Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Mundo Oi - Analise Heurística

1,798 views

Published on

Published in: Education
  • Be the first to comment

Mundo Oi - Analise Heurística

  1. 1. Análise heurística do siteMundo Oi
  2. 2. Análise Heurística – Mundo OiIntroduçãoTrabalho para disciplina de Ergonomia eUsabilidade da pós graduação em Design deInteração pelo Instituto Faber Ludens.Para este projeto analisei o portal Mundo Oi(http://mundooi.oi.com.br/) através de fatorescomo facilidade de aprendizagem e uso, eficiência,estética, prevenção de erros e adequamento ao Legendapúblico alvo.Foram aplicadas como base para reste estudo as Os problemas encontrados foramheuríticas de Nielsen [Molich and Nielsen, 1990] e quantificados como:também ‘heurísticas pessoais’ desenvolvidas coma experiência de uso em sites, orientadas eincentivadas durante as aulas no instituto. Problema de Problema Não é usabilidade menor de considerado usabilidade um problema usabilidade
  3. 3. Análise Heurística – Mundo OiOs dez princípios heurísticos 1. Visibilidade do estado do sistema - O sistema deve sempre manter o usuário informado sobre o que está acontecendo, através de uma resposta apropriada, em período de tempo razoável. 2. Equivalência entre o sistema e o mundo real - Neste caso, o sistema deve falar a linguagem do usuário, utilizando-se palavras, frases e conceitos que lhes sejam familiares. 3. Controle do usuário e liberdade - As decisões de navegação e de interação devem, segundo este princípio, ser tomadas pelo usuário. 4. Consistência e padrões - De acordo com este princípio, um website consistente deve passar uma imagem de unidade. Sendo assim, é preciso manter menus e objetos de interação na mesma posição em todas as telas para facilitar o uso, e, da mesma maneira, aplicar cores e tipografia consistentemente para aumentar a capacidade de reconhecimento de objetos em uma tela. 5. Prevenção de erro - Neste princípio, o projetista deve apresentar breves textos de instrução, com o objetivo de prevenir erros em formulários, por exemplo. A boa orientação do usuário é o primeiro passo para prevenir a ocorrência de erros no decorrer do uso do web. Fonte: http://www.interfaceando.com/usabilidade-para-websites/metodos-para-avaliacao-de-usabilidade/avaliacao-heuristica/
  4. 4. Análise Heurística – Mundo OiOs dez princípios heurísticos 6. Reconhecer ao invés de relembrar – Informações de uso do sistema, de acordo com este princípio, devem estar sempre visíveis, ou devem ser fáceis de serem encontradas. Isso ajuda a reduzir a carga na memória de curta duração e torna a navegação mais fluida. 7. Flexibilidade e eficiência de uso – Segundo este princípio, os recursos disponíveis devem ser adequados a diferentes perfis de usuários, desde o novato até o mais experiente. Cada pessoa tem objetivos diferentes e um mesmo website pode ser capaz de atender a ambos. 8. Estética e design minimalista – Para não distrair o usuário deve-se, segundo este princípio, evitar a apresentação de informações irrelevantes à tarefa. 9. Auxiliar usuários a reconhecer, diagnosticar e recuperar ações erradas – Neste princípio fica definido que, uma vez que um erro tenha ocorrido, é importante apresentar uma mensagem que indique claramente o problema, sugerindo como ele pode ser revertido e corrigido. O uso de linguagem clara, em português padrão é fundamental nesse caso. 10.Ajuda e documentação – Segundo este princípio, usar um website é uma tarefa geralmente executada individualmente, sem auxílio de outras pessoas e sem guia de usuário para tirar dúvidas. Assim, é importante oferecer ajuda focada na tarefa do usuário, apresentando, de maneira compreensível, os passos a serem seguidos para sua execução. Fonte: http://www.interfaceando.com/usabilidade-para-websites/metodos-para-avaliacao-de-usabilidade/avaliacao-heuristica/
