Condições Sanitárias e de Conforto nos Locais de Trabalho - NR 24

12,558 views

Published on

Published in: Education
0 Comments
7 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

No Downloads
Views
Total views
12,558
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
8
Actions
Shares
0
Downloads
383
Comments
0
Likes
7
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Condições Sanitárias e de Conforto nos Locais de Trabalho - NR 24

  1. 1. NR – 24 Condições sanitárias e de conforto nos locais de trabalho
  2. 2. NR - 24 Instalações Sanitárias (banheiros);  Vestiários; Refeitórios;  Cozinhas; Alojamentos.
  3. 3. Instalações Sanitárias (banheiros) O mictório deverá ser de porcelana, ou outro material equivalente, sempre provido de descarga provocada ou automática;  Os mictórios de uso individual devem obedecer uma distância de 0,62 cm entre eles;  Os lavatórios deverão, em locais insalubres obedecer uma escala de 1 torneira para cada 10 funcionários, e em locais normais a escala é de 1 torneira para cada 20 funcionários.  O lavatório deverá ser provido de material para a limpeza e secagem das mãos, proibindo-se o uso de toalhas coletivas;  As cabines sanitárias deverão ser individuais, com ventilação;  Os banheiros dotados de chuveiros, deverão: •Dispor de água quente e fria; •Obedecer a escala de 1 chuveiro para cada 10 funcionários.
  4. 4. Instalações Sanitárias (banheiros) Correto Incorreto
  5. 5. Vestiários Em todos os estabelecimentos industriais e naqueles em que a atividade exija troca de roupas ou seja imposto o uso de uniforme, deverá haver local apropriado para vestiário dotado de armários individuais, observada a separação de sexo; Deverão ser colocadas telhas translúcidas para melhorar a iluminação natural; Dispor de cabines individuais; Dispor de armários.
  6. 6. Refeitórios O refeitório é exigido em empresas que tenham acima de 300 trabalhadores. O refeitório deverá ser instalado em local apropriado, não se comunicando diretamente com as instalações sanitárias e locais insalubres ou perigosos ; Bem iluminado; Ventilação e iluminação de acordo com as normas fixadas na legislação federal, estadual ou municipal; Água potável, em condições higiênicas, fornecida por meio de copos individuais, ou bebedouros de jato inclinado; Mesas e assentos em número compatível ao de funcionários.
  7. 7. Refeitórios
  8. 8. Cozinhas Deverão ficar adjacentes aos refeitórios e com ligação para mesmos, através de aberturas por onde serão servidas as refeições; os Deverão ter pé-direito de 3,00m no mínimo; As portas deverão ser metálicas ou de madeira, medindo no mínimo 1,00m x 2,10m; Todo utensílio utilizado, deve ser de material de fácil higienização; É indispensável que os funcionários da cozinha encarregados de manipular gêneros, refeições e utensílios disponham de sanitário e vestiário próprios, e que não se comunique com a cozinha.
  9. 9. Alojamentos A capacidade máxima de cada dormitório é de 100 operários; Não é permitida a locação de mais de duas camas na mesma vertical; As janelas dos alojamentos deverão obedecer a metragem de 0,60m x 0,60m no mínimo; Nos alojamentos deverão ser instalados bebedouros;

×