Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Curso Básico de Espiritismo 7

1,593 views

Published on

Aula 7 - Esboço de O Livro dos Espíritos

Published in: Spiritual
  • Be the first to comment

Curso Básico de Espiritismo 7

  1. 1. CURSO BÁSICO DE ESPIRITISMOCURSO BÁSICO DE ESPIRITISMO Aula 7 – Esboço deAula 7 – Esboço de Roselí LemesRoselí Lemes roselilemes1@hotmail.com
  2. 2. As revelações divinas e o seu papel para oAs revelações divinas e o seu papel para o EspiritismoEspiritismo 1ª: O mundo se preparava para sair do caos das1ª: O mundo se preparava para sair do caos das civilizações primitivas. Moisés. Lei da Justiça.civilizações primitivas. Moisés. Lei da Justiça.
  3. 3. As revelações divinas e o seu papel para oAs revelações divinas e o seu papel para o EspiritismoEspiritismo 1ª: O mundo se preparava para sair do caos das1ª: O mundo se preparava para sair do caos das civilizações primitivas. Moisés. Lei da Justiça.civilizações primitivas. Moisés. Lei da Justiça. 2ª: Revelação já integrava a tradição de um povo2ª: Revelação já integrava a tradição de um povo e já se dispersava por outras nações. Jesus. Leie já se dispersava por outras nações. Jesus. Lei do Amor.do Amor.
  4. 4. As revelações divinas e o seu papel para oAs revelações divinas e o seu papel para o EspiritismoEspiritismo 1ª: O mundo se preparava para sair do caos das1ª: O mundo se preparava para sair do caos das civilizações primitivas. Moisés. Lei da Justiça.civilizações primitivas. Moisés. Lei da Justiça. 2ª: Revelação já integrava a tradição de um povo2ª: Revelação já integrava a tradição de um povo e já se dispersava por outras nações. Jesus. Leie já se dispersava por outras nações. Jesus. Lei do Amor.do Amor. 3ª: Espiritismo, codificado por Kardec.3ª: Espiritismo, codificado por Kardec.
  5. 5. 1857 - LE – O Livro dos Espíritos1857 - LE – O Livro dos Espíritos Com ele surgiu a era do Espírito.Com ele surgiu a era do Espírito. Espinha dorsal do Espiritismo,Espinha dorsal do Espiritismo, onde encerra toda a Doutrina.onde encerra toda a Doutrina.
  6. 6. O Livro dos Espíritos se divide em quatro livros:O Livro dos Espíritos se divide em quatro livros: Primeiro Livro:Primeiro Livro: se refere a Deus, à criação e aos elementosse refere a Deus, à criação e aos elementos gerais do Universo.gerais do Universo.
  7. 7. O Livro dos Espíritos se divide em quatro livros:O Livro dos Espíritos se divide em quatro livros: Primeiro Livro:Primeiro Livro: se refere a Deus, à criação e aos elementosse refere a Deus, à criação e aos elementos gerais do Universo.gerais do Universo. GE – A Gênese – 1868GE – A Gênese – 1868 1ª Parte1ª Parte As causas primáriasAs causas primárias Trata dos problemasTrata dos problemas genésicos e da evoluçãogenésicos e da evolução física da Terra; a formação efísica da Terra; a formação e desenvolvimento do globodesenvolvimento do globo terreno e passagensterreno e passagens evangélicas e escrituísticas.evangélicas e escrituísticas.
  8. 8. Segundo Livro: versa sobre os Espíritos, as reencarnações, aSegundo Livro: versa sobre os Espíritos, as reencarnações, a vida espírita, a emancipação da alma e assuntos correlatos.vida espírita, a emancipação da alma e assuntos correlatos.
  9. 9. Segundo Livro: versa sobre os Espíritos, as reencarnações, aSegundo Livro: versa sobre os Espíritos, as reencarnações, a vida espírita, a emancipação da alma e assuntos correlatos.vida espírita, a emancipação da alma e assuntos correlatos. LM – O Livro dos Médiuns –LM – O Livro dos Médiuns – 18611861 2ª Parte2ª Parte Mundo Espírita ou dos EspíritosMundo Espírita ou dos Espíritos Trata da parte experimental daTrata da parte experimental da doutrina.doutrina.
  10. 10. Terceiro Livro: Aborda as leis morais.Terceiro Livro: Aborda as leis morais.
