e para o bebê. Tem receio de que pessoas mal-intencionadas possam usar informações públicas para o mal. É super defensora de uma dieta orgânica para o bebê. Não usou apps relacionados a gravidez, mas comprou um livro sobre todas as semanas da gravidez.
  8. 8. App Minha Gravidez Hoje Babycenter É um app muito completo para todo o período de gestação. Extremamente informativo. Ele tem um streaming de informações e tarefas relacionadas ao período de gestação do bebê. Além disso, existe uma comunidade extremamente ativa que participa no fórum. No Brasil, o conteúdo tem a chancela da Johnson's baby.
  9. 9. #selfieMom Low-profile mom Organic mom Google mom Analisando o comportamento das mães que entrevistei e do fórum brasileiro do Babycenter, percebi algumas tendências: É a mãe que posta cada segundo da gestação nas redes sociais. É uma contra-tendência à #selfieMom. A alta exposição pode influenciar bastante a gravidez em diversos aspectos. Além do mais, dar explicações é algo desgastante, desde detalhes da gravidez até possíveis complicações que podem levar a um aborto espontâneo. Essa tendência dos não-industrializados é muito forte. Mesmo que ela esteja com tudo, as mães ainda abrem mão de usar a fralda de pano, porque mesmo gerando muito lixo e não sendo tão friendly para o meio ambiente, a praticidade da fralda descartável é indiscutível. Algumas mães chegam no médico com um prontuário pronto gerado pelas diversas opiniões que coletam pela internet. É perigoso, pois nem sempre os veículos que buscam são adequados ou chancelados por alguma entidade responsável.
  10. 10. Um ponto muito importante nessa história toda é que a Gestação, sobretudo a primeira, é uma linda história de 9 meses. Uma história com dramas e alegrias que resultam no nascimento de uma nova vida. Uma história em que cada semana importa, cada minuto importa.
  11. 11. Precisamos de um app seja um grande parceiro nos bons momentos dessa história. Registrando os momentos, oferecendo meios de compartilhá-los e compilando a história num arquivo para a vida. De um jeito fofo. Um ponto em que os outros apps de gravidez falham é o visual e a dinamica do app. A grande maioria dos apps são informativos demais, mas pouco fun. Tanto a mãe como o pai podem ter o app sincronizados. Até outros amigos ou parentes podem sincronizar os apps para acompanhar a gestação. Insight
  12. 12. A história de um grande sonho contada de um jeito divertido. Amor, sonhos, e brincadeiras.App Conceito
  13. 13. Em 3 passos: 1. Ao instalar o app, e é possível escolher a ambientação do app de acordo com o bebê, ou com os pais. Customizar. 2. O app lembra os pais de registrar momentos-chave dessa história com fotos, vídeos, áudios e textos. 3. Quando o bebê nascer, é possível compilar os 9 meses num vídeo para poder guardar ou compartilhar.
  14. 14. Apps similares no mercado App CineMama Basicamente o único app similar nesse quesito é o CineMama. Ainda sim ele não é tão parecido, pois ele dá condições de fazer o timelapse do crescimento da barriga e não necessariamente conta a história da gestação.
  15. 15. Features do app Ele seria fun, com uma timeline fácil de navegar por entre as semanas da gestação. A referência é o mapa de fases do app Candy Crush. • Abertura do app • Login ou cadastro na nuvem • Configurações do app (Customização) • Tela com timeline (estilo Candy Crush) • Uploads de fotos, textos, áudios e vídeos. • Botões de compartilhar em cada ponto da timeline. • Push notifications lembrando os pais de fazer os uploads. • Botão “Nasceu” no final da timeline”, que compila toda a timeline num único vídeo e disponibiliza para salvar ou compartilhar. App • Versão web para acompanhar as publicações na nuvem ou para compartilhar a timeline inteira com amigos. Web/Nuvem
  16. 16. Divulgação do app • Blogueiras que falam sobre gestantes • Links patrocinados para “apps gestantes” “apps gravidas” • Social Ads para a landing-page • Posts nas redes sociais da Pampers • Release para a imprensa • Banners display em sites que falam sobre gestação Comunicação Ativa • Landing-page do app no site da Pampers com final de conversão levando ao botão de download do app. Comunicação Passiva • Página da App Store ou Google Play para download do app. Conversão
  17. 17. KPIs do app • Visitas à landing-page do app • Números de instalações do app • Números de cadastros efetuados na nuvem • Interações por usuários no app • Botão “Nasceu” Acompanhamento da experiência do usuário
  18. 18. Dessa forma, a marca estará intimamente ligada com a história dessa nova família por meio do app. Uma forma de estar presente e ser lembrado de um jeito agradável.
  19. 19. Marcelo Higinio Obrigado. me@marcelohiginio.com +55 11 95874 6663

×