Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Promoção da leitura científica 2016

766 views

Published on

Projeto V@mos ler Ciênci@"
Atividades de articulação curricular das disciplinas de Biologia e Geologia e Física e Química A do 10º ano com a biblioteca escolar.

Published in: Education
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

Promoção da leitura científica 2016

  1. 1. A missão das Bibliotecas Escolares é fazer leitores competentes. Cabe à biblioteca escolar promover e apoiar atividades no âmbito das múltiplas literacias, nomeadamente da literacia da leitura, da informação e dos media.
  2. 2. Escolhe fundamentadamente leituras em função de critérios diversificados, mobilizando as competências leitoras adequadas a este ciclo. Expressa oralmente ideias, manifestando o domínio de mecanismos de organização e de coesão discursiva e usando vocabulário diversificado e estruturas gramaticais complexas. Relata experiências de leitura, expressando, de forma fundamentada, as preferências que marcam a sua identidade como leitor. Exprime ideias, redigindo com correção e adequando o discurso às convenções próprias do tipo de texto, suporte e género selecionados. ...
  3. 3. ... Consolida os seus hábitos de leitura. Procura e usa informação autonomamente, para resolver problemas do dia a dia, ampliar conhecimentos e tomar decisões. Utiliza, autonomamente e com segurança, as tecnologias e ferramentas digitais para comunicar, em situações do dia a dia e de aprendizagem. Utiliza guiões elaborados pela biblioteca escolar. Usa autónoma e sistematicamente a biblioteca escolar e outras bibliotecas, físicas e digitais, contemplando-as no seu percurso formativo.
  4. 4. Demonstra curiosidade Mostra interesse e gosto pela leitura Participa na troca e debate de ideias Revele espírito crítico Respeita diferentes opiniões Reconhece a importância da informação Revela iniciativa e criatividade na resolução de problemas Comunica com rigor Valoriza o uso da biblioteca e dos seus recursos
  5. 5. Hoje a aula é na Biblioteca Alunos do 7º ano
  6. 6. Alunos do 10º ano
  7. 7. Avaliação – Reflexões dos alunos A partilha de leituras foi muito boa e contribuiu para a aprendizagem de diversos temas da ciência. Outro aspeto positivo desta atividade é que, pessoalmente, despertou-me interesse sobre a leitura de livros relativamente à ciência. Para além de permitir que o tema relacionado com o livro escolhido ganhasse outros contornos no nosso universo conceptual, permitiu também o conhecimento das ideias fundamentais de outros livros, por vezes desconhecidos por nós. A leitura prévia dos livros que iríamos apresentar também foi, logicamente, um ponto forte desta atividade, pois ler é uma parte vital da educação e para além disso obriga-nos a que, com empenho, enriqueçamos ao nível da cultura e do conhecimento. Esta atividade aumentou o repertório de curiosidades científicas, desenvolveu novos conhecimentos nas áreas da medicina, matemática, biologia, geologia, astronomia, áreas em que alguns alunos não estão muito familiarizados com dados assuntos. Para além disso desenvolveu o gosto pela leitura científica.

×