Plano Municipal de Cultura de Olinda -

1,930 views

Published on

O Plano Municipal de Cultura de Olinda é um documento que pretende nortear o fomento e o fortalecimento da cultura na cidade pelos próximos dez anos. O texto foi construído pela Secretaria de Patrimônio e Cultura do município com base nas propostas apresentadas nas duas últimas Conferências Municipais de Cultura e a partir de encontros com grupos e conselhos culturais.

Durante os próximos 30 dias, o material fica acessível na internet para que os olindenses possam fazer observações e acréscimos no documento. Em seguida, o Plano será finalizado e enviado para apreciação na Câmara de Vereadores.

http://www.olinda.pe.gov.br/cultura/renildo-disponibiliza-plano-municipal-de-cultura-para-consulta-publica

Published in: News & Politics
0 Comments
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total views
1,930
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
1,343
Actions
Shares
0
Downloads
12
Comments
0
Likes
0
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Plano Municipal de Cultura de Olinda -

  1. 1. Secretária de Patrimônio eCultura de Olinda
  2. 2. Os Planos Municipais de Cultura sãoinstrumentos de planejamento estratégico deduração decenal, que organizam, regulam enorteiam a execução da Política Municipal deCultura.Seu conteúdo é a expressão viva do desejo,das motivações e das expectativas desegmentos representativos da sociedadebrasileira, para o desenvolvimento da culturae da arte, até 2020.Secretária de Patrimônio e Culturade Olinda
  3. 3. Secretária de Patrimônio e Culturade OlindaObjetivo do PMC é traçar as PolíticasCulturais no município nos próximos 10anos
  4. 4. Secretária de Patrimônio e Culturade OlindaDESAFIOSDesafio 1 - Tornar Olinda uma Cidade Criativa, reconhecida nacional einternacionalmenteDesafio 2 - Ampliar e desenvolver as ações estruturantes para a Culturae garantir recursos para suaExecuçãoDesafio 3 - Criar, requalificar e descentralizar os equipamentosculturaisDesafio 4 - Implementar e promover ações voltadas para o turismoculturalDesafio 5 - Ampliar as ações de valorização e preservação dopatrimônio material e imaterialDesafio 6 - Suprir a carência de informações e indicadores culturaisDesafio 7 - Fortalecimento institucional e integração sistêmica entre asSecretarias do município
  5. 5. Secretária de Patrimônio e Culturade OlindaOPORTUNIDADES- A área preservada, com seu patrimônio material e natural, símbolo deuma historia.- Olinda é potencialmente uma cidade criativa e tem todas as condiçõespara conquistar este reconhecimento nacional e internacionalmenteáreas se destacam: Carnaval, Cultura Popular, Musica, Gastronomia eArtes Plásticas.- O exuberante conjunto visual do Sitio Histórico transforma Olinda emum grande cenário para realizadores de todo pais e do exteriorambientarem suas produções e ocupações.- Os acervos documentais e de bens moveis existentesriqueza da Cultura- Popular Prefeitura ainda direciona mais de 2% do seu orçamento aoórgão gestor da Cultura, o que revela uma compreensão sobre aimportância do setor.- A afirmação de modelos de gestão avançados, democráticos.
  6. 6. Secretária de Patrimônio e Culturade OlindaMETASMeta 1: Sistema Municipal de Cultura 100% implantado até 2023Meta 2: Sistema Municipal de Informações e Indicadores Culturais (SMIIC)100% implantado até 2023Meta 3: Programa de Formação Cultural implantado e seis mil pessoas comacesso a oportunidades de qualificação até 2023Meta 4: Oito equipamentos culturais criados e 12 modernizados até 2023Meta 5: Núcleo de comunicação, vinculado à Secretaria de Patrimônio eCultura de Olinda,implementado até 2016Meta 6: Plano Municipal de Educação Patrimonial implementado econsolidado até 2023Meta 7: Plano de Preservação e Gestão dos Sítios Históricos 100%implantado até 2023
  7. 7. Secretária de Patrimônio e Culturade OlindaMETASMeta 8: Programa de Sustentabilidade do Carnaval criado e implementado até2016.Meta 9: Dez projetos de promoção, desenvolvimento, sustentabilidade eincentivo às linguagens artísticas e manifestações culturais implementadosaté 2020.Meta 10: 20 equipamentos culturais e 3 áreas do Sítio Histórico adequadasaos requisitos legais de acessibilidade e desenvolvendo ações de promoçãoe fruição cultural incluindo pessoas com deficiência até 2023.Meta 11: Pólo de estudos e pesquisas em cultura implementado até 2023.Meta 12: Programa de Turismo Cultural implementado, em parceria com aSecretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico, até 2018.Meta 13: Dez espaços de leitura, implementados, modernizados e comacervos atualizados ate 2020.
  8. 8. Secretária de Patrimônio e Culturade OlindaO QUE É UMA CONSULTORIA PÚBLICA?Consultas Públicas são discussões de temas relevantes, abertas a sociedade, ondese busca subsídios para o processo de tomada de decisão. Espera-se assim,tornar as ações governamentais mais democráticas e transparentes.A Consulta Pública deve contar com a participação, tanto de cidadãos quanto desetores especializados da sociedade, como sociedades científicas, entidadesprofissionais, universidades e representações do setor regulado.
  9. 9. Secretária de Patrimônio e Culturade OlindaBLOG PMC
  10. 10. Secretária de Patrimônio e Culturade OlindaCONSULTA PÚBLICA
  11. 11. Secretária de Patrimônio e Culturade OlindaCONSULTA PÚBLICA
  12. 12. Secretária de Patrimônio e Culturade OlindaPERÍODO DA CONSULTA PÚBLICAA Consulta pública estará no ar de 09 de maio à 09 de Junho de 2013.

×