Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

So aula 14_multimídia

294 views

Published on

Multimídia

Published in: Education
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

So aula 14_multimídia

  1. 1. Aula 14 MULTIMÍDIA Professor Roney Sousa Sistema Operacional
  2. 2. O QUE É MULTIMÍDIA?  Usa-se a palavra multimídia para a tecnologia que permite ao computador trabalhar com múltiplas mídias. Tais mídias podem ser visuais (imagens, animações, vídeo digitalizado), auditivas (voz e sons gravados, musica gravada, musica sintetizada) e texto.  O termo multimídia refere-se, portanto, a tecnologias com suporte digital para criar, manipular, armazenar e pesquisar conteúdos. Os conteúdos multimídias estão associados normalmente a um computador pessoal que inclui suportes para grandes volumes de dados, os discos ópticos como os CDs(CD- ROM,MINI-CD,CD-CARD) e DVDs.
  3. 3. SOFTWARE PARA CONVERSÃO DE ÁUDIO E VÍDEO  É possível converter arquivo de áudio e vídeo para formatos diferentes. Existem vários programas para fazer esta conversão, como: FormatFactory, aTube Catcher, Any Video Converter, Free Mp3 entre outros.  É possível fazer o download destes programas com muita facilidade. Você poderá utilizar os sites: www.baixaki.com.br www.superdownloads.com.br www.ziggi.com.br
  4. 4. ATUBE CATCHER O aTube Catcher baixa vídeos de diversos sites da internet e ainda pode convertê-los para formatos diferentes. Com este programa é possível fazer o download de vários vídeos e juntá-los em um único arquivo e ainda converter para outros formatos de vídeo. Com a página do site aberta, basta copiar e colar o endereço do vídeo desejado e iniciar o download e/ou conversão. Você irá perceber que a interface do programa apresenta bastante facilidade de uso.
  5. 5. MEDIA PLAYER O programa Windows Media Player (WMP), é um produto da empresa Microsoft. Antes ele era chamado apenas de Media Player, onde somente reproduzia músicas. Hoje o programa reproduz, grava músicas em CD e permite ao usuário comprar músicas de lojas online.
  6. 6. PLUG-INS  Um plugin ou módulo de extensão (também conhecido por plug- in, add-in, add-on) é um programa de computador usado para adicionar funções a outros programas maiores, como por exemplo: os sistemas operacionais, navegadores, programas, games, etc. Os plugins servem para adicionar aprimoramentos de áudio, vídeo e até ambientes onde códigos são executados. Estes programas costumam ser bastantes úteis, porém em alguns casos podem deixar o computador lento, pois costumam ser carregados automaticamente, mesmo quando não serão usados, e podem consumir recursos exagerados, além de deixar o sistema vulnerável a ataques e vírus.  Os Navegadores Firefox e Internet Explorer ganham muito com a adição destes novos módulos, pois os plugins ajudam a exibir vários tipos de conteúdos: arquivos de vídeo, PDF, Java, animações e Quicktime estão entre os mais populares dos plugins.
  7. 7. CODECS  Codec é a abreviação de Codificador/Decodificador(ou Compressor/Decompressor). Sua finalide principal consiste na compactação de arquivos de midia para armazenamento e descompactação para visualização.  Tal recurso é utilizado para simplificar o processo de execução de arquivos de mídia por diversos recursos eletrônicos. Se não fosse a presença dos codecs, as músicas e os vídeos teriam um formato de arquivo muito grande o que dificultaria a sua reprodução por um software específico.  É comum a utilização de um codec mesmo sem percebermos, pois na leitura de determinados arquivos de mídia, o próprio programa solicita sua execução para poder exibir o arquivo de áudio ou vídeo.  Alguns Codecs conhecidos: MP3, XVID, DIVX, RMVB, M4V e o Media Player Classic.
  8. 8. ATIVIDADES

×