Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Culture Book Samba Tech

8,471 views

Published on

Saiba quais os valores e características que fazem parte da cultura de uma das melhores empresas para se trabalhar no Brasil - a Samba Tech.

Published in: Business
  • Be the first to comment

Culture Book Samba Tech

  1. 1. FAMÍLIA FAMÍLIA... Muito além do sobrenome, prêmios e títulos, uma família é definida pela sua história, seus valores, afinidades, diversidade, ritos, mantras e um propósito. A união de tudo isso é o que chamamos de Cultura. E é sobre isso que vamos contar adiante.
  2. 2. A cultura de uma empresa é moldada pelos ritos diários. Ela nunca é imposta e não acontece de uma hora pra outra. • Você não acorda num dia e fala: “todo mundo vai usar bermuda hoje”. Ou pior: coloca uma mesa de sinuca e um vídeo- game e fala “agora minha empresa vai ser descolada”. • São as atividades que você faz constantemente que se tornam ritos. Nenhuma empresa apenas decide e impõe sua cultura.
  3. 3. 01 Próposito da empresa, aonde ela quer chegar. 02 03 O que ela faz e acredita, algo compartilhado e presente no dia a dia. A maioria das pessoas brilhantes trabalham por um próposito, pelo que se identificam. Cultura é a tangibilização dos valores de uma empresa
  4. 4. São as crenças e estilo dos líderes que moldam a cultura de uma empresa. Tudo que guia a empresa começa da ideia do fundador e vai fluindo para os líderes, que desaguam nos seus times. Isso cria a identidade da empresa. É a forma como os processos e ações acontecem no dia a dia.
  5. 5. } Quando a cultura é consolidada internamente, todas as ações serão baseadas nela. Desde o processo seletivo essas características são consideradas. É papel dos funcionários assimilar, seguir e defender a cultura.
  6. 6. É a forma como as pessoas lidam no dia a dia com tudo o que acontece na empresa. É caracterizado pelo clima, relacionamento interpessoal e atividades no escritório.
  7. 7. As pessoas são o grande ativo de qualquer empresa. A forma como as pessoas interpretam e agem em cima dos valores da empresa é o que compõe a cultura. Por isso, alinhamento e transparência são vitais.
  8. 8. Cultura é a alma da empresa e é a base que vai sustentar todas as ações.
  9. 9. Somos a 4ª melhor empresa de TI para se trabalhar no Brasil E temos um orgulho enorme disso! Por quê? Porque isso chancela nosso cuidado com a cultura e com as pessoas!
  10. 10. Aqui as pessoas acreditam que essa é a revolução da comunicação, uma forma de gerar receita na internet e principalmente, um poderoso meio de transforma a vida das pessoas e empresas.
  11. 11. Essas são nossas marcas e o retrato da #famíliaSamba Temos espírito jovem: somos pró-ativos, dinâmicos e ágeis. 01 Nosso dia a dia é descontraído: passamos tempo demais no escritório para ele ser um lugar chato. 02 Inovação é o nosso DNA: é o que nos move e o que nos tira da zona de conforto. 03
  12. 12. Respeitamos todos os gêneros, orientações e pluralidades. Somos uma empresa que preza pelo perfil e caráter - não pela aparência e estilos. Aqui a gente te estimula a ser você mesmo.
  13. 13. SAMBA+ABELHA Samba: Orgulho de ser brasileiro e algo que represente bem o nosso país. Abelha: pequena, rápida, muda de direção de forma ágil e trabalha em conjunto nas colmeias. Eu sou a Zuzu!
  14. 14. Quais as nossas competências? competências?
  15. 15. NA SAMBA CLIENTE É REI!
  16. 16. Sucesso do cliente é mais do que uma área, é uma parte importante da cultura da empresa. só ganhamos dinheiro se nossos clientes ganharem dinheiro. “ ” Todos somos fanáticos pelo cliente e temos uma lei interna que diz:
  17. 17. • Entendemos as necessidades do cliente, sabemos lidar com elas e temos empatia para resolver possíveis problemas. • Informações transparentes para o cliente. • Somos mais pró-ativos do que reativos para resolver qualquer problema e fazer o cliente ter sucesso. • Entendimento das soluções e do que é sucesso do cliente por parte de todos.
