Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Base nacional comum curricular cepeja cópia

2,972 views

Published on

pequeno resumo da ideia central de um currículo comum nacional.

Published in: Education

Base nacional comum curricular cepeja cópia

  1. 1. BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR 21/09/2015 Renato Janine Ribeiro Ministro da educação
  2. 2. MOVIMENTO PELA A BNCC  PRINCÍPIOS ADOTADOS: 1- Foco nos conhecimentos, habilidades e valores essencias, que todos devem aprender para o seu pleno desenvolvimento e o desenvolvimento da sociedade; 2- clareza e objetividade; 3- fundamentação em evidências de pesquisas nacionais e internacionais; 4- obrigatoriedade para todas as escolas do país; 5- diversidade como parte integrante; 6- respeito á autonomia dos sistemas de ensino para a construção dos seus currículos, e das escolas para construção dos seus projetos políticos-pedagógicos; 7- colaboração, União, estados e municípios e com realização de consultas públicas.
  3. 3. OS PROTAGONISTAS DA BNCC - professores, secretarias estaduais e municipais de ensino, associações profissionais e científicas, sociedades civis organizadas, estudantes da Educação Básica e de cursos de licenciatura e demais atores envolvidos nessa temática. Em diferentes momentos de seu processo, alguns personagens ganham ainda mais protagonismo. Na atual fase, a Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação conta com um Comitê de Assessores que trabalha na produção de uma proposta preliminar da BNC com o apoio de uma comissão de 116 especialistas, organizados em comissões por área/componente curricular/etapa da educação básica.
  4. 4. O QUE É A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR?  A Base Nacional Comum Curricular (BNC) vai deixar claro os conhecimentos essenciais aos quais todos os estudantes brasileiros têm o direito de ter acesso e se apropriar durante sua trajetória na Educação Básica, ano a ano, desde o ingresso na Creche até o final do Ensino Médio. Com ela os sistemas educacionais, as escolas e os professores terão um importante instrumento de gestão pedagógica e as famílias poderão participar e acompanhar mais de perto a vida escolar de seus filhos.
  5. 5. Se apresenta entre áreas do conhecimento e componentes curriculares Linguagem Matemática Ciências da Natureza Ciências Humanas Língua Portuguesa Língua Inglesa Arte Educação Física Ciências Química Biologia Física Geografia História Ensino Religioso
  6. 6. FOCOS DO ESTUDO E DISCUSSÃO Formação dos professores Objetivos de aprendizagem Material didático
  7. 7. ACESSE!! PARTICIPE!! basenacionalcomum.org.br

×