Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Linguagem conceito

4,555 views

Published on

  • Be the first to comment

Linguagem conceito

  1. 1. Prof. Rosangela Aviz NascimentoLinguagem
  2. 2. Conceito Linguagem é qualquer e todo sistema de signosque serve de meio de comunicação de ideias ousentimentos através de signos convencionados,sonoros, gráficos, gestuais etc., podendo serpercebida pelos diversos órgãos dos sentidos, oque leva a distinguirem-se várias espécies outipos: linguagem visual, corporal, gestual, etc.,ou, ainda, outras mais complexas, constituídas,ao mesmo tempo, de elementos diversos
  3. 3. Então, o que é linguagem? É o uso da língua como forma de expressão ecomunicação entre as pessoas. Agora,a linguagem não é somente um conjunto depalavras faladas ou escritas, mas também degestos e imagens. Afinal, não nos comunicamosapenas pela fala ou escrita, não é verdade?
  4. 4.  Os elementos constitutivos da linguagem são,pois, gestos, sinais, sons, símbolos ou palavras,usados para representar conceitos decomunicação, ideias, significados epensamentos. Embora os animais também secomuniquem, a linguagem verbal pertenceapenas ao Homem.
  5. 5. Linguagem verbal a linguagem pode ser verbalizada, e daí vem aanalogia ao verbo. Você já tentou se pronunciarsem utilizar o verbo? Se não, tente, e verá que éimpossível se ter algo fundamentado e coerente!Assim, a linguagem verbal é que se utiliza depalavras quando se fala ou quando se escreve.
  6. 6. Linguagem não-verbal A linguagem pode ser não verbal, ao contrárioda verbal, não se utiliza do vocábulo, daspalavras para se comunicar. O objetivo, nestecaso, não é de expor verbalmente o que se querdizer ou o que se está pensando, mas se utilizarde outros meios comunicativos, como: placas,figuras, gestos, objetos, cores, ou seja, dossignos visuais.
  7. 7.  um texto narrativo, uma carta, o diálogo, umaentrevista, uma reportagem no jornal escrito outelevisionado, um bilhete? Linguagem verbal! o semáforo, o apito do juiz numa partida defutebol, o cartão vermelho, o cartão amarelo,uma dança, o aviso de “não fume” ou de“silêncio”, o bocejo, a identificação de “feminino”e “masculino” através de figuras na porta dobanheiro, as placas de trânsito? Linguagem nãoverbal!
  8. 8. Linguagem Mista A linguagem pode ser ainda verbal e não verbalao mesmo tempo, como nos casos das charges,cartoons e anúncios publicitários.
  9. 9.  Cartão vermelho – denúncia de falta grave nofutebol.Charge do autor Tacho – exemplo delinguagem verbal (óxente, polo norte 2100)e não verbal (imagem: sol, cactus,pinguim).
  10. 10.  Placas de trânsito – à frente “proibido andar debicicleta”, atrás “quebra-molas”.Símbolo que se coloca na porta paraindicar “sanitário masculino”.
  11. 11.  Imagem indicativa de “silêncio”.Semáforo com sinal amarelo advertindo “atenção”
  12. 12. Língua e Linguagem Não se devem confundir os conceitos delinguagem e de língua. A linguagem diz respeito àcapacidade ou faculdade de exercitar acomunicação, latente ou em ação ou exercício. Alíngua ou idioma refere-se a um conjunto depalavras e expressões usadas por um povo, poruma nação, munido de regras próprias (suagramática).
  13. 13. Origens da linguagem humana A respeito das origens da linguagem humana,alguns estudiosos defendem a tese de que alinguagem desenvolveu-se a partir dacomunicação gestual com as mãos. Posterioresalterações no aparelho fonador, permitem aosseres humanos poder produzir uma variedadede sons muito maior do que a dos demaisprimatas.
  14. 14. Funções da linguagem Para melhor compreensão das funções delinguagem, torna-se necessário o estudo doselementos da comunicação. Elementos da comunicação Emissor - emite,codifica a mensagem; Receptor - recebe, decodifica a mensagem; Mensagem - conteúdo transmitido pelo emissor; Código - conjunto de signos usado natransmissão e recepção da mensagem; Referente - contexto relacionado a emissor ereceptor; Canal - meio pelo qual circula a mensagem.
  15. 15.  Porém, com os estudos recentes dos linguistas,essa teoria sofreu uma modificação, pois,chegou-se a conclusão que quando se trata daparole, entende-se que é um veículo democrático(observe a função fática), assim, admite-se umnovo formato de locução, ou, interlocução(diálogo interativo): locutor - quem fala (e responde); locutário - quem ouve e responde; interlocução - diálogo
  16. 16.  Funções da linguagem Emotiva (ou expressiva) -a mensagem centra-se no "eu" do emissor, écarregada de subjectividade. Ligada a estafunção está, por norma, a poesia lírica. Função apelativa (imperativa) - com este tipo demensagem, o emissor actua sobre o receptor, afim de que este assuma determinadocomportamento; há frequente uso do vocativo edo imperativo. Esta função da linguagem éfrequentemente usada por oradores e agentes depublicidade.
  17. 17.  Função metalinguística - função usada quando alíngua explica a própria linguagem (exemplo: quando,na análise de um texto, investigamos os seusaspectos morfo-sintácticos e/ou semânticos). Função informativa (ou referencial) - função usadaquando o emissor informa objectivamente o receptorde uma realidade, ou acontecimento. Função fática - pretende conseguir e manter aatenção dos interlocutores, muito usada em discursospolíticos e textos publicitários (centra-se no canal decomunicação). Função poética - embeleza, enriquecendo amensagem com figuras de estilo, palavras belas,expressivas, ritmos agradáveis, etc.

×