  18. 18. 2- Sede por aprendizagem Temos sede de aprendizado e de consumir conteúdo novo. Somos uma empresa de tecnologia que precisa se atualizar a todo o momento. O mercado é muito dinâmico e exige que a gente esteja sempre adquirindo conteúdo novo. Quanto mais a gente aprende, mais a gente se torna produtivo e mais a gente consegue ensinar.
  19. 19. • Leituras diárias. • Desafios e possibilidade de estar sempre trabalhando com o que há de mais moderno em tecnologia e processo.
  20. 20. • Já ganhamos mais de 10 prêmios de Inovação que chancelam essa nossa característica. • Somos uma empresa que sempre trabalha com high- tech e estimula a inovação por parte dos funcionários. Inovação está ligada à ação, e ação está ligada à pró-atividade. Somos extremamente pró-ativos. Inovação pra Samba não é ter uma área focada em criatividade: é algo cultural.
  21. 21. Liberdade para experimentar. Teste e Fail Fast: somos do tipo “testa aí pra gente ver”.
  22. 22. Definimos um tema e montamos times (com pessoas da área de negócios também) . Take Away: Essa é uma das formas que temos que tangibilizar a inovação. Paramos a empresa por uma semana, duas vezes por ano, para nossa maratona de programação. A premissa é resolver um problema real e entregar um protótipo funcional. A apresentação dos times é para uma bancada de jurados externos e o projeto vencedor é sempre implementado. Clique aqui para ver como foi a última edição.
  23. 23. 4- Eficiência Somos batedores de metas: “missão dada é missão cumprida”. Fazemos acontecer. Somos eficientes e fazemos mais com menos.
  24. 24. “Carpe diem”: aproveitamos nosso tempo para fazer algo produtivo e somos extremamente pró-ativos. Aliamos conhecimento e processos com tecnologia para nos tornarmos mais eficientes e ágeis.
  25. 25. Praticamos a “preguiça saudável de se trabalhar”. Nos perguntamos todos os dias: o que pode ser otimizado? Focamos sempre no epicentro, no que é mais importante e no que deve ser feito. Temos metas claras e objetivas e somos DRIs de funções específicas.
  26. 26. “A força do time está em cada um de seus participantes, a força de cada participante é o time.” - Phil Jackson
  27. 27. se ele ganha, ganham todos, se ele perde, perdem todos. • Aqui não tem fofoca! • Os feedbacks são constantes e há alinhamento de expectativas. “ ” Não tem “eu”, tem sempre “nós”. Assumimos as responsabilidades individuais, mas sabemos que uma empresa funciona como um time de futebol:
  28. 28. • Respeito e diversidade. • Metas compartilhadas entre o time (na maioria dos times). • Liberdade, autonomia e sentimento de coletividade. Contato próximo (vide próprio escritório). • Excelente convívio dentro e fora do escritório.
  29. 29. Quais são os nossos ritos? NOSSOS RITOS
  30. 30. 1x a cada 3 meses realizamos a “Noite da Jogatina”. Do final do expediente até tarde da noite temos campeonatos de Totó, FIFA, Sinuca e baralho, com chaveamento e premiações. Temos comes e bebes para embalar as disputas.
  31. 31. Não esperamos o final de ano ou de trimestre para celebrar as pequenas conquistas do dia a dia. Isso mostra para cada um de nós que estamos no caminho certo.
  32. 32. como é na prática: O time comercial toca uma buzina a cada nova venda. O time de Operações tem as moedas “Ferrão”paradistribuir a quem realiza algo de valor para a empresa. Há uma premiação mensal para os SDRs campeões no Marketing. Quando fechamos com o SBT fizemos microfonesdeisopor para simular o Silvio Santos.
  33. 33. Avaliações de Desempenho Os funcionários são avaliados de acordo com as 5 competências descritas acima (que mostra um alinhamento das ações de cultura). 1x por semestre realizamos Avaliações de Desempenho formais. >> TIP: A Avaliação de Desempenho é um dos critérios para as promoções verticais e horizontais. Os outros fatores são: tempo de casa e disponibilidade de budget. Os funcionários se avaliam, depois o gestor avalia e acontece uma conversa com o RH sobre o resultado. A reunião de feedback é realizada entre o gestor e o funcionário.
