A infância e a adolescência

3,545 views

Published on

Published in: Education
0 Comments
1 Like
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

No Downloads
Views
Total views
3,545
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
38
Actions
Shares
0
Downloads
109
Comments
0
Likes
1
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

A infância e a adolescência

  1. 1. Reprodução humana e crescimento
  2. 3. Quando uma criança nasce vê-se, imediatamente, se é um menino ou uma menina – a única diferença vi- sível é o sexo.
  3. 4. ELE E ELA
  4. 5. INFÂNCIA
  5. 9. ADOLESCÊNCIA
  6. 10. À medida que os anos vão passando e a criança vai crescendo, aparecem mais diferenças entre os dois sexos. A puberdade* é a fase inicial da ado- lescência . Neste período vão surgindo várias transformações tanto nas rapa- rigas como nos rapazes ,acompanhadas de um intenso crescimento do corpo. ADOLESCÊNCIA * 10 – 13 anos no sexo feminino; 12 – 14 no sexo masculino.
  7. 11. PUBERDADE A partir da puberdade, o corpo do rapaz e da rapariga transformam-se e a silhueta masculina passa a distin– guir-se da silhueta feminina. ( Puberdade ) ( Adolescência )
  8. 12. PUBERDADE À medida que o corpo se transforma, também o com- portamento dos adolescentes , rapazes e raparigas, so- fre alterações. Estes organizam-se em grupos, refugi- am-se na solidão e a sua “imagem” passa a fazer parte do dia-a-dia.
  9. 13. CARACTERES SEXUAIS SECUNDÁRIOS <ul><li>Mudança na voz. </li></ul><ul><li>Desenvolvimento corporal por aumento da massa muscular. </li></ul><ul><li>Aumento do tamanho do pénis e dos testículos. </li></ul><ul><li>Aparecimento do acne. </li></ul><ul><li>Aparecimento de pêlos nos órgãos genitais, axilas, etc. </li></ul><ul><li>Maior secreção da hormona testosterona. </li></ul>
  10. 14. CARACTERES SEXUAIS SECUNDÁRIOS <ul><li>Alargamento das ancas.Maior acumulação de gordura no tecido adiposo. </li></ul><ul><li>Desenvolvimento dos seios e das ancas. </li></ul><ul><li>Menstruação mensal. </li></ul><ul><li>Aparecimento do acne. </li></ul><ul><li>Aparecimento de pêlos nos órgãos genitais, axilas, etc. </li></ul><ul><li>Maior produção da hormona estrogénio e progesterona . </li></ul>
  11. 15. ACNE Doença de pele ( dermatoses ) que afecta cerca de 80% dos adolescentes. Esta lesão atinge o conjunto formado pelo pêlo e glândula sebácea .
  12. 16. ACNE O acne atinge ambos os sexos , tendo um maior pico de incidência dos 14 aos 17 anos nas mulheres , e dos 16 aos 19 nos homens . Esta lesão atinge zonas do corpo que são ricas em glândulas sebáceas , tais como, face e tórax (costas e peito). Face Tórax
  13. 17. ALGUNS CONSELHOS PARA QUEM TEM ACNE <ul><li>Nunca espremer as borbulhas ou pontos negros; </li></ul><ul><li>O médico pode indicar um tratamento oral e/ou </li></ul><ul><li>tópico; </li></ul><ul><li>Lavar bem a cara antes de colocar qualquer pro- </li></ul><ul><li>duto receitado pelo médico; </li></ul><ul><li>Utilize só cosméticos receitados pelo seu médico; </li></ul><ul><li>Deve ter cuidado com o sol e não abandonar o </li></ul><ul><li>tratamento no Verão. </li></ul>NOTA: O TRATAMENTO É PROLONGADO.

×