Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Material de divulgação do troca troca 2010

3,912 views

Published on

Published in: Business, Technology
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

Material de divulgação do troca troca 2010

  1. 1. COLÉGIO MUNICIPAL MARIA LUIZA DE MELO KOBRASOL – SÃO JOSÉ – SC RUA: JOSÉ FERMINIO DE NOVAES S/N°. FONE: (48) 3259.3222 Troca - troca Literário 2010 1) Professora : Juliana Ferreira da Silva Turmas: Educação Infantil I e 1º ano 14 BRINCAR DE VERDADE Marta D. Martins - Edições Cuca-Fresca Este livro nos ajuda a não deixar morrerem as nossas brincadeiras de infância, aquelas que nos entretinham durante horas nas varandas e quintais. São brincadeiras que fazem parte de nossa cultura, de nossa história, e devem ainda servir comoatividades lúdicas em escolas e em família. Texto poético que faz uma releituraespiritual com 11 brincadeiras infantis. No final do livro é descrito "como sebrinca". 2) Professora : Rosilene Santana Turma: Educação Infantil II GIRAFINHA FLÔR FAZ UMA DESCOBERTA Therezinha Casasanta - Editora do Brasil A doce GIRAFINHA FLOR estava se sentindo muito sozinha. Achou que não tinha amigos, que não tinha ninguém e decidiu ir à cidade buscar um remédio para esse problema. Porém, o remédio estava bem ali, e ela conseguiu perceber a tempo como era cercada de bondosos amigos. A GIRAFINHA fez uma excelente DESCOBERTA. 3) Professora : Patrícia Alexandre Moratelli Turma: 1º ano 11 CADÊ O DOCINHO QUE ESTAVA AQUI ? Maria Ângela Resende - Editora Formato Em uma releitura da parlenda Cadê o toucinho que estava aqui?, o texto "dialoga" com as perguntas e respostas que conduzem a brincadeira (por exemplo: "Foi pro mato." "Que mato? O mato sem cachorro? Mato Grosso? ou "Água apagou! "A água da chuva? Do rio? Do mar? A água-de-cheiro? A água da Fonte do Tororó?, e assim por diante).
  2. 2. Esse diálogo é construído pela intertextualidade referência a outros textos,personagens, cantigas, como o Gato de Botas, Julinho Gatinho (da ColeçãoCasa Amarela), a Fonte do Tororó, o Boi da Cara Preta, a Galinha Ruiva ou ados Ovos de Ouro, ou por elementos de outras tradições (como os ovos dePáscoa), personagens folclóricas (o Saci), elementos do cotidiano (milho depipoca, galinha choca), expressões idiomáticas (mato sem cachorro, ovo deColombo...) O enredo é simples, de estrutura circular: a história começa e"termina" com uma avó e seus netos procurando o gato fujão que comeu o"docinho que estava aqui.” 4) Professora : Lucineide Jeski de Souza Turmas: 1º ano 12 e 1º ano 13 BRINCADEIRAS DE RODA Denise Rochael - Editora Formato O texto (curto, bem simples) fala de brincadeiras tradicionais de roda: miudinho, corre-cutia, pega-rato, cirandinha... E é "comentado" por ilustrações grandes, coloridas, e ampliado por vinhetas em preto-e-branco que margeiam todas as páginas no alto e embaixo. 5) Professora : Sandra da Silva Turma: 1º ano 15 MARÉ AMARELINHA Denise Rochael - Editora Formato Texto poético, ritmado, sobre a maré, brincadeira popular e tradicional no Brasil. 6) Professora : Edoarda Gerent Voges Turma: 1º Ano 16 DORMIR FORA DE CASA Ronaldo Simões Coelho - Editora FTD Uma garotinha vai passar o dia na casa da amiga e dormir fora de casa pela primeira vez. Durante o dia, elas brincam juntas e tudo é alegria. Mas a noite
