Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

J.R.R.Tolkien

760 views

Published on

Trabalho realizado no âmbito da disciplina de Português,

Published in: Education
  • Be the first to comment

J.R.R.Tolkien

  1. 1. Em 1992, comemorou-se o centenário do nascimento de John Ronald Reuel Tolkien, o maior escritor de fantasia se todos os tempos. Tolkien criou um mundo que fez cenário para os seus livros. O seu mundo tem a sua própria história e as suas próprias raças, que são exploradas em livros com “O Senhor dos Anéis”, “O Hobbit” e “O Silmarillion”.
  2. 2. Filho de pais ingleses, Tolkien nasceu na cidade de Bloemfontain na África do Sul a 3 de janeiro de 1892. Depois de ter perdido o seu pai, John, juntamente com a sua mãe e o irmão, mudou- se para a Inglaterra. Aí, John concorreu a uma vaga na Escola King Edwards em Birmingham, tendo sido aceite num segundo exame. Depois a morte da sua mãe, John mudou-se para Oxford, onde foi aceite na Universidade, tendo ganho um prémio numa exposição na Universidade de Exeter.
  3. 3. Em 1915, John licenciou-se em Literatura Inglesa e formou-se como tenente nos Fuzileiros de Lancashire. Em 1922, casou-se com o grande amor da sua infância Edith Bratt. Nesse mesmo anos, foi enviado par Somme, em França pelos fuzileiros, onde assistiu aos grandes horrores da Primeira Guerra Mundial. Mais tarde regressou a cas, onde passou a sofrer de um trauma pós-guerra.
  4. 4. Em 1917, nasce o primeiro filho de Tolkien, John. Nesse ano começou a trabalhar como assistente na criação do “Dicionário de Inglês de Oxford”. Uma ano mais tarde, nasce o seu segundo filho Michael. Em 1921, John começa a lecionar na Universidade de Leeds. Três anos mais tarde, torna-se professor de inglês na Universidade de Leeds. Nesse mesmo ano, nasce o seu terceiro filho Christopher.
  5. 5. Em 1925, John mudou-se para Oxford, tornando-se professor na Universidade de Pembroke. Quatro anos mais tarde, nasce a sua primeira filha Priscilla. Durante esse tempo, Tolkien começou a escrever uma série de mitos e lendas da Terra-Média, que viriam a ser compilados em “O Silmarillion”. Em 1933, começou a contar aos seus filhos a história de uma simpática criatura Bilbo. Foi baseado nessa personagem que Tolkien escreveu “O Hobbit”. Tendo sido terminado em 1936, este livro foi publicado um ano mais tarde por Stanley Unwin que, devido ao enorme sucesso que teve, exigiu logo a Tolkien uma sequela.
  6. 6. Em 1945, Tolkien torna-se professor de Inglês na Universidade de Oxford, posição que manteve até à sua reforma em 1959. Em 1948, completa a sequela de “O Hobbit”, “O Senhor do Anéis”. As duas primeiras partes “A Irmandade do Anel” e “As Duas Torres” são publicadas em 1954. Uma não mais tarde a terceira parte “O Regresso do Rei” é publicada.
  7. 7. Depois de ter recebido vários prémios e honorários (um dos quias de Sua Majestade, a Rainha Isabel II) e da morte de Edith, J.R.R.Tolkien morre a 2 de setembro de 1973, num hospital privado de Bournemoth, deixando ao seu filho Christopher “O Silmarillion”, que foi publicado por este em 1977.

×