Pnae

4,678 views

Published on

Published in: Education
1 Comment
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total views
4,678
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
17
Actions
Shares
0
Downloads
64
Comments
1
Likes
0
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Pnae

  1. 1. PNAE Programa Nacional de Alimentação Escolar
  2. 2. No Brasil, a maioria das crianças e jovens estuda em escolas públicas. Para a grande parte dessas crianças, a merenda é a primeira alimentação do dia e quase que a única alimentação completa. Daí a importância da merenda escolar, que suplementa as necessidades nutricionais diárias do aluno durante seu período de permanência na escola, sendo importante mecanismo para a formação do aluno.
  3. 3. Criado em 1995, o programa de merenda do governo federal, atendia até então somente alunos do ensino infantil (creche e pré-escola) e do fundamental. A medida provisória nº 455 assinada no último dia 28 de janeiro, pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, estende o benefício da alimentação escolar para estudantes do ensino médio de todo o país.
  4. 4. O Programa de Alimentação Escolar do Tocantins é escolarizado, ou seja, os recursos do MEC – Ministério da Educação, FNDE – Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação e do Tesouro Estadual são repassados diretamente para as associações de apoio às escolas que possuem autonomia para executar sua operacionalização dentro da legalidade. Valor percapita por aluno R$0,22(vinte e dois centavos)
  5. 5. A operacionalização do Programa na Diretoria Regional de Ensino de Colinas é composta por uma equipe formada por três técnicas que atendem 26 escolas, com um total de aproximadamente 8.756 alunos no Ensino Fundamental do 1º ao 9º ano e Ensino Especial: 3.810 alunos no Ensino Médio e 412 alunos na Educação de Jovens e Adultos (EJA).
  6. 6. Função principal: - acompanhar e avaliar in loco a operacionalização do Programa (execução física e pedagógica) nas 26 escolas contempladas com o PNAE; - Formar os técnicos responsáveis pelo PNAE nas escolas; - Consolidar relatórios da execução do Programa nas Escolas e enviá-los semestralmente para a SEDUC.
  7. 7. <ul><li>Além de acompanhar e avaliar a operacionalização do Programa nas escolas da rede estadual acompanhamos com orientações, capacitações quando nos é solicitado ás escolas da rede municipal de ensino. </li></ul><ul><li>Equipe Técnica de Alimentação Escolar /DRE </li></ul><ul><li>Alvina Maria de Moura </li></ul><ul><li>Rosa de Sousa Alves </li></ul><ul><li>Rose Mary Miranda das Chagas </li></ul>

×