Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

G7 agentes construtores e modeladores do relevo

476 views

Published on

  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

G7 agentes construtores e modeladores do relevo

  1. 1. EDUCOGENTE 1 GEOGRAFIA 7º ANO
  2. 2. Caros alunos, sejam bem vindos! Iniciaremos nosso ano letivo fazendo uma rápida revisão de conteúdos. Nosso tema será “OS AGENTES PRODUTORES E MODELADORES DO RELEVO”. Ao final desta semana, espera-se que você tenha consolidado as seguintes habilidades: 1. Associar as formas do relevo aos processos responsáveis por sua formação. 1.1. Compreender o papel das dinâmicas endógenas da Terra na formação do relevo terrestre (agentes internos). 1.2. Reconhecer o papel de agentes exógenos na transformação do relevo terrestre (agentes externos). 1.3. Reconhecer o homem como um agente de transformação do relevo. 2. Distinguir as causas sociais das causas naturais ao analisar a ocorrência de fenômenos associados às alterações físicas na superfície terrestre.
  3. 3. HABILIDADE 1: Associar as formas do relevo aos processos responsáveis por sua formação. O relevo terrestre pode ser definido como as formas assumidas pela superfície do planeta. Veja:
  4. 4. Vamos relembrar as formas de relevo visualizadas na imagem anterior? Sugiro pesquisarmos quais são as principais formas e como elas são produzidas visitando os links abaixo, e, após, anotar algumas informações no caderno: 6º ano - Aula 20 - 3ºbimestre MONTANHAS: PLANALTO: PLANÍCIE: DEPRESSÃO ABSOLUTA: DEPRESSÃO RELATIVA:
  5. 5. Ainda no caderno, dê nome as formas de relevo abaixo representadas pelas letras A; B; C; D e 1; 2; 3; 4
  6. 6. O relevo se origina e se transforma sob a interferência de dois tipos de agentes: os agentes internos e externos. Veja como em: Agentes internos ou endógenos - Formadores do relevo: resultam do movimento do magma, o qual ocorre no interior da crosta terrestre, e dá origem a sua superfície.
  7. 7. Agentes externos ou exógenos – Modeladores do relevo São as forças que agem sobre a superfície dos continentes, transformando e modelando o que os agentes internos produziram. Atuam por meio dos processos de erosão, de intemperismo e do trabalho humano. Vamos pesquisar como isso ocorre? Erosão: Intemperismo: Ação humana:
  8. 8. Exercício: Observe as imagens abaixo e nomeie, em seu caderno, se os agentes são construtores ou modeladores do relevo e identifique, dentre os fenômenos relacionados abaixo, aquele que o produziu: erosão pluvial (ação das chuvas) - vulcanismo – erosão eólica - (ação dos ventos) - erosão antrópica (ação humana) – terremoto - erosão glacial (ação do gelo) – erosão fluvial (ação dos rios) ex: figura 1 - agente modelador - erosão pluvial
  9. 9. figura 2 figura 3 figura 4 figura 5 figura 6
  10. 10. figura 7 figura 8 figura 9 figura 10
  11. 11. HABILIDADE 2: Distinguir as causas sociais das causas naturais ao analisar a ocorrência de fenômenos associados às alterações físicas na superfície terrestre. Nem todas as catástrofes que ocorrem são de origem natural. Algumas são provocadas pelo Homem. Exemplos dessas catástrofes são: - Guerra/Terrorismo. Desmatamento de encostas / deslizamentos de terra Desflorestamento / alterações climáticas São ações que tem como consequência principal a morte de seres humanos e a destruição de ecossistemas. Podem ter origem em várias causas, como por exemplo: a religião, a raça, a disputa de territórios, de petróleo, etc. Vamos assistir ao vídeo e, após, ler um pequeno texto pra consolidar seu conhecimento sobre o assunto: http://www.youtube.com/watch?v=pr1IAlJRZLg http://osimpactosambientais.blogspot.com.br/
  12. 12. Exercício: Resumo Agora é hora de revisar o que aprendemos hoje! Copie em seu caderno a lista com os 8 temas que mais representam todo o estudo realizado. Ao terminar, coloque essas palavras temas em ordem alfabética e faça um resumo dos assuntos abordados, de acordo com seu aprendizado. Para ajudar, algumas palavras-chave: RELEVO TERRESTRE - CONSEQUÊNCIAS DAS MODIFICAÇÕES HUMANAS – CAMADAS DA TERRA - USO DA TECNOLOGIA - OS TIPOS DE RELEVOS – OS AGENTES EXTERNOS – OS AGENTES INTERNOS – O HOMEMO COMO AGENTE DO RELEVO
  13. 13. Contatos:

×