Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Guerra do vietnã

90 views

Published on

Guerra do Vietnã

Published in: Education
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

Guerra do vietnã

  1. 1. Guerra do Vietnã
  2. 2. Contexto histórico Divisão do Vietnã: - Vietnã do Norte - Vietnã do Sul
  3. 3. Causas da guerra Relação entre os 2 Vietnãs. Divergências políticas e ideológicas.
  4. 4. História Em 1965, os Estados Unidos enviaram tropas para sustentar o governo do Vietnã do Sul, que se mostrava incapaz de debelar o movimento insurgente de nacionalistas e comunistas, que se haviam juntado na Frente Nacional para a Libertação do Vietname (FNL). Entretanto, apesar de seu imenso poder militar e econômico, os norte-americanos falharam em seus objetivos, sendo obrigados a se retirarem do país em 1973.
  5. 5. Durante o conflito, as tropas do exército do Vietnã do Norte travaram uma guerra convencional contra as tropas norte-americanas e sul-vietnamitas, e as milícias da FNL menos equipadas e treinados, lutaram uma guerra de guerrilha na região, usando as selvas do Vietnã...
  6. 6. Armadilhas usadas pelos “Vietcongs”
  7. 7.  Com uma grande cobertura diária dos meios de comunicação, a guerra levou a uma forte oposição e divisão da sociedade norte- americana, gerando os Acordos de Paz de Paris em 1973, causando a retirada das tropas do país do conflito. Ela prosseguiu com a luta entre o norte e o sul do Vietnã dividido.
  8. 8. • Para os Estados Unidos, a Guerra do Vietnã resultou na maior confrontação armada em que o país já se viu envolvido, e a derrota provocou a 'Síndrome do Vietnã' em seus cidadãos e na sociedade.
  9. 9. Chineses e Soviéticos De qualquer maneira, o apoio chinês era muito importante para o sucesso do Viet Minh. Neste mesmo ano, um grupo de conselheiros e militares norte-americanos chegou à região para analisar a situação local e os pedidos de ajuda dos franceses e treinar soldados vietnamitas. Quatro anos depois, os Estados Unidos haviam fornecido muitas armas de pequeno porte e gasto um bilhão de dólares em apoio ao esforço militar francês e o então governo Eisenhower estava bancando 80% do custo da guerra.
  10. 10.  Acordo (cessar fogo): Independência (Laos, Camboja e ao Vietnã)  Rivalidade da Guerra Fria: Vietnã do Sul EUA Vietnã do Norte União Soviética e China.  Guerra internacional: Algumas nações enviaram tropas para ajudar os EUA; participaram do conflito milhares de soldados da Coreia do Sul, Tailândia, Austrália, Filipinas e Nova Zelândia. A China também enviou um número substancial de soldados ao Vietnã do Norte: chegaram a 170 mil;
  11. 11.  Legado controverso: O Vietnã pediu, sem sucesso, compensação às vítimas do "agente laranja" - substância química jogada pelas tropas americanas no solo
  12. 12.  Ofensiva do TET: Durante as comemorações do ano-novo lunar, em 1968, tropas comunistas infiltradas lançaram um ataque-surpresa em todas as grandes cidades do Vietnã do Sul.
  13. 13.  Frente para a Libertação Nacional: Uma eleição foi prevista para 1956, só que nunca aconteceu. Os americanos apadrinharam o novo dirigente sulista, NgoDinh Diem, que deu início a um regime de repressão.
  14. 14.  Envolvimento dos Estados Unidos Em 1961, o presidente norte-americano John Kennedy enviou observadores militares para a região. Dois anos depois a CIA patrocinou um golpe contra o impopular Diem, que colocou no lugar uma junta militar. Crescia assim a participação dos E.U.A. no conflito. Em 1964, tinha 21 mil homens no país; quatro anos depois, 550 mil. Em 1968, quando o general Westmoreland pediu mais 200 mil homens,
  15. 15.  Envio de tropas americanas: empossado após o assassinato de Kennedy, em 1963, o presidente Lyndon Johnson ordenou o envio de mais tropas ao Vietnã, impulsionando a escalada da guerra
  16. 16.  Política anticomunista Robert McNamara, o Secretário de Defesa do governo Kennedy, foi quem executou a política anticomunista do presidente Johnson. Nessa época o tamanho do exército dos Estados Unidos aumentou: em 1961 2.483.000 1965 3.550.000 homens
  17. 17.  Ataque ao USS Maddox: Em 4 de agosto de 1964, o destróier USS Maddox teria sido atacado por torpedos vietcongues no Golfo de Tonkin.
  18. 18.  Bombardeio no Vietnã do Norte/ Invasão de Da Nang: Durante o bombardeio aéreo foram despejadas, de 1965 até 1971, 6,2 milhões de toneladas de bombas nas cidades do Vietnã do Norte. O objetivo era forçar os comunistas a não apoiar a guerrilha vietcongue e abandonar suas pretensões sobre o Vietnã do Sul.
  19. 19. Retirada dos Estados Unidos: impopular por causa da guerra, o presidente Lindon Johnson não foi reeleito. Em 1969, o republicano Richard Nixon assumiu a presidência propondo uma saída honrosa da guerra. Logo iniciou a transferência de posições ocupadas por tropas americanas para o exército aliado do Vietnã do Sul.
  20. 20.  Queda do Vietnã do Sul A capital do Vietnã do Sul caiu no dia 30 de abril de 1975, sem luta. O presidente Duong Van Minh pediu a suas tropas que entregassem as armas e evitassem o derramamento de sangue.
  21. 21. Tanque Norte-vietnamita, invadiu o palácio presidencial em SAIGON.
  22. 22.  Normalização: EUA e Vietnã normalizaram suas relações em 1995 e anunciaram um acordo amplo em 2013.  Consequências Mais de 1 milhão de mortos, Mais de 2 milhões de mutilados e feridos, Destruição de casas e prejuízos econômicos no Vietnã, Os campos agrícolas ficaram arrasados, Nascimento de pessoas com malformações ...

×