Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Publons (IV Curso SciELO-ScholarOne)

59 views

Published on

O IV Curso de Atualização SciELO-ScholarOne será realizado no dia 13 de Setembro de 2019 no Auditório Governador Carlos Alberto de Carvalho Pinto da FAPESP, em São Paulo. Daremos sequência às experiências bem sucedidas das edições realizadas em 2015, 2016 e 2017. O curso é parte integral do programa de aperfeiçoamento dos periódicos SciELO.

Já são 147 periódicos da Coleção SciELO Brasil que utilizam o sistema, alguns há mais de 7 anos. Desde então, vários periódicos passaram por mudanças em suas equipes ou políticas​ editoriais. Ao mesmo tempo, novos recursos foram inseridos no sistema ScholarOne. O curso tem o propósito de atualizar e nivelar o conhecimento entre as equipes editoriais dos periódicos. ​O Programa SciELO / FAPESP realiza um grande investimento para disponibilizar este serviço e a expectativa é alcançar o melhor uso possível do serviço.

A programação será elaborada com base nas linhas de ação SciELO de Profissionalização, Internacionalização e Sustentabilidade, e abordará conteúdos avançados sobre o uso do sistema ScholarOne, boas práticas, erros comuns, resolução de problemas, dicas de uso, dentre outros.

O conteúdo do curso estará alinhado com os critérios de admissão e permanência na Coleção SciELO Brasil (Outubro/2017) e de que forma o ScholarOne pode ser configurado para ajudar a atendê-los. Os Critérios SciELO Brasil exigem que todos os periódicos indexados devem processar a avaliação dos manuscritos online com um sistema ou serviço próprio ou contratado que atenda os requisitos do SciELO na produção de estatísticas sobre o fluxo de processamento de artigos, como são o número de manuscritos recebidos, porcentagem de rejeitados imediatamente, porcentagem de aprovados após avaliação por editores associados e pareceristas, afiliação nacional e estrangeira dos autores, editores e pareceristas envolvidos. Além do ScholarOne, o SciELO disponibiliza para os periódicos indexados o sistema de submissão OJS (Sistema SciELO de Publicação).

Por fim e não menos importante, o curso promoverá a troca de experiências entre as equipes editoriais dos periódicos participantes que abrangem diferentes áreas do conhecimento.

Published in: Science
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

Publons (IV Curso SciELO-ScholarOne)

