Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Abel L Packer - O futuro é aberto

21 views

Published on

A Conferência SciELO 20 Anos abordará e debaterá – em três dias de programação – as principais questões conceituais, políticas, metodológicas e tecnológicas que definem o estado da arte da comunicação científica e as tendências e inovações que estão moldando o futuro da publicação científica aberta e as relações com os periódicos em Acesso Aberto de hoje, em especial os da Rede SciELO.

O programa da conferência está organizado em torno ao alinhamento dos periódicos e a operação do SciELO com as práticas da ciência aberta, como a publicação dos dados das pesquisas, o aceleramento dos processos editoriais e de comunicação por meio da publicação contínua dos artigos e adoção de preprints, maximização da transparência nos processos de avaliação e fluxos de comunicação, e a busca por sistemas mais abrangentes para a avaliação de pesquisas, artigos e periódicos.

Antes da Conferência, terá lugar a Reunião Rede SciELO, quando serão debatidos o desempenho dos periódicos e do Programa SciELO e o seu aperfeiçoamento segundo as linhas de ação que guiarão o seu desenvolvimento para os próximos cinco anos.

A celebração dos 20 anos do SciELO constitui um marco e um momento especial para promover o avanço da globalização da comunicação científica e do movimento de acesso aberto de modo inclusivo em relação às diversidades de áreas temáticas, geográficas e idiomas da pesquisa científica.

Published in: Science
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

Abel L Packer - O futuro é aberto

  1. 1. o futuro é aberto...
  2. 2. o futuro é aberto– o caminho do SciELO a semana SciELO 20 Anos é o fórum que marca o avanço do Programa SciELO para o modus operandi da ciência aberta a condução é orientada pelos princípios do Programa SciELO e as linhas prioritárias de ação 2019-23 outubro–dezembro – sistematização das conclusões e recomendações da semana SciELO 20 Anos avanços – critérios de indexação das coleções nacionais políticas editoriais dos periódicos 2019-2023 – implantação progressiva • autores com maior controle sobre a publicação dos resultados das suas pesquisas • periódicos em situação mais transparente e fundamentada científica, ética e operacionalmente para avaliar as pesquisas • manuscritos de melhor qualidade
  3. 3. o futuro é aberto– as grandes questões
  4. 4. o futuro é aberto– as barreiras a América Latina é a Região do mundo que proporcionalmente mais publica em acesso aberto fragilização das políticas públicas de apoio aos periódicos – gestão das assimetrias na Rede SciELO sistemas de avaliação de pesquisa baseados principalmente no fator de impacto
  5. 5. o futuro é aberto– as fortalezas / expectativas globalização inclusiva também como ciência aberta centralidade nas boas práticas ambiente aprendiz e informado colaboração internacional vs vantagem competitiva profissionalização, internacionalização e sustentabilidade .... Obrigado ! rotas rumo a universalização do acesso aberto

×