  5. 5. Análise Heurística – Mundo Oi Visibilidade do estado do sistemaNa página inicial do Mundo Oi, a rádio Oi FM nãomostra qualquer orientação sobre como utilizar oplayer da rádio. Mesmo quando o usuário decideouvi-la, selecionando uma rádio, a música só tocadepois de apertar o botão play.O usuário precisa ser orientado sobre as etapas quedeve percorrer para concluir uma tarefa enquantodecide executá-la. Texto com instruções de uso podeser implementado próximo a lista de rádios, a fim deinformar que esta é a primeira ação a ser tomada.Grau do problema:
  6. 6. Análise Heurística – Mundo OiEquivalência entre o sistema e omundo realO site usa linguagem jovem e bem conectada aopúblico que o acessa.Grau do problema:
  7. 7. Análise Heurística – Mundo OiControle do usuário e liberdadeNa página inicial é possível visualizar players deaudio e vídeo, ambos com o início automáticodesabilitado, cabendo ao usuário a decisão de usá-los e quando. Qualquer um dos programas ofereceopções para o usuário interromper, cancelar oucontinuar uma ação.Grau do problema:
  8. 8. Análise Heurística – Mundo OiConsistência e padrõesNo módulo ‘Últimas’ são mostradas três chamadaspara matérias. Ao clicar em qualquer uma delas ousuário é direcionado a diferentes templates depostagens sem padronização entre layouts, cores,títulos, fontes, tamanho de imagens e funçõesinterativas.Para que o usuário siga uma navegação linear ecompreensível, ele deve perceber padrõessimilares de localização, formato e estética entreas telas.Grau do problema:
  9. 9. Análise Heurística – Mundo OiPrevenção de errosMesmo antes de uma estação ser iniciada,botões para retroceder e avançar músicasaparecem clicáveis.Caso surgissem esmaecidos como os demaisbotões, o usuário não conseguira clicar neles,evitando a frustração de navegar por itensainda não disponíveis.Grau do problema:
  10. 10. Análise Heurística – Mundo OiReconhecer ao invés de relembrarAo clicar em qualquer um dos destaques domódulo ‘Oi Diversão & Downloads’ o usuário édirecionado a página inicial deste canal, e nãoa página do tema escolhido anteriormente.Sempre que o usuário for direcionado adiferentes canais durante a navegação, oconteúdo apresentado deve corresponderexatamente àquilo que foi escolhido.Grau do problema:
  11. 11. Análise Heurística – Mundo OiFlexibilidade e eficiência de usoÉ possível realizar buscas clicando no ícone dalateral ou digitando o termo e apertando‘Enter’. O sistema está preparado paraatender diferentes perfis de usuários, commais e menos experiência.Grau do problema:
  12. 12. Análise Heurística – Mundo OiEstética e design minimalistaAo escolher enviar um torpedo via web ousuário visualiza conteúdo fora do contextoda ação (publicidade), o que pode dispersá-loou atrapalhar a conclusão da tarefa.Grau do problema:
  13. 13. Análise Heurística – Mundo OiAuxiliar o usuário a reconhecer,diagnosticar e recuperar açõeserradasO tom esmaecido usado nos botões do playerde música ajuda o usuário a identificar queaquelas ações ainda não podem serexecutadas.Grau do problema:
  14. 14. Análise Heurística – Mundo OiAjuda e documentaçãoO portal analisado é simples e fácil o bastantepara ser usado sem a necessidade dedocumentação de apoio.Grau do problema:
  15. 15. Análise Heurística – Mundo OiO canal Mundo Oi Critérios Heurísticos Mundo oiDois dos três problemas de usabilidade Visibilidade do estado do sistemaencontrados no site podem ser facilmente Equivalência entre os sistemas e o mundo realcorrigidos com a inclusão de instruções de uso do Controle do usuário e liberdade Consistência e padrõesplayer de música e a garantia de que o texto nos Prevenção de erromódulos de conteúdo correspondem exatamente a Reconhecer ao invés de relembrar Flexibilidade e eficiência de usopágina para onde o usuário está sendo Estética e design minimalistadirecionado. Auxiliar usuários a reconhecer, diagnosticar e recuperar ações erradas Ajuda e documentaçãoO terceiro problema - Consistência e Padrões -exige que sejam padronizadas as cores, fontes,formatos e interações de todas as páginas depostagens.
  16. 16. ;)sabineas@gmail.com@sabineas

×