  3. 3. chega, tudo fica diferente e não parece tão divertido. Será que é saudade damamãe? 7) Professora: Kátia Cristina Vieira e Maria Lúcia Florinda Turma: 1º ano 17 É MEU Telma Guimarães Castro Andrade – Editora do Brasil É dia do brinquedo na escola. Uma boneca-faz-tudo, um gato mia e pula e um ursinho que repete tudo que houve... A cada semana Patrícia leva alguma coisa diferente, o que seria muito divertido se ela emprestasse e dividisse com os colegas. Mas isso logo muda. Com a ajuda do ursinho, ela percebe que ser egoísta não é nada divertido. 8) Professora : Rosimere Patricio de Lima Gomes Turmas: 2º ano 21 e 2º ano 23 RIMA OU COMBINA? Marta Lagarta – Editora Ática O livro apresenta 4 poemas distintos: 1. Voa ou não voa? 2. Rima ou combina? 3. Caroço ou semente? 4. Pêlo ou cabelo? Todos têm a mesma estrutura: começam afirmando certa qualidade de dois ou três objetos, animais, frutas ou crianças, para em seguida negar/comparar ou colocar em dúvida com outra característica ou situação. Versos brincantes que exploram semelhanças e diferenças entre o significadodas palavras e seus sons. Abordagem leve e divertida, enriquecida pelaexuberância de cores das ilustrações de Suppa. 9) Professora : Adriana Medeiros Salles Vieira Turma: 2º ano 22 TUDO EM CORES E OUTRAS POESIAS Valéria Belém - Companhia Editora Nacional Sentir é coisa da gente. Palavras também são. Junta tudo, mistura e solta: vira verso, vira rima. Como estas histórias de meninas, de meninos que sonham tanto - e experimentam a vida como um algodão doce.
  4. 4. 10) Professora : Eni Tasca Turma: 2º ano 24 REMAR, RIMAR (Coleção Dó-Ré-Mi-Fá) Teresa Noronha - Editora Scipione Aos poucos, o olhar infantil desvenda o mundo: a casa do jabuti, o sobe-e-desce do elevador ou o barulho do relógio. Descobertas de criança em linguagem poética, cheia de rimas e ritmo.11) Professora : Karina Raimundo Turma: 2º ano 25 A POESIA DO ABC Alcides Buss - Edições Cuca-Fresca Poesia do ABC é um prato requintado a qualquer leitor, seja ele criança ou adulto. Os poemas, ao serem lidos, contam e dançam em nossa “língua”, ao mesmo tempo que agradam o coração. O autor consegue fazer poesia com simplicidade, harmonia e inteligência, respeitando o pequeno leitor e enriquecendo as nossas letras.12) Professor : Tarcísio da Silva Turma: 2º ano 26 POMAR DE PALAVRAS Alcides Buss - Edições Cuca-Fresca Este delicioso pomar de poemas apresenta às crianças o pomar da língua, para que nele colham livremente frutos poéticos. Eis a proposta do professor e poeta Alcides Buss. Os poemas deste livro ganham sabor e cor com belas ilustrações.
  5. 5. 13) Professoras : Elisângela Nunes Silva Dias - 3º ano 31 Fabíola Schmidt – 3º ano 34 A BRISA E A FLOR Iza Ramos de Azevedo Souza - Editora do Brasil Descontente por ter de ficar presa ao chão por toda a sua vida, uma florzinha segue os conselhos do Girassol e pede à Fada Primavera que a ajude a se transformar numa flor voadora. A florzinha tem seu desejo atendido, no entanto terá de passar por muitas dificuldades antes de conseguir o que quer. A autora Iza Ramos de Azevedo Souza nosmostra como a confiança e a perseverança podem ajudar a transformar nossosmaiores sonhos em realidade. 14) Professoras : Rosane Nunes Farias - 3º ano 32 Ana Maria Neves Faust – 3º ano 36 QUEM VAI SALVAR A VIDA ? Ruth Rocha - Editora: FTD Wenceslau, o pai, nunca derrubou uma árvore. Shirlei, a mãe, nunca botou fogo na floresta amazônica. O pai até pregou um autocolante no vidro do carro: “Defendam o meio ambiente!”. Mas, para Tiago, o filho, isso era muito pouco. Motivado pelas aulas de Ciências, Tiago e depois todaa família acabam se envolvendo “para não estragar o mundo ainda mais doque já estragaram”. 15) Professora : Maysa Martins Raimundo Turma: 3º ano 33 A GRANDE ASSEMBLÉIA Therezinha Malta Inhancjara da Silva - Editora do Brasil O agente LIX-2 é enviado do planeta XPO para fiscalizar os níveis de poluição no planeta Terra. Para cumprir a sua missão, procura meios de conscientizar o homem sobre as conseqüências de um planeta poluído, incentivando a coleta seletiva de lixo.
