Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Ebook festajunina

444 views

Published on

Published in: Education
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

Ebook festajunina

  1. 1. ÍndiceArroz doce de chocolate____________________03 Cuscuz paulista ___________________________10Assado de pamonha _______________________04 Delícia de chocolate com amendoim__________11Bolinha de pipoca _________________________05 Gelado de paçoca __________________________12Bolinho de tapioca_________________________06 Paçoca de farinha láctea_____________________13Cachorro-quente de abobrinha ______________07 Pão de queijo com 5 ingredientes_____________14Cocada___________________________________08 Pé-de-moleque de geladeira _________________15Cural de Rico______________________________09 Pipoca de arroz____________________________16 Tortapioca ________________________________17
  2. 2. Arroz doce de chocolate Ingredientes: Modo de preparo: 600ml de leite Numa panela, em fogo médio, coloque o leite e o 100g de açúcar açúcar e deixe ferver. Assim que ferver adicione o 200g de chocolate meio chocolate meio amargo picado e mexa até que amargo picado derreta. Junte o arroz e cozinhe por cerca de 15300g de arroz cozido e lavado em água corrente minutos. Acrescente o licor de laranja, as raspas de2 colheres (sobremesa) de licor de laranja laranja e as maçãs verdes. Mexa novamente. JunteRaspas de 1 laranja batendo vigorosamente a manteiga gelada para dar2 maçãs verdes descascadas e picadas brilho. Sirva quente com sorvete de sua preferência30g de manteiga gelada ou frio. Dica: Dica se quiser variar o doce, acrescente a castanha do Brasil picada e substitua as raspas de laranja por raspas de limão.
  3. 3. Assado de pamonha Ingredientes: Modo de preparo: 2 xícaras (chá) de leite Num liquidificador coloque o leite, os ovos, o milho 4 ovos verde e a margarina e bata até obter um creme 2 latas de milho verde homogêneo e liso (3 minutos). Transfira esta mistura escorrido (400g drenado) para uma tigela e junte a farinha de trigo, o queijo4 colheres (sopa) de margarina parmesão, a calabresa cortada ou carne seca ou1 xícara (chá) de farinha de trigo queijo ou frango, a salsinha, o sal e o fermento em4 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado pó e misture bem até que todos ingredientes estejam200g de calabresa cortada em cubos e frita (ou carne agregados. Numa fôrma redonda com furo centralseca ou queijo ou frango) (22cm de diâmetro) untada e enfarinhada, distribua2 colheres (sopa) de salsinha picada rodelas de calabresa no fundo, despeje a massa e1 colher (chá) de sal leve ao forno médio preaquecido a 180°C por 452 colheres (chá) de fermento em pó minutos ou até que as bordas fiquem douradas.Calabresa em rodelas e frita para decorar Retire do forno, desenforme morno e sirva com requeijão quente.
  4. 4. Bolinha de pipoca Ingredientes: Modo de preparo: 80g de pipoca estourada Numa tigela e com as mãos quebre grosseiramente a 1/3 xícara (chá) de açúcar pipoca estourada e reserve. Numa panela derreta o 1/3 xícara (chá) de glucose açúcar até obter uma calda com cor de guaraná de milho branca (cerca de 8 minutos). Junte a glucose de milho250g de pasta de amendoim branca e a pasta de amendoim, mexa muito bem eMargarina para untar as mãos desligue o fogo imediatamente. Despeje o creme (feito acima) sobre a pipoca quebrada e misture com as mãos até que toda a pipoca esteja envolvida no Dica: é importante trabalhar com a mistura do creme. Com as mãos forme bolinhas do tamanhocreme com a pipoca quente para fazer as bolinhas. desejado. Caso a mistura esfrie é só colocar no microondas para voltar a textura ideal de trabalhar.