  1. 1. Reviewer Connect Reviewer Recognition Publons Partner Dashboard
  2. 2. Importante Parceria SciELO e Clarivate Analytics SciELO fez este investimento para os periódicos brasileiros, pensando na qualidade desses periódicos. Periódicos da coleção SciELO Brasil não tem nenhum custo extra com as ferramentas que serão apresentadas. Tudo já está habilitado, para uso imediato.
  3. 3. Reviewer Connect
  4. 4. Publons Reviewer Connect Encontre automaticamente até 30 sugestões de avaliadores, diretamente no ScholarOne. As sugestões são provenientes de um algoritmo que busca avaliadores dentro da Web of Science & Publons -
  5. 5. Dentro do ScholarOne, na etapa de escolha da seleção do avaliador, escolha o manuscrito. Etapa de Select Reviewers.
  6. 6. Vá para o final da tela.
  7. 7. Já aparecerá automaticamente, até 30 sugestões oriundas da Web of Science e Publons. Sempre utilize as versões de titulos e resumos dos manuscritos em ingles para que o algoritmo do Publons Reviewer Connect possa identificar esses resultados. Escolha o avaliador mais adequado.
  8. 8. Crie esse avaliador como uma opção para a sua escolha e convite.
  9. 9. Se quiser mais informações sobre esse avaliador, sua disponibilidade por exemplo, clique no ícone da lente de aumento.
  10. 10. Verificando as informações sobre o avaliador.
  11. 11. Uma vez incluído o avaliador, na etapa de Reviewer Invitation, o convide.
  12. 12. Selecionando o avaliador, pode modificar o email de convite e enviar.
  13. 13. Caso você queira confirmar se todas as sugestões vindas do Reviewer Connect sejam adequadas, você pode manualmente fazer uma busca direta no site do Publons. Copie o título e resumo do manuscrito através do link ao HTML do manuscrito. E clicando em Dig deeper on Publons.com, abrirá a ferramenta do Reviewer Connect, diretamente no site do Publons, para que possa obter mais sugestões de avaliadores Este também seria o caso para manuscritos com metadados em português, mas, lembre-se, que o algoritmo do Reviewer Connect trabalha adequadamente para metadados em ingles.
  14. 14. Abrindo o Reviewer Connect no Publons, preencha os campos do título e resumo que você copiou do HTML original do manuscrito e nome do autor.
  15. 15. Exclua revisores, se for o caso, e pode estabelecer que a busca seja feita em artigos dos últimos 3, 4 ou 5 anos. E clique em search.
  16. 16. Agora, você pode escolher o avaliador e inclui-lo no ScholarOne manualmente.
  17. 17. Reviewer Recognition
  18. 18. Publons - O avaliador tem o poder de escolher receber reconhecimento de suas revisões, publicamente no Publons, de forma automática. - Através de sua integração com o ScholarOne. - Reviewer Recognition
  19. 19. Como funciona para seus avaliadores ? O Reviewer Recognition permite que você forneça um reconhecimento direto para os seus avaliadores para mante-los com os seus periódicos Avaliador convidado Decisão do editor Publicação Avaliador submete Convite aceito Revisão completa Yes No Publons opt-in Publons verifica se existe uma conta. Se não existe, convida o avaliador a cria-la. Publons automaticamente recupera e trasfere os detalhes da revisão verificada. Perfil atualizado com o registro verificado da revisão. (Nenhuma informação confidencial é mostrada) Add this review to Publons?
  20. 20. Quando o avaliador submete a sua avaliação no ScholarOne, ele terá a opção de solicitar que seja automaticamente carregada no seu perfil do Publons.
  21. 21. A submissão segue o fluxo no ScholarOne e a informação será carregada no perfil do avaliador no Publons de acordo com a política do periódico.
  22. 22. Para o histórico das avaliações anteriories, o avaliador poderá no ScholarOne solicitar o devido reconhecimento.
  23. 23. Outra forma do avaliador carregar informações de avaliações feitas é no seu próprio perfil do Publons, inserindo essas avaliações.
  24. 24. Pode ser através do envio do email de agradecimento da revista para o endereço reviews@publons.com, ou digitando os dados.
  25. 25. Caso sejam digitados os dados da avaliação, esses dados irão para o periódico para que sejam validados.
  26. 26. Uma maneira também automática de receber os créditos de avaliações, é o avaliador em seu perfil no Publons já deixar marcado que quer receber créditos automaticamente.
  27. 27. Marque o quadrado correspondente.
  28. 28. Partner Dashboard
  29. 29. Publons Partner Dashboard Todos os periódicos SciELO já receberam um email com o link do admin dashboard. Caso não o tenham recebido, entrem em contato com a Equipe SciELO. “ Perfis estão amarrados ao endereço de email central do periódico. -
  30. 30. Funcionalidades do Partner Dashboard Tenha uma visão geral de como está a performance de seus periódicos no Publons Insights únicos de seus avaliadores & seus periódicos. Expanda seu grupo de avaliadores encontrando-os ao nível do periódico Gerencie sua presença no Publons Atualize sua configuração
  31. 31. Sempre tem que clicar no nome do periódico.
  32. 32. Para não prejudicar a integração, não modifique nada nessa configuração !
  33. 33. Caso queira incluir alguma avaliação antiga manualmente, você pode fazer o upload diretamente no Publons, através de um arquivo CSV. Basta conter os campos obrigatórios
  34. 34. Clique no nome do periódico
  35. 35. Veja informações sobre os seus avaliadores
  36. 36. Clique no nome da revista
  37. 37. Você vê de onde seus avaliadores são, diretamente no mapa: por país e instituições
  38. 38. Publons faz pesquisa junto aos avaliadores para verificar sua satisfação com a integração com o Publons
  39. 39. Clique no nome do periódico
  40. 40. Avaliações feitas pelos avaliadores do seu periódico, para outros periódicos
  41. 41. Abre a ferramenta do Publons Reviewer Connect para busca de avaliadores diretamente na ferramenta.
  42. 42. Informações sobre os cursos no Publons Academy
  43. 43. Clique no nome do periódico
  44. 44. Veja os avaliadores que expressaram interesse em revisar para o seu periódico
  45. 45. Clique no nome do periódico
  46. 46. Para validar se essas pessoas tem função do corpo editorial do periódico
  47. 47. Clique no nome do periódico
  48. 48. Para validação se essas pessoas são editores do seu periódico
  49. 49. Clque no nome do periódico
  50. 50. Para validar trabalhos que avaliadores tenham adicionado manualmente em seus perfis.
  51. 51. Usuários que tem acesso ao Partner Dashboard
  52. 52. Clque no nome do periódico
  53. 53. Inclua a política de avaliação do periódico
  54. 54. Edite os detalhes para o seu periódico que constarão na página inicial.
  55. 55. Ajuda e documentação do Publons
  56. 56. Dúvidas ? webofsciencegroup.com
  57. 57. Obrigada! webofsciencegroup.com deborah.dias@clarivate.com

×