  6. 6. 16) Professora : Cristiane Maria Pereira Turma: 3º ano 35 O MENINO QUE QUASE MORREU AFOGADO NO LIXO Ruth Rocha – Editora FTD Ronaldinho era um garoto comum, mas com uma característica muito forte: não gostava de arrumação, de limpeza, de jogar lixo fora... Um dia, os pais do Ronaldinho foram viajar e o menino ficou sozinho em casa. Como ele não gostava de arrumação, de limpeza, de jogar lixo fora, a sujeira foi acumulando, acumulando e... Você nem pode imaginar o que aconteceu...17) Professora : Nayme Fogaça Laureano / Cristiane Maria Pereira Turma: 4º ano 41 A VOLTA AO MUNDO EM 80 BICHOS José Santos – Editora Nacional Cada leitura é uma viagem para um lugar diferente, e cada lugar do mundo tem bicho de tudo que é jeito. Este livro é um convite para que o leitor embarque nessa viagem de aventura e poesia, aprendendo sobre bichos e lugares que farão a imaginação rodar o planeta.18) Professora : Tânia Fátima Machado Cardoso Turmas: 4º ano 42 e 4º ano 46 RECEITAS DE OLHAR Roseana Murray – Editora FTD Este livro de poesia se parece com os de culinária. Em ambos há ingredientes. Nos de culinária os ingredientes são palpáveis e costumam contar com a precisão das medidas. As receitas deste livro, em geral, não vão ao fogo e muito menos à geladeira. Não ensinam, sugerem. Falam das novas possibilidades, das esperanças, das descobertas dos gestos simples e delicados.
  7. 7. 19) Professora : Adriana Menezes de Oliveira Galo e Luciane Maria Kuerten Goulart Turma: 4º ano 43 OGRO Tatiana Belinky – Editora Saraiva Desperdício de energia e desperdício de água são os principais ingredientes para invocar o arauto do blecaute, o temível Ogro do Apagão! Ele irá pedir ajuda a seus horríveis súditos para infernizar a vida de uma cidade. Com esse monstro por perto, a cidade grande vive uma enorme confusão por causa da falta de energia elétrica. Somente os habitantes da cidade, realizando atos de cidadania, solidariedade e responsabilidade, poderãomanter afastado esse fantasma ou melhor, esse OGRO DO APAGÃO! 20) Professora : Judith Olga da Silva Carvalho Turma: 4º ano – turma 44 TALISMÃ DO TIBET Anna Flora - Editora: FTD As crianças daquele prédio vivam inventando jogos e brincadeiras, que variavam conforme a moda. Já houve a mania de virar bafo com figurinhas plastificadas, de brincar de ioiô com luz, de amassar gelecas e de colecionar girinos venuzianos. Mas a confusão mesmo aconteceu com os talismãs que o seu Manoel vendia, dizendo que vinham do Tibet. Elesfizeram tanto sucesso no prédio e na escola que o seu Manoel até subiu opreço de 8 para 20 reais a unidade.Um dia, o talismã do Tiago quebrou. Triste, ele começou a juntar os pedaços.Teve então uma surpresa... 21) Professora : Marta Marciana da Silva e Silvana Laureci Chaves da Silva Turma: 4º ano 45 A FADA SEMPRE-VIVA E A GALINHA -FADA Sylvia Orthof - Editora: FTD A fada Sempre-Viva é original, diferente e muito criativa. Vive em uma casa encantada e se veste como uma vovozinha levada. Sabe fazer tudo o que uma boa fada