  5. 5. Bolinho de tapioca Ingredientes: Modo de preparo: 500g de tapioca granulada Numa tigela coloque a tapioca granulada, o queijo 500g de queijo coalho coalho ralado, a pimenta dedo de moça picadinha, a ralado salsinha picada, o leite quente misturado com caldo 1 pimenta dedo de moça de legumes, sal a gosto e misture. Transfira estapicadinha mistura para um refratário retangular (35cm X2 colheres (sopa) de salsinha picada 23cm) e leve para a geladeira por mais ou menos 21 litro de leite quente misturado com 2 tabletes de horas. Com um aro (ou com uma faca afiada), cortecaldo de legumes a massa no formato desejado e frite em óleo quenteSal a gosto a 180°C até dourar.
  6. 6. Cachorro-quente de abobrinha Ingredientes: Modo de preparo: 4 abobrinhas italianas Corte as abrobrinhas ao meio no sentido do pequenas comprimento e, com o auxílio de uma colher, retire Sal e pimenta do reino a o miolo. Tempere com sal e pimenta do reino e gosto cozinhe por cerca de 10 minutos no vapor ou no8 colheres (sopa) de molho de tomate temperado a microondas dentro de um saco plástico por 3 a 5gosto minutos. Reserve. No centro de cada metade de8 salsichas para cachorro quente pré-cozidas abobrinha coloque 1 colher (sopa) de molho deCatchup, mostarda e maionese a gosto tomate temperado a gosto e 1 salsicha precozida.300g de mussarela ralada para polvilhar misturada Acrescente catchup, mostarda e maionese a gosto.com 2 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado Polvilhe bastante queijo mussarela misturada comBatata palha a gosto queijo parmesão e salpique por cima batata palha gosto. Leve ao forno preaquecido a 180°C por cerca de 10 minutos. Sirva imediatamente.
  7. 7. Cocada Ingredientes: Modo de preparo: 2,6kg da polpa do coco Num processador coloque aos poucos a polpa do seco descascado (+/- 7 coco seco descascado e processe até ficar em cocos) pedaços bem miúdos. Numa panela coloque a água 2kg de açúcar e o açúcar, ligue o fogo e deixe ferver até ficar uma1/2 litro de água calda em ponto de linha. Neste momento coloque toda polpa do coco processada e, ainda em fogo médio, mexa de vez em quando. A mistura deverá estar sem a calda depois de 1h30. Desligue o fogo e mexa a cocada até que ela comece a ressecar. Esta é Dica: Dica caso queira mudar o sabor da cocada, a hora de tirá-la da panela. Com auxílio de uma colher despeje pequenas porções de cocada sobreadicione 1 copo de suco de maracujá ou 3 colheres uma pedra (não pode ser inox, pois retém o calor) e de leite condensado à calda ainda no fogo e mexa. deixe que elas esfriem e sequem. Depois de secas é só embalar ou servir.
  8. 8. Cural de Rico Ingredientes: Modo de preparo: 5 ou 6 espigas de milho Separe o milho das espigas. Bata o milho e o leite 3 xícaras de açúcar em pequenas quantidades no liquidificador. Depois, 1 colher (sopa) de peneire a mistura para retirar o bagaço. Levar ao margarina ou manteiga fogo médio por cerca de 30 minutos. Quando1 litro de leite começar a fervura, mexa sempre para o mesmo sentido por mais dez minutos. Despeje em um recipiente, espere esfriar e sirva.
