A Entrevista

1,150 views

Published on

Published in: Education
0 Comments
2 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

No Downloads
Views
Total views
1,150
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
2
Actions
Shares
0
Downloads
27
Comments
0
Likes
2
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

A Entrevista

  1. 1. Entrevista Trabalho realizado por: Alyona Radu Diogo Morais Rita Gonçalves 10ºC
  2. 2. ConceitoEntrevista é uma conversação entre duas ou mais pessoas (o entrevistador e o entrevistado) em que são feitas perguntas pelo entrevistador para obter informação do entrevistado.
  3. 3. ...Pode ter finalidade jornalística, para informar o público das respostas da pessoa entrevistada, ou tratar-se de uma conferência de duas ou mais pessoas para tratar ou resolver um negócio, por exemplo.
  4. 4. EstruturaA estrutura de uma entrevista compreende três momentos:- uma introdução;- as perguntas do(s) entrevistador(es) - respostas do(s) entrevistado(s);- conclusão.
  5. 5. ...A entrevista é, geralmente, precedida por um título e, por vezes, por um subtítulo.Uma entrevista pode considerar-se incompleta quando não apresenta uma introdução e/ou uma conclusão.
  6. 6. TipologiasExistem três tipos de entrevistas : Não estruturadas Semi-estruturadas Estruturadas
  7. 7. Não estruturadas• O entrevistador propõe o tema;• Desenvolve-se no fluir da conversa;• As questões emergem num contexto imediato;• Utilização de um Guião (com o objetivo e as linhas orientadoras);• O entrevistador promove, encoraja e orienta a participação do sujeito.
  8. 8. Semi-Estruturadas• Procura garantir que diversos participantes respondam às mesmas questões;• Não exige uma ordem rígida das questões;• O desenvolvimento da entrevista vai-se adaptando ao entrevistado• Utilização de um Guião;• Mante-se um elevado grau de flexibilidade na exploração das questões
  9. 9. Estruturadas Composta por questões fechadas de modo a obter dados relevantes; Maior uniformidade no tipo de informação recolhida; Questões colocadas da forma como foram previamente escritas; A avaliação das respostas durante a entrevista é reduzida; As categorias das perguntas estão previamente definidas;
  10. 10. Objetivos / IntencionalidadeAveriguar factos e determinar opiniões sobre o mesmo;Identificar planos de ação, razões e motivos da conduta atual ou do passado.
  11. 11. ...Por exemplo, numa entrevista de trabalho o objectivo é: conhecer o perfil do candidato, como ele se porta, se expressa, comunica, entre outros.
  12. 12. LinguagemUma entrevista utiliza uma linguagem rigorosa, clara e de fácil compreensão.
  13. 13. Exemplo de entrevista: Cristiano Ronaldo Ronaldo passa em revista os 10 anos de carreira ao mais alto nível. Fala da família, da namorada, da relação com o filho, das saudades do pai, da expectativa em relação ao Europeu e da imagem que as pessoas têm dele. A única entrevista do capitão da seleção antes do Euro 2012. http://www.youtube.com/watch?v=5xIJ_MhGuSg

×