  8. 8. sabe fazer: transformar abóboras em carruagens, sapos em príncipes, além deoutros feitiços bacanas.Só que agora Sempre-Viva precisa atender ao pedido de um rei muito exigenteque adora bolos! E agora, como Sempre-Viva atenderá ao pedido do rei? 22) Professora : Rosele Coelho Martins Turmas: 4ª série 401 e 4ª série 403 O SONHO DE ÍCARO Adaptação de Adriana Bernardino – Editora FTD Perseguidos por Minos, rei de Creta, e por uma misteriosa perdiz branca, Ícaro e seu pai, Dédalo, não têm outra alternativa a não ser apostar no sonho de conquistar os céus. Uma história recheada de talento, inveja, terror e valentia... 23) Professoras: Fabíola Schmidt - Turma: 4ª série 402 Professoras: Ivanete Terezinha Bez Tieppo - Turma: 4ª série 405 O TEAR DAS MOIRAS Adaptação de Adriana Bernardino – Editora FTD Divindades do destino, as três Moiras são também conhecidas como Parcas, na mitologia romana. Filhas da Mãe da Noite, a força mais antiga do Universo, provocam medo nos mortais e têm o respeito dos deuses, pois são as responsáveis pelos fios da vida. Certa vez, as irmãs distraem-se com os encantos de Apolo e acabam conduzindo de forma surpreendente os destinos dosapaixonados Admeto e Alceste. 24) Professora : Cristiani Souza Turma: 4ª série 404 A BELEZA DE NARCISO Adaptação de Adriana Bernardino – Editora FTD Filho da ninfa Liríope e do rio Céfiso, Narciso era a mais bela criatura em toda a Grécia. As ninfas e as jovens apaixonavam-se perdidamente por ele, mas Narciso tornou- se insensível aos afetos dos demais e só se importava com os próprios sentimentos. O destino de Narciso é a maior lição da mitologia sobre os
  9. 9. perigos do egoísmo exacerbado para o homem. 25) Professora : Karla Patrícia Chequetto Turma: 4ª série 406 A CAIXA DE PANDORA Adaptação de Adriana Bernardino – Editora FTD Prometeu era um titã, criatura gigante e imortal. Quando houve a terrível guerra entre deuses e titãs, fingiu estar ao lado dos deuses, ganhando sua proteção. Alguns anos depois, porém, roubou-lhes o fogo e entregou-o aos homens, pelos quais tinha imenso carinho, pois os havia modelado, um a um, com barro e lágrimas.Por sua desobediência, foi acorrentado no Monte Cáucaso por 300 anos. Suamaldição era ser torturado, todos os dias, por uma águia que lhe destruía ofígado. A irresistível Pandora (em grego, "todos os dons") e sua caixa foram asarmadilhas enviadas por Zeus a Epimeteu, irmão de Prometeu, para castigar atodos. 26) Professora : Maristela Souza Turma: 4ª série 407 O OURO DE MIDAS Adaptação de Adriana Bernardino – Editora FTD Midas era um ambicioso rei que governava a cidade mais florida da Grécia: Frígia, local que atraía inúmeros visitantes, seduzidos por sua incomparável beleza. No entanto, desde que seus olhos fitaram pela primeira vez o ofuscante brilho do ouro, uma incontrolável e cega paixão o possuiu.Dionísio, deus do vinho, alimenta a obsessão do rei e concede a ele o poder detransformar qualquer coisa em ouro... Tornou-se Midas, o homem mais feliz daAntigüidade?

×