Sequência didática rosana

515 views

Published on

0 Comments
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total views
515
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
16
Actions
Shares
0
Downloads
1
Comments
0
Likes
0
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Sequência didática rosana

  1. 1. SEQUÊNCIA DIDÁTICA (SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM) SOBRE ACRÔNICA NARRATIVA“MEU PRIMEIRO BEIJO” – ANTONIO BARRETOPúblico alvo: alunos de 9º ano.Duração: aproximadamente de 4 a 6 aulas.1º PASSOTrabalhando com a oralidade:Fazendo um levantamento dos conhecimentos prévios dos alunos a partir do título dotexto: “beijo”. As emoções, expectativas, reações, alegrias, decepções sentidas...( apresentação de fotos e imagens sobre o assunto).2º PASSOAinda trabalhando a oralidade:Apresentar um pouco da vida do autor Antonio Barreto:
  2. 2. Antonio Barreto (Antonio de Pádua Barreto Carvalho) nasceu em Passos (MG) em13 de junho de 1954. Reside em Belo Horizonte desde 1973. Morou também emalgumas cidades do Oriente Médio, onde trabalhou como projetista de EngenhariaCivil, na construção de estradas, pontes e ferrovias. Tem vários prêmios nacionais einternacionais de literatura, para obras inéditas e publicadas, nos gêneros: poesia,conto, romance e literatura infanto-juvenil. Entre eles: Prêmio Jabuti (CâmaraBrasileira do Livro - três vezes, oito vezes indicado), Bolsa Vitae de Literatura, PrêmioRemington, Bienal Nestlé de Literatura, Prêmio Minas de Cultura, Prêmio Nacional deContos do Paraná, Prêmio “Guimarães Rosa” de romance, Prêmio “Emílio Moura” depoesia, Prêmio “Cidade de Belo Horizonte” - poesia e contos, Prêmio “João-de-Barro”de literatura infantil e juvenil , Prêmio “Carlos Drummond de Andrade” e “ManuelBandeira” de poesia, UBE (SP), UBE (PE), UBE(RJ); Prêmio “Henriqueta Lisboa”, Prêmio“Petrobrás” de Literatura, Prêmio Nacional de Literatura/UFMG, Prêmio Bienal doLivro de BH, Prêmio Bienal Internacional do Livro de SP, Prêmios de “Leitura AltamenteRecomendável” para crianças e jovens/FNLIJ-RJ, Prêmio “Tereza Martin” de Literatura,Prêmio Internacional da Paz/Poesia (ONU), Prêmio “Ezra Jack Keats” da Unesco/Unicef(EUA), Prêmios/ Obras/Catálogo do IBBY (Unesco) e Prêmios/Obras/Catálogos BienaisInternacionais do Livro de Bratislava, Barcelona, Bolonha, Frankfurt e Cidade doMéxico. Participa também de várias antologias nacionais e estrangeiras de poesia econtos. Foi redator do Suplemento Literário do Minas Gerais, articulista e cronista dojornal Estado de Minas e da revista “Morada” (BH). Colabora com textos críticos,poemas e artigos de opinião para “El Clarín” (Buenos Aires), “Ror” (Barcelona);“Zidcht” (Frankfurt), “Somam” (Bruxelas); ” : e outros periódicos. Atualmentecoordena a Coleção “Para Ler o Mundo”, da Formato Editori. Principais obras publicadas: Poesia: O sono provisório (Francisco Alves, 78); Vastafala (Scipione, 88). Contos: Os ambulacros das holotúrias/Reflexões de um caramujo (UFMG,90/93). Romance: A barca dos amantes (Lê, 90); A guerra dos parafusos (José Olympio,93). Infantis e Juvenis: Lua no varal e Isca de pássaro é peixe na gaiola (Miguilim,87, 89); A noite é um circo sem lona (Record, 87); Livro das simpatias (RHJ, 90);Bombeiros do sol, com Graça Sette (José Olympio, 97); Brincadeiras de anjo,Tem um avião lá fora, O velho pássaro da lua e Balada do primeiro amor (FTD,87, 87, 96, 97). Crônicas: Transversais do Mundo (Lê, 99)