  9. 9. Ingredientes: Cuscuz paulista 400g de camarões miúdos temperados (limão, alho e sal) Para as farinhas: 1 colher (sopa) de salsinha picada 2 xícaras (chá) de farinha de 1 colher (sopa) de cebolinha picada milho 1 colher (sobremesa) de coentro picado 1 xícara (chá) de farinha de Farinhas temperadas e umedecidas mandioca Azeite para untar a forma 2 tabletes de caldo de galinha dissolvidos em 2 xícaras (chá) Modo de preparo: de água quente Para as farinhas:Para o cuscuz: Misture as farinhas. Molhe as mãos no caldo e vá4 colheres (sopa) de azeite umedecendo as farinhas, esfregando-as nas mãos até1 cebola picada finalizar o caldo. Reserve.4 dentes de alho amassados Para o cuscuz:Pimenta dedo de moça picada a gosto Aqueça o azeite, amoleça a cebola, o alho, a pimenta,400g de peito de frango cortado em cubos (temperados junte o frango refogue por 10 minutos. Adicione ocom sal/alho/pimenta vermelha e limão) colorau, os tomates, deixe amolecer, coloque o molho de1 colher (chá) de colorau tomates e o caldo de frango, deixe apurar. Acerte o sal.4 tomates sem pele e sem sementes picados Misture os demais ingredientes: palmito, ervilha,1 lata de molho de tomate azeitonas, as sardinhas, os ovos cozidos, os camarões,2 tabletes de caldo de frango dissolvidos em 500ml de salsinha, cebolinha e coentro. Vá adicionando aságua quente farinhas aos poucos, até obter uma mistura uniforme.Sal temperado Unte com azeite uma forma com furo no meio, coloque300g de palmito picado o cuscuz acertando a massa com as costas da colher para1/2 xícara (chá) de ervilha fresca ficar homogêneo. Decore com: camarões, filé de1/2 xícara (chá) de azeitonas cortadas em rodelas sardinha, ervilhas frescas, ovos cozidos, azeitonas2 latas de sardinha em conserva (retire a espinha) cortadas em rodelas.4 ovos cozidos
  10. 10. Chocolate com amendoim Ingredientes: Modo de preparo: 150g de aveia em flocos Numa tigela coloque a aveia, o amendoim e a finos margarina e amasse com as pontas dos dedos até 150g de amendoim sem ficar uma mistura homogênea. Numa fôrma de casca triturado fundo falso (22cm de diâmetro X 7cm) untada com50g de margarina em temperatura ambiente manteiga só na lateral forre o fundo com a massa1 lata de leite condensado (feita acima) e reserve. Num liquidificador coloque2 latas de leite (use a lata de leite condensado como o leite condensado, o leite, os ovos, a pasta demedida) amendoim e ligue. Destampe o copo do2 ovos liquidificador e, com ele ainda ligado, vá250g de pasta de amendoim adicionando o chocolate meio amargo derretido em200g chocolate meio amargo derretido fio até ficar uma mistura homogênea. Despeje aAmendoim torrado e sem casca para decorar mistura na fôrma (que já está com a massa) e leve ao forno médio preaquecido a 180°C por cerca de 50 minutos. Retire do forno, deixe esfriar, desenforme e decore com amendoim.
  11. 11. Gelado de paçoca Ingredientes: Modo de preparo: 2 caixinhas de creme Numa tigela misture o creme de leite, o de leite leite condensado e o licor de 1 xícara (chá) de amendoim. Por cima deste creme leite condensado esfarele a paçoca e misture muito bem2 colheres (sopa) de licor de amendoim até que todos ingredientes estejam250g de paçoca (comprada pronta) agregados. Distribua em taças (ou1 pacote de gelatina sem sabor, copos) e leve para geladeira por 2h30.hidratada e dissolvida conforme ofabricante Dica: Para dar outra textura ao Dica gelatina sem sabor, hidratada egelado de paçoca, faça o seguinte: dissolvida conforme o fabricante, depoisantes de levá-lo para a geladeira transfira o creme em forminhas pequenas incorpore na mistura 1 pacote de de fundo falso e leve para gelar.
