Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

A perspetiva de kuhn acerca do desenvolvimento da ciência

Sintese esquemática das ideias de Kuhn acerca da evolução da ciência.

Related Books

Free with a 30 day trial from Scribd

See all
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

A perspetiva de kuhn acerca do desenvolvimento da ciência

  1. 1. A perspetiva de Kuhn acerca do desenvolvimento da ciência Eliminação das anomalias através de reajustamentos e/ou reformulações do paradigma dominante Ciência extraordinária Revolução científica (instauração de um novo paradigma incomensurável com o anterior)Crise (durante este período, o paradigmadominante é posto em causa pelacomunidade científica).Anomalias (enigmas que resistem àstentativas de resolução dentro do paradigmaem vigor).Ciência normal (atividade doscientistas segundo o paradigma dominante,consiste na resolução de enigmas oupuzzles).
  2. 2. A evolução e a objetividade na ciência – Popper e KuhnPopper = a ciência evolui por um processo de eliminação de erros (em que sobrevivem as teorias maisaptas). Há uma aproximação progressiva à verdade. A ciência desenvolve-se de forma contínua e é objetiva(permite-nos obter uma imagem cada vez mais adequada da realidade).Kuhn = a ciência evolui contínua e cumulativamente ( no período da ciência normal) e descontinuamente(através das revoluções científicas). Como os paradigmas são incomensuráveis, não se pode afirmar que o novoparadigma se encontra mais próximo da verdade que o anterior. A ciência tem uma objetividade limitada (nãopodemos saber qual dos paradigmas nos dá uma imagem mais adequada da realidade).Exemplo: Geocentrismo versus heliocentrismo A professora: Sara Raposo.

×