  3. 3.  A sair: Zoonário (Mercuryo, 01), O menino que não sonhava só (Mercuryo, 01).3º PASSO• Leitura compartilhada do texto “Meu Primeiro Beijo” de Antonio Barreto.• Fazer com que os alunos reflitam sobre a intenção do autor ao escrevereste texto.• Refletir sobre o porquê da utilização deste gênero textual (crônica),retomando as características desta (narrativa curta, com número reduzidode personagens, fato do dia-a-dia, o tom humorístico, a linguagem simples,apesar de alguns termos científicos).• Analisar os elementos da narrativa: as personagens (quem provavelmentesão); o espaço (onde tudo começa e onde ocorre o primeiro beijo); o tempo(quanto tempo durou da preparação até realmente o ato); o tipo denarrador (se é narrador personagem ou narrador observador).• Analisar o enredo: identificar a situação inicial (recordando das aulas deBiologia ou Química); complicação (falando do bilhete até as explicaçõescientíficas do beijo); o clímax (a sensação do primeiro beijo) e o desfecho(ao descer do ônibus e a monotonia do depois do primeiro beijo).• Reconhecer o público alvo (a que leitor se pretende atingir).4º PASSO Apresentação do vídeo Dr. Bactéria sobre o que acontece, quimicamente,quando se beija. Já que o texto aponta para estas questões, não só emocionais,mas químicas e científicas sobre o beijo.5º PASSO Sugerir pesquisa com os pais e avós sobre quando aconteceu o primeiro beijo –cada grupo de alunos pesquisará uma faixa etária.6º PASSO Apresentação da pesquisa pelos grupos: observação sobre discussão sobre oprimeiro beijo e seu momento para cada faixa etária.7º PASSO Pesquisa (usando a internet) sobre os termos científicos que constam no texto:como “glicose, metabolismo, salivando seus perdigotos...”.
  4. 4. 8º PASSO Apresentação da pesquisa feita pelos alunos.9º PASSO Trabalhar a intertextualidade do tema: verificar as características comuns entreas músicas, poesias, filmes e obras de arte que falam sobe o beijo, e trabalhartambém as figuras de linguagem.O primeiro beijo é o começo daquela vibração mágicaque transporta os amantes do mundo das coisas e dos serespara o mundo dos sonhos e das revelações~ Gibran Kahlil Gibran~As almas se encontram nos lábios dos enamoradosPercy Bysshe Shelley (1792-1822
  5. 5. Um BeijoLuan SantanaSai cantando do chuveiroEu sou o cara mais feliz do mundo inteiroNoite perfeita, tá na hora, quero te encontrarEm frente ao espelho, tô ensaiandoA melhor forma de dizer que tô te amandoEssa é a chance, é agora eu não posso errarMas bem na hora de falar com vocêTravei, comecei a gaguejarE a saída é deixar acontecerO coração se entregarUm beijo fala mais que mil palavrasUm toque é bem mais que poesiaNo seu olhar enxergo a sua almaSua fala é uma linda melodiaNinguém sabe explicar o que é o amorNinguém vai ser feliz sem ser amadoMeu coração de vez se entregouConfesso que eu estou apaixonadoMas bem na hora de falar com vocêTravei, comecei a gaguejarE a saída é deixar acontecerO coração se entregarUm beijo fala mais que mil palavrasUm toque é bem mais que poesiaNo seu olhar enxergo a sua almaSua fala é uma linda melodiaNinguém sabe explicar o que é o amorNinguém vai ser feliz sem ser amadoMeu coração de vez se entregouConfesso que eu estou apaixonadohttp://letras.mus.br/luan-santana/1780219/
  6. 6. OBRA RECOMENDADA:PINTURA “O BEIJO” DE GUSTAV KLIMT10º PASSO Encerrando com a proposta de produção escrita sobre o tema meu primeirobeijo: uma crônica.GRUPO DA ATIVIDADE PRESENCIAL: ADRIANA, MARIS, ELAINE, LÁZARA E ROSANA.
  7. 7. OBRA RECOMENDADA:PINTURA “O BEIJO” DE GUSTAV KLIMT10º PASSO Encerrando com a proposta de produção escrita sobre o tema meu primeirobeijo: uma crônica.GRUPO DA ATIVIDADE PRESENCIAL: ADRIANA, MARIS, ELAINE, LÁZARA E ROSANA.

×