  12. 12. Paçoca de farinha láctea Ingredientes: Modo de preparo: 250g de amendoim sem Numa assadeira coloque o amendoim e leve ao pele e torrado sem sal forno preaquecido a 180°C por 5 minutos. Transfira 1 xícara e meia (chá) de o amendoim ainda quente para um processador e farinha láctea bata até obter uma farinha. Desligue. Ainda no5 colheres (sopa) açúcar processador acrescente a farinha láctea, o açúcar e o1 pitada de sal sal. Bata novamente por cerca de 3 minutos. Dica: coloque um pouco da mistura na palma da mão e aperte. Quando formar uma bolinha firme, está pronta. Numa superfície lisa coloque um molde (no formato de rolha ou quadrado) e encha-o com a paçoca, prensando bem com os dedos para que ela fique bem firme. Depois retire com cuidado do molde e arrume no prato de servir.
  13. 13. Pão de queijo Ingredientes: Modo de preparo: 2 caixas de creme de leite Numa tigela coloque o creme de leite, o queijo (sem soro) parmesão, o queijo mussarela, o polvilho doce e sal 250g de queijo parmesão a gosto. Amasse bem até soltar das mãos. Com as ralado mãos, pegue pequenas porções de massa e faça250g de queijo mussarela ralado bolinhas. Numa assadeira untada com manteiga500g de polvilho doce coloque as bolinhas e leve ao forno preaquecido aSal a gosto 180°C até dourar.
  14. 14. Pé-de-moleque de geladeira Ingredientes: Modo de preparo: 400g de biscoito doce (sem Numa tigela coloque o biscoito doce, o amendoim, o recheio) triturados (no chocolate em pó e o leite condensado e misture com liquidificador ou as mãos até formar uma massa. Com as mãos processador) umedecidas com água, espalhe esta massa numa400g de amendoim torrado e quebrado assadeira retangular (33cm X 21cm) untada egrosseiramente forrada com saco plástico e leve a geladeira apenas6 colheres (sopa) de chocolate em pó por 1 hora. Desenforme e corte no formato desejado.2 latas de leite condensado
  15. 15. Pipoca de arroz Ingredientes: Modo de preparo: 250g de arroz selvagem Numa frigideira aberta coloque óleo suficiente e Óleo suficiente para fritar leve ao fogo bem alto até aquecer (230ºC a 250ºC). Sal e pimenta-do-reino a Em seguida coloque aos poucos o arroz selvagem gosto numa peneira e com ela frite o arroz até que ele estoure por completo (isso é quase imediato). Em seguida retire a pipoca de arroz e escorra em papel absorvente. Tempere com sal e pimenta-do-reino a gosto. Obs.: o óleo tem que estar bem quente.
  16. 16. Tortapioca Ingredientes: Modo de preparo: 1 1/2 xícara (chá) de leite Numa panela coloque o leite de coco, o leite, o leite de coco condensado, o açúcar, o anis, a canela e leve ao fogo 1 xícara (chá) de leite até esquentar. Transfira esta mistura para uma 3/4 xícara (chá) de leite tigela, adicione a farinha de tapioca, misture bem econdensado (180ml) deixe descansar por cerca de 15 minutos. Numa1/2 xícara (chá) de açúcar tigela coloque o chocolate ao leite derretido com o3 anis estrelado creme de leite e misture bem. Adicione as claras em1 pau de canela neve e misture delicadamente. Acrescente a gelatina250g de farinha de tapioca em pó, misture e reserve. Numa forma redonda de200g de chocolate ao leite derretido fundo falso (23cm de diâmetro) untada com1 caixa de creme de leite manteiga coloque a massa de tapioca (reservada2 claras em neve acima), em seguida o creme de chocolate, salpique1 pacote de gelatina em pó sem sabor (hidratada e coco ralado a gosto. Leve a geladeira até ficardissolvida conforme o fabricante) consistente (cerca de 2 horas).
  17. 17. Pr od u çã o , dia g ram a çã o e a r te Thaís Bronzo thais@ambaragencia.com.br Ge ren t e co me r cia l Cinthia Dalpino cinthia@ambaragencia.com.br

×