Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Internacionalização dos periódicos - José Leopoldo F Antunes

273 views

Published on

A VI Reunião Anual do SciELO dará seguimento à disseminação e avaliação dos avanços alcançados das linhas prioritárias de ação em prol da profissionalização, internacionalização e sustentabilidade financeira dos periódicos e da coleção SciELO como um todo que o programa vem promovendo nos últimos anos.

Estas linhas de ação envolvem o aperfeiçoamento das políticas e da gestão editorial com ênfase na transparência, controle de qualidade, eficiência e eficácia dos processos que envolvem a comunicação da pesquisa. Os Critérios SciELO de Indexação, atualizados há dois anos, em setembro de 2014, incorporaram na avaliação para ingresso e permanência dos periódicos na coleção o controle e seguimento sistemáticos da adoção das recomendações das linhas prioritárias de ação.

Uma dimensão importante das linhas prioritárias de ação e, portanto, dos Critérios SciELO Brasil é a sintonia com os avanços e inovações internacionais como um fator essencial para aumentar de forma sustentável a relevância e presença internacional dos periódicos de qualidade publicados no Brasil.

O programa da VI Reunião Anual do SciELO combinará a discussão dos avanços e desafios que enfrentam a profissionalização, internacionalização e sustentabilidade financeira dos periódicos e da coleção com a discussão das tendências internacionais de renovação da comunicação científica, com destaque para a celeridade na publicação dos artigos.

Published in: Science
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

Internacionalização dos periódicos - José Leopoldo F Antunes

  1. 1. Primeira dimensão: a gestão editorial Vantagens: 1. Relatórios gerenciais; 2. Comunicação em inglês; 3. Agilização de fluxos.
  2. 2. Segunda dimensão: publicação em inglês Publicação concomitante em português e inglês
  3. 3. Terceira dimensão: afiliação de autores estrangeiros revisores ad hoc editores científicos e associados
  4. 4. Terceira dimensão: afiliação de autores estrangeiros revisores ad hoc editores científicos e associados
  5. 5. Melhora ou piora a qualidade editorial? Internacionalização ou estrangeirização?
  6. 6. Muitos pesquisadores brasileiros, ligados a instituições no Brasil, têm enorme projeção internacional...
  7. 7. Muitos temas de saúde pública no Brasil têm enorme projeção internacional...
  8. 8. Integração Sul - Sul

×