Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Diário

3,488 views

Published on

Recurso de apoio ao estudo da estrutura de um diário.

Published in: Education
  • Be the first to like this

Diário

  1. 1. DiárioA arte de saber contarFaça clique para editar oestilo rsn 2011/12
  2. 2. Diários reaisq São diários que registam emoções, observações, reflexões, contam episódios sentidos ou vividos pelo próprio autor.q Muitos escritores têm publicado os seus diários, com esse título como o Diário de Miguel Torga. Definiçãoq Há ainda diários que se tornaram obras Registo quotidiano de eventos e literárias, por exemplo, vivências. o Diário de Anne Frank. Ø Diários reais
  3. 3. Diários de ficçãoq O autor cria uma personagem que se nos vai revelando através do que regista no seu diário.q EXEMPLOS: § Diário de Sofia e C.ª, de Luísa Ducla Definição Soares; Registo quotidiano de eventos e § O Diário de Adrian vivências. Mole, de Sue Towsend. Ø Diários de ficção
  4. 4. Característica geralO Diário é um texto que possui semelhanças com oTexto Narrativo e, em especial, com o Relato.
  5. 5. Outras característicasO diário:Tem o registo da data em que se escreve;Contém, por vezes, um interlocutor imaginário;É um relato de acontecimentos e vivências pessoais;Contém confidências, emoções e sentimentos de quem o escreve;Pode apresentar referências a determinados espaços;Refere factos e dados que são verdadeiros ou que podem ser comprovados;Usa, predominantemente, os verbos no pretérito perfeito do indicativo;Utiliza formas verbais, pronomes pessoais, determinantes e pronomes possessivos de primeira pessoa;Inclui frases de tipo exclamativo e interrogativo.
  6. 6. ReferênciasManuais escolaresFaça clique para editar oestilo
  7. 7. Proposta de trabalhoOBJETIVO PRAZO DE ENTREGA Escrever um diário (real  Última semana de ou ficcionado) que aulas / 2ºPeríodo. contemple duas semanas, no mínimo. AVALIAÇÃO 50% - Adequação eMODALIDADE correção na informação; Trabalho individual, em 45% - Criatividade e registo papel, digital, originalidade; podendo construir um 5 % - Gestão do tempo. blog ou outro registo na web.

×