  11. 11. Terceiro Livro: Aborda as leis morais.Terceiro Livro: Aborda as leis morais. ESE – O Evangelho Segundo o EspiritismoESE – O Evangelho Segundo o Espiritismo – 1864– 1864 3ª Parte3ª Parte Leis MoraisLeis Morais Aplicação dos princípios da moralAplicação dos princípios da moral evangélica; problema da adoração; prece;evangélica; problema da adoração; prece; prática da caridade.prática da caridade. Instruções dos Espíritos.Instruções dos Espíritos.
  12. 12. Quarto Livro: focaliza o tema esperanças e consolações.Quarto Livro: focaliza o tema esperanças e consolações.
  13. 13. Quarto Livro: focaliza o tema esperanças e consolações.Quarto Livro: focaliza o tema esperanças e consolações. CI – O Céu e o Inferno - 1865CI – O Céu e o Inferno - 1865 4ª Parte4ª Parte Esperanças e ConsolaçõesEsperanças e Consolações Problemas referentes a penas eProblemas referentes a penas e gozos futuros, penas eternas;gozos futuros, penas eternas; dogmas, como o da ressurreiçãodogmas, como o da ressurreição da carne; paraíso, inferno eda carne; paraíso, inferno e purgatório.purgatório.
  14. 14. Teve duas edições:Teve duas edições: 1ª: 18 de abril de 1857.1ª: 18 de abril de 1857. 501 perguntas.501 perguntas. ““Escrito e publicado conformeEscrito e publicado conforme ditado e à ordem de Espíritosditado e à ordem de Espíritos Superiores.”Superiores.” 2ª, em 18 de março de 1860.2ª, em 18 de março de 1860. 1.019 perguntas.1.019 perguntas. ““Os princípios da Doutrina EspíritaOs princípios da Doutrina Espírita segundo o ensinamento dado pelossegundo o ensinamento dado pelos Espíritos Superiores por intermédio deEspíritos Superiores por intermédio de diversos médiuns, recolhido e posto emdiversos médiuns, recolhido e posto em ordem por Allan Kardec... Segundaordem por Allan Kardec... Segunda edição, inteiramente refundida eedição, inteiramente refundida e consideravelmente aumentada”.consideravelmente aumentada”.
  15. 15. Teve duas edições:Teve duas edições: 1ª: 18 de abril de 1857.1ª: 18 de abril de 1857. 501 perguntas.501 perguntas. ““Escrito e publicado conformeEscrito e publicado conforme ditado e à ordem de Espíritosditado e à ordem de Espíritos Superiores.”Superiores.” 2ª, em 18 de março de 1860.2ª, em 18 de março de 1860. 1.019 perguntas.1.019 perguntas. ““Os princípios da Doutrina EspíritaOs princípios da Doutrina Espírita segundo o ensinamento dado pelossegundo o ensinamento dado pelos Espíritos Superiores por intermédio deEspíritos Superiores por intermédio de diversos médiuns, recolhido e posto emdiversos médiuns, recolhido e posto em ordem por Allan Kardec... Segundaordem por Allan Kardec... Segunda edição, inteiramente refundida eedição, inteiramente refundida e consideravelmente aumentada”.consideravelmente aumentada”. O Livro dos Espíritos é apenas um.O Livro dos Espíritos é apenas um. O que ocorreu na segunda edição foi um melhoramento.O que ocorreu na segunda edição foi um melhoramento.
  16. 16. O Livro dos Espíritos deve ser lido, estudado,O Livro dos Espíritos deve ser lido, estudado, meditado e quando achar que já se conhece tudo...meditado e quando achar que já se conhece tudo... Deve ser relido!Deve ser relido!
  17. 17. Bibliografia:Bibliografia: O Livro dos EspíritosO Livro dos Espíritos, Allan Kardec., Allan Kardec. O Primeiro Livro dos Espíritos,O Primeiro Livro dos Espíritos, Allan Kardec (texto bilíngue, editado e traduzido peloAllan Kardec (texto bilíngue, editado e traduzido pelo doutor Canuto Abreu), Companhia Editora Ismael.doutor Canuto Abreu), Companhia Editora Ismael. Obras PóstumasObras Póstumas, Allan Kardec., Allan Kardec. O Livro dos Espíritos,O Livro dos Espíritos, Introdução de J. Herculano Pires, LAKE.Introdução de J. Herculano Pires, LAKE. Allan Kardec,Allan Kardec, Zêus Wantuil e Francisco Thiesen, FEB.Zêus Wantuil e Francisco Thiesen, FEB. Entendendo o EspiritismoEntendendo o Espiritismo, Autores Diversos, Editora Aliança., Autores Diversos, Editora Aliança.

×