Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.
TRABALHO DE
GEOGRAFIA
Jurandyr Ross e a classificação do relevo brasileiro;
Os principais tipos de vegetação no Brasil;
Os...
Jurandyr Ross e a classificação do relevo brasileiro
Em 1989 o professor Jurandyr Ross elaborou uma outra classificação do...
Esse três tipos de relevo compõem, em conjunto, 28 unidades,
identificadas no mapa abaixo:
Três exemplos de revelos brasileiro:
Atividades Econômicas do Brasil
Nona maior economia do planeta, segundo classificação do Banco Mundial, o Brasil
desenvolv...
Os principais tipos de vegetação no Brasil são:
florestas ou matas, cerrado, vegetação litorânea, campos, caatinga e veget...
A caatinga é própria das regiões onde chove pouco e
apresenta uma vegetação com árvores baixas e de poucas folhas. As
plan...
Principais Minérios Brasileiros
O Brasil é detentor de uma infinidade de riquezas naturais:
uma delas é o minério. O país ...
A bauxita é extraída na Serra do Oriximiná, no Pará, o
estado é o principal produtor e abriga a maior concentração desse
m...
Os estados de Minas Gerais e Goiás
respondem por grande parte da produção de
nióbio, que atinge 38 mil toneladas ao ano, o...
Jurandyr Ross e a classificação do relevo brasileiro;  Os principais tipos de vegetação no Brasil;  Os Principais Minérios...
Jurandyr Ross e a classificação do relevo brasileiro;  Os principais tipos de vegetação no Brasil;  Os Principais Minérios...
Upcoming SlideShare
Loading in …5
×

Jurandyr Ross e a classificação do relevo brasileiro; Os principais tipos de vegetação no Brasil; Os Principais Minérios Brasileiros; Atividades Econômicas do Brasil.

20,328 views

Published on

Jurandyr Ross e a classificação do relevo brasileiro;
Os principais tipos de vegetação no Brasil;
Os Principais Minérios Brasileiros;
Atividades Econômicas do Brasil.

Published in: Education
  • Be the first to comment

Jurandyr Ross e a classificação do relevo brasileiro; Os principais tipos de vegetação no Brasil; Os Principais Minérios Brasileiros; Atividades Econômicas do Brasil.

  1. 1. TRABALHO DE GEOGRAFIA Jurandyr Ross e a classificação do relevo brasileiro; Os principais tipos de vegetação no Brasil; Os Principais Minérios Brasileiros; Atividades Econômicas do Brasil.
  2. 2. Jurandyr Ross e a classificação do relevo brasileiro Em 1989 o professor Jurandyr Ross elaborou uma outra classificação do relevo, dessa vez usando como critério três importantes fatores geomorfológicos: - a morfoestrutura- origem geológica; - o paleoclima- ação de antigos agentes climáticos; - o morfoclima- influência dos atuais agentes climáticos. Trata-se de uma divisão inovadora, que conjuga o passado geológico e o passado climático com os atuais agentes escultores do relevo. Com base nesses critérios, o professor Ross classifica três tipos de relevo: - planaltos- porções residuais salientes do relevo, que oferecem mais resistência ao processo erosivo; - planícies- superfícies essencialmente planas, nas quais o processo de sedimentação supera o de erosão; - depressões- áreas rebaixadas por erosão que circundam as bordas das bacias sedimentares, interpondo-se entre estas e os maciços cristalinos.
  3. 3. Esse três tipos de relevo compõem, em conjunto, 28 unidades, identificadas no mapa abaixo:
  4. 4. Três exemplos de revelos brasileiro:
  5. 5. Atividades Econômicas do Brasil Nona maior economia do planeta, segundo classificação do Banco Mundial, o Brasil desenvolve em seu território atividades dos setores primário, secundário e terciário. Esse último é o destaque do país, responsável por mais da metade do seu Produto Interno Bruto (PIB) e pela geração de 75% de seus empregos. O setor terciário, que corresponde à venda de produtos e aos serviços comerciais oferecidos à população, é ainda uma das razões do aumento da competitividade interna e externa do Brasil, acelerando o seu progresso tecnológico. A indústria, parte do setor secundário, é também um setor de grande importância na formação da riqueza nacional. Com destaque na produção de bens de capital, ela tem na região Sudeste, em especial a Região Metropolitana de São Paulo, a maior concentração do país. Já o setor primário no Brasil, dividido em atividades de agricultura, pecuária, extrativismo vegetal, caça, pesca e mineração, tem como destaque a agropecuária. Essa atividade, que faz uso do solo para o cultivo de plantas e a criação de animais, é responsável por cerca de 27% do PIB do Brasil.
  6. 6. Os principais tipos de vegetação no Brasil são: florestas ou matas, cerrado, vegetação litorânea, campos, caatinga e vegetação do Pantanal. As florestas mais importantes são a Floresta Amazônica, Mata Atlântica, Mata de Araucária e Mata dos Cocais. A maior floresta do planeta, a Floresta Amazônica, apresenta uma vegetação bastante diversificada, com árvores altas e de troncos grossos. Na Mata Atlântica, que cobre toda a região litorânea, predominam árvores e arbustos. O pinheiro é a vegetação predominate da Mata de Araucária, que cresce no Planalto Meridional. A carnaúba e o babaçu são a vegetação característica da Mata dos Cocais, localizada entre a Floresta Amazônica e a caatinga. O cerrado é típico da região central do Brasil e sua vegetação é rasteira, onde crescem uma espécie de capim e árvores pequenas de troncos retorcidos.
  7. 7. A caatinga é própria das regiões onde chove pouco e apresenta uma vegetação com árvores baixas e de poucas folhas. As plantas têm espinhos e acumulam bastante água. Nos campos, a vegetação é rasteira, com poucas árvores. É típica do Sul do País e bastante utilizada para a criação de animais. A vegetação do Pantanal é bastante variada. Na época das cheias, sofre a inundação das águas do rio Paraguai e de seus afluentes. A vegetação litorânea está quase totalmente devastada. Nessa região, aparecem os manguezais, próprios de áreas alagadas, e as plantas rasteiras nas praias.
  8. 8. Principais Minérios Brasileiros O Brasil é detentor de uma infinidade de riquezas naturais: uma delas é o minério. O país se destaca principalmente na produção de ferro, bauxita (alumínio), manganês e nióbio O ