Exercícios Livro 1 Movimento Uniforme

35,310 views

Published on

Exercícios e problemas resolvidos e respostas do livro Vol 1.

Published in: Education
2 Comments
1 Like
Statistics
Notes
  • desculpa por ter desabafado aqui, mas eu tava precisando:))))))))
       Reply 
    Are you sure you want to  Yes  No
    Your message goes here
  • Dois móveis A e B partem simultaneamente percorrendo uma trajectória com v constantes iguais a 30km/h e 10km/ ambos com movimentos progressivos. O A parte de um local situado a 7km à esquerda da cidade x e o B a 3km à direita da mesma cidade. Determina: a)o instante em que ocorreu a ultrapassagem b)a posição da ultrapassagem c)em que posição enconta-se o B quando o móvel A passa pela cidade d)a distância entre os dois móveis decorrido 3h de movimento
       Reply 
    Are you sure you want to  Yes  No
    Your message goes here
No Downloads
Views
Total views
35,310
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
2
Actions
Shares
0
Downloads
211
Comments
2
Likes
1
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Exercícios Livro 1 Movimento Uniforme

  1. 1. RESPOSTAS DE EXERCÍCIOS DO LIVRO VOL 1 Assunto: CINEMÁTICA - MOVIMENTO UNIFORME – Capítulo 2 Página 44 – Exercícios de Fixação 6. Quando um corpo está em movimento uniforme, com velocidade v, qual é a expressão matemática que nos permite calcular a distancia d que ele percorre após decorrido um tempo t? Δd d R: temos a definição de velocidade v (para velocidade constante) ou v . Se Δt t isolarmos a variável d, teremos d = v.t (esta é a expressão procurada). 7. Usando a expressão solicitada no exercício anterior, calcule: a) A distância percorrida por um carro que se movimenta com velocidade constante v = 54 km/h, durante um tempo t = 0,50 h. R: 27 km b) A velocidade, suposta constante, de um nadador (recordista mundial) que percorre uma distância d = 100 m, em nado livre, em um tempo t = 50 s. R: 2,0 m/s c) O tempo que a luz gasta para vir do Sol à Terra (d = 1, 5 x 10 11 m) sabendo-se que sua velocidade é constante e vale v = 3, 0 x 10 8 m/s. R: 500 s ou 8,3 min 10. Deseja-se calcular a distância que um carro, com velocidade constante v = 72 km/h, percorre em um tempo t = 20 s. a) Qual a providência que se deve tomar antes de substituir estes valores em d = vt ? R: Expressar v e t com a mesma unidade de tempo. b) Sabendo-se que 3,6 km/h = 1 m/s, expresse 72 km/h em m/s. R: 20 m/s c) Feito isto, calcule a distância procurada. R: 400 m Página 64 – Problemas e Testes 1. Os carros A, B, C e D, em um dado instante, estão se movimentando em uma estrada reta e plana com velocidades e posições indicadas na figura deste problema. Para o motorista do carro A (observador em A), quais das afirmativas seguintes estão corretas?
  2. 2. a) O carro B está se aproximando a 130 km/h. b) O carro D está se afastando a 20 km/h. c) O carro B está se aproximando a 10 km/h. d) O carro D está se afastando a 100 km/h. e) O carro D está se aproximando a 20 km/h. f) O carro C está se afastando a 20 km/h. R: (a), (e) e (f) 2. A velocidade dos navios é geralmente medida em uma unidade denominada nó, cujo valor é cerca de 1,8 km/h. Qual a distancia que seria percorrida por um navio, desenvolvendo uma velocidade constante de 20 nós, durante 10 horas? R: Primeiro converta a velocidade de nó para km/h, em seguida use d = v.t . Calculando você terá 360 km. 3. Um trem, cujo comprimento é de 100 m, movendo-se com velocidade constante de 15 m/s, deve atravessar um túnel de 200 m de comprimento. Em um certo instante, a locomotiva está entrando no túnel. Depois de quanto tempo o trem terá saído completamente deste túnel? R: 20 s. Observe que a distância percorrida pelo trem será o comprimento do túnel mais o comprimento do trem.

×