  34. 34. De tempos em tempos o Gustavo, nosso CEO, reúne a empresa toda para o Café com o Presidente. A ideia é ter um contato próximo com todos, atualizar sobre a estratégia e diretriz da empresa e responder perguntas sobre qualquer assunto. >> TIP: Ninguém quer passar vergonha, então as perguntas devem ser sobre assuntos que sejam realmente relevantes.
  35. 35. • Conhecimento é um dos nossos pilares, portanto nada mais interessante do que os próprios funcionários trocarem ensinamentos aqui dentro. • Os Connections são palestras realizadas por um funcionário para um time específico ou para a #FamíliaSamba. Os temas são variados, mas são sempre relevantes e relacionados ao nosso dia-a-dia. >> TIP: Todos mês sorteamos uma vaga na garagem para os que realizaram Connections.
  36. 36. Todo ano a gente define um tema para guiar e inspirar o nosso Planejamento Estratégico. Agenteaproveitaareuniãoformalde PE para reconhecer os funcionários que mais se destacaram no ano anterior.
  37. 37. Esse prêmio é chamado de “O Cara” e normalmente são 4 vencedores. 3 são definidos pela diretoria e 1 ganhapelavotação popular. O Feliz, nosso CMO, todo ano veste uma fantasia de acordo com a temática, canta uma música com as características da pessoa vencedora e entrega o troféu. Esse é o prêmio mais importante para o funcionário da Samba.
  38. 38. Como é o nosso ambiente?
  39. 39. Informal e relaxado. Aqui não tem muita burocracia: nós prezamos pelo conforto. Porém, apesar disso, sabemos que existe uma linha tênue entre ser informal e ser amador. Por isso, somos extremamente profissionais e sabemos como nos vestir e agir em caso de reuniões com clientes e apresentações. Você vai ver o Ramon, nosso analista de operações, de chinelo, o Thiago, front-end de bermuda, e o Gustavo, CEO, com camisas da Reserva no dia a dia.
  40. 40. • Horizontal e flexível. • A começar pelo escritório: flat, um andar, sem divisória entre as mesas, paredes plotadas. Estimulamos o contato e o alinhamento.
  41. 41. Nos outros lugares as pessoas levam o trabalho para a casa, aqui a gente leva a casa para o trabalho “ ” Transparência: nossas metas e KPIs são escancaradas. Aqui a gente não esconde as coisas. Escritório: mais do que o local onde trabalhamos, é também um dos elementos da nossa cultura. Investimos pesado em criar uma estrutura interna onde a #FamíliaSamba pudesse se sentir literalmente “em casa”. Ramon Souza, Analista de Operações da Samba.
  42. 42. Hierarquia não é o nosso forte Por mais que existam níveis hierárquicos bem definidos aqui na Samba, a facilidade com que você consegue transitar entre eles é uma das nossas principais características. É comum termos reuniões estratégicas com participação de estagiários. Todos têm acesso à todos. não existe sala do presidente ou sala dos diretores.
  43. 43. Power to the Edges • Significa dar poder de decisão para quem está na ponta de um processo. • Isso dá um grande senso de responsabilidade e autonomia. • “É melhor fazer e saber que não deu certo do que não fazer e ter que lidar com a dúvida”. É o que a gente sempre diz! • Principal benefício: contribui para que grandes oportunidades não sejam perdidas. • Lei do exército americano
  44. 44. Cada um aqui na Samba é pai ou mãe de um processo ou projeto, independente de ser estagiário ou diretor. Temos um clima jovem, descontraído, mas somos movidos a metas. Isso quer dizer que todos têm metas claras e responsabilidades na empresa.
