Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

02. introdução à microscopia

2,281 views

Published on

  • Be the first to comment

02. introdução à microscopia

  1. 1. Corrida Espacial Introdução à Microscopia Ano letivo de 2013-2014 Ciências Naturais – 3ºCiclo
  2. 2. Uso do Microscópio – Regras de utilização
  3. 3. Uso do Microscópio – Regras de utilização
  4. 4. Uso do Microscópio – Regras de utilização
  5. 5. Uso do Microscópio – Regras de utilização
  6. 6. 1º- Abre a caixa e retira, cuidadosamente, o microscópio agarrando com uma mão na coluna e com a outra na base. 2º- Coloca-o na tua mesa afastando-o do bordo. Se necessário, impa as lentes e o espelho com um pano macio e não molhado. 3º- Verifica se a objetiva de menor ampliação está na direção do orifício da platina e abre o diafragma. 4º- Olhando pela ocular movimenta o espelho na direção da luz e verifica se o campo do microscópio fica uniformemente iluminado. Se o microscópio tiver luz incorporada acende-a. 5º- Coloca a preparação na platina fixando-a com as pinças, tendo o cuidado de deixar o objeto sobre o orifício. 6º- Observando lateralmente, roda o parafuso macrométrico de modo que a platina se aproxime, o mais possível da objetiva. Uso do Microscópio – Regras de utilização 7º- Foca a preparação, observando através da ocular e rodando o parafuso macrométrico até obteres uma imagem nítida. Ajusta a imagem com o parafuso micrométrico. 8º- Terminada a observação, retira a preparação e limpa novamente as lentes e o espelho. Roda o revólver de modo que a objetiva de menor ampliação fique na direção do orifício da platina (estará encaixada quando ouvires um clique). Em seguida guarda o microscópio na caixa.
  7. 7. 1- Com o conta-gotas, coloca no centro da lâmina uma gota de água. Técnica de montagem de uma preparação temporária 2- Coloca o objeto a observar sobre a gota de água. Podes usar a agulha ou a pinça para o estender. 3- Coloca a lamela obliquamente contra a gota de água. O bordo da lamela deve ficar totalmente percorrido pela água. 4- Baixa a lamela lentamente, com ou sem ajuda da agulha. Retira o excesso de água com papel de filtro.
  8. 8. 1º Procedimento: Recortar de uma folha de jornal um fragmento que continha a letra P. Usar esse fragmento para elaborar uma preparação temporária. Colocar a lâmina na platina com a letra na sua posição natural, de modo a que se proceda à sua observação microscópica. Observar e registar. Que podes concluir sobre as propriedades da imagem observada? 2º Procedimento: Montar duas preparações temporárias usando como material biológico: - Epiderme de cebola; - Células da mucosa bucal. Observar as duas preparações. Corar as duas preparações, por irrigação, usando Azul-de-metileno. Observar de novo e registar. Que podes concluir sobre o uso do corante? Quais as estruturas observadas? Qual a diferença entre células animais e vegetais?
  9. 9. 1º Procedimento: 2º Procedimento: Introdução à microscopia – Exercício prático Epiderme de cebola Mucosa bucal Letra P na posição “natural” Letra P ao microscópio

×