Heracles (Hércules)

1,756 views

Published on

Slides em PT-BR sobre Héracles, heréi mitologico greco-romano.

0 Comments
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total views
1,756
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
2
Actions
Shares
0
Downloads
148
Comments
0
Likes
0
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Heracles (Hércules)

  1. 1. HERACLES (Hércules)
  2. 2. Heracles era filho de Zeus ede uma mulher mortalchamada Alcmena, noiva deAnfitrião, que estava naGuerra dos Sete Chefes.Zeus, aproveitando a suaausência, tomou a forma deAnfitrião, rei de Tebas, edeitou-se com sua esposa,ordenando Hermes aprolongar a duração danoite por três dias inteiros.
  3. 3. OS TRABALHOS DE HÉRACLES Num acesso de loucura provocado por Hera, Héracles matou os filhos tidos com Mégara. Após recuperar a sanidade, Héracles foi consultar o Oráculo de Delfos sobre um meio de se redimir desse crime e poder continuar com uma vida normal. O oráculo ordenou-lhe que servisse, durante doze anos, a seu primo Euristeu, rei de Micenas e de Tirinto. O rei, simpatizante de Hera, impôs-lhe, com a oculta intenção de eliminá-lo, doze perigosíssimos trabalhos, dos quais o herói saiu vitorioso
  4. 4. OS TRABALHOS DE HÉRACLES1. Matar o Leão de Nemeia;2. Matar a Hidra do lago de Lerna;3. Capturar a Corça de Cerineia;4. Capturar o Javali de Erimanto;5. Limpar em um dia os currais do rei Aúgias;6. Matar as aves do Lago Estínfalo;7. Capturar o Touro de Creta;8. Castigar o Rei Diomedes;9. Tomar o cinturão de Hipólita, rainha das amazonas;10. Matar o gigante Gerião e roubar seu rebanho;11. Colher as maçãs de ouro do Jardim das Hespérides;12. Capturar a Cerbero no Palácio de Hades;
  5. 5. O LEÃO DE NEMEIA O Leão de Nemeia tinha uma pele tão espessa que laças e flechas não podiam atravessar. Héracles, após comprovar que armas não lhe faziam dano algum, o estrangulou e usou as garras do leão para e remover a pele, passando a utilizá-la como roupa.
  6. 6. A HIDRA DE LERNA A Hidra tinha nove cabeças que se regeneravam quando eram cortadas e exalavam um vapor que matava quem estivesse por perto. Héracles matou-a cortando suas cabeças enquanto seu sobrinho Iolau queimava as feridas com um tição em brasa, cauterizando os ferimentos. Por fim, o herói banhou suas flechas com o sangue da serpente para que ficassem envenenadas.
  7. 7. CAPTURAR A CORÇA DE CERINEIA Alcançou correndo a Corça de Cerineia que corria com assombrosa rapidez e nunca se cansava. A corça possuia chifres de ouro e pés de bronze, consagrada à deusa Ártemis.
  8. 8. CAPTURAR O JAVALI DE ERIMANTO Capturou vivo o Javali de Erimanto, que devastava os arredores, ao cansá-lo após o perseguir durante horas.
  9. 9. OS CURRAIS DO REI AÚGIAS Limpou em um dia os currais do rei Aúgias, que continham três mil bois e que há trinta anos não eram limpos. Estavam tão fedorentos que exalavam um gás mortal. Para isso, Héracles desviou dois rios.
  10. 10. AS AVES DO LAGO ESTÍNFALO Matou as aves do Lago Estínfalo, monstros cujas asas, cabeça e bico eram de ferro. Héracles expulsou as aves atacando-as com suas flechas envenenadas.
  11. 11. O TOURO DE CRETA A sétima tarefa de Héracles era levar o Touro de Creta vivo até Euristeu, que por sua vez o entregaria a Hera. O touro era enraivecido e aterrorizava o povo da ilha grega de Creta, pois Poseidon o havia oferecido a Minos, rei local, que não teve coragem de sacrificar um animal tão bonito e tão forte. Hércules não só capturou-o como, montado no animal, levou-o até Euristeu.
  12. 12. O CASTIGO DE DIÓMEDES Héracles castigou Diómedes, possuidor de cavalos que vomitavam fumo e fogo, e a que ele dava a comer os estrangeiros que naufragavam durante as tempestades e davam à sua costa. O herói entregou-o à voracidade de seus próprios animais.
  13. 13. AS AMAZONAS Venceu as amazonas, tirou-lhes a rainha Hipólita, apossando-se do seu cinturão mágico. O cinturão mágico que lhe fora dado por Ares, seu pai.
  14. 14. O GIGANTE GERIÃO Matou o gigante Gerião, monstro de três corpos, seis braços e seis asas, e tomou-lhe os bois que se achavam guardados por um cão de duas cabeças e um dragão de sete.
  15. 15. AS MAÇÃS DE OURO Colheu as maçãs de ouro do Jardim das Hespérides, este trabalho foi o mais difícil de todos, pois para encontrar o jardim, Héracles percorreu quase todo o mundo. Após ter encontrado o jardim ainda tinha de matar o Ládon, o dragão de cem cabeças que o guardava. Pediu a Atlas que o matasse e durante o trabalho foi Héracles que sustentou o céu nos ombros.
  16. 16. CÉRBERO - O CÃO DE TRÊS CABEÇAS O último trabalho consistiu em trazer do mundo dos mortos o seu guardião, o cão Cérbero. Hades autorizou-o a levar Cérbero para o cimo da Terra sob a condição de conseguir dominá-lo sem usar as suas armas. Hércules lutou com ele só com a força dos seus braços, quase o sufocou, dominando-o. Depois levou- o a Euristeu, que, com medo, ordenou-lhe que o
  17. 17. OUTRAS FAÇANHASApós esses trabalhos, Héracles entregou-se a muitos outros, por sua livre vontade, na defesa dos oprimidos:• Estrangulou o gigante Anteu;• Matou, no Egito, o tirano Busíris;• Entre outros.
  18. 18. Ronypetson Alves Barros2012, Colégio Alfredo Dantas (CAD)1º E Médio

×