  45. 45. Todos têm uma DRI bem definida: por mais que umapessoanãotenhaquefazertudosozinha,ela será o ponto de contato para saber o andamento desse projeto ou processo e será responsável por ele. missão dada é missão cumprida“ ” Sempre fazemos acontecer: Se deu errado, é preciso assumir a responsabilidade e montar um plano para isso não acontecer mais; se deu certo, pode bater no peito, ligar pra sua mãe e comemorar: o mérito é seu.
  46. 46. Mantras e leis
  47. 47. “Se você tem um mapa que fala que em um lugar passa um rio, e você está lá e vê que não existe rio, acredite no que você está vendo, não começe a nadar na areia.” • No mundo dos negócios é o mesmo: acredite nas tendências do mercado e não se deixe cegar pelo seu plano de negócios. Essa é uma lei do exército canadense.
  48. 48. A Samba apostou em 2009 que comunicação digital, especialmente por meio de vídeos online, seria a tendência: nós enxergamos e confiamos no terreno e deu certo! É o mercado que vai ditar as regras do jogo e são seus clientes que vão financiar a sua empresa.
  49. 49. • Sempre que vamos entrar em um novo mercado, usamos essa estratégia. • Fazemos de tudo para conquistar o 1º pino, que é o líder do mercado, aprendemos tudo com essa empresa e, então, esse pino vai nos ajudar a derrubar os próximos.
  50. 50. Sempre escancaramos nossos problemas para que possamos ter transparência sobre o que está acontecendo. Se vemos que uma coisa que criamos, investimos tempo e dinheiro não está dando certo, nós seguimos essa lei. É melhor por um fim doloroso em algo do que arrastar um projeto e gastar dinheiro e tempo na falsa esperança de que dará certo. Mais vale um final horroroso do que um horror sem fim “ ”Essa frase é do nosso investidor anjo Almir Gentil.
  51. 51. Se você traz um problema e não propõe uma solução, você é parte do problema • Focamos sempre na solução e não no problema. • “Deu ruim”? Ok. Vamos entender o que aconteceu para que não isso não se repita, mas o foco será sempre em resolver. • Cabe a cada um da #FamíliaSamba sempre propor soluções para os problemas que estão acontecendo. • Criticar por criticar não leva a nada. Propor uma solução mostra que o problema foi analisado e transparece pró- atividade.
  52. 52. Fail Fast • “Se você não tem vergonha da 1ª versão do seu produto, é porque demorou tempo demais para lançá-lo” - Reid Hoffman, fundador do Linkedin. • Aqui todos da #FamíliaSamba são estimulados a testar suas ideias. • Não existe o eu “acho”. Se formos discutir ideias, eu prefiro ficar com a minha. • Tudo aqui na Samba é baseado em dados e em cima de tentativas que tiveram sucesso. Falhe, mas falhe rápido e barato.
  53. 53. Temos o compromisso de fazer da Samba uma grande escola. Aqui é um lugar onde você vai aprender muito. Você vai poder “sugar” muito da empresa, mas ela também vai “sugar” de você. Esse é o equilíbrio que buscamos com a #FamíliaSamba.
  54. 54. Cada um da #FamíliaSamba representa a empresa como um todo: portanto profissionalismo, maturidade e responsabilidade são vitais. Temos muito cuidado com cultura e ambiente, uma liberdade que dificilmente se vê, mas não podemos esquecer que temos responsabilidades claras. responsabilidade
  55. 55. Regra dos Cavaleiros do Zodíaco • Um cavaleiro não pode tomar o mesmo golpe 2x. • O mesmo vale para a #FamíliaSamba: se você tiver algum problema, precisa aprender com ele e criar formas de garantir que ele nunca mais aconteça.
  56. 56. Simpleer É um acrônimo dos valores em que acreditamos e de como agimos na empresa.
  57. 57. S i m p l e e r Só ganhamos dinheiro se o cliente ganhar dinheiro. Inovação está no nosso DNA. implicidade novação etas ró-atividade iderança ficiência xcelência espeito Metas claras Produtos e soluções escaláveis. Liberdade e responsabilidade para criar um ambiente de trabalho fantástico. Excelência em Design. Entre o mapa e o terreno, fique com o terreno. Resultado é Foco.
  58. 58. Nós não pedimos para que ninguém se case com a Samba! O que pedimos é que cada colaborador assuma um compromisso, abra e feche um ciclo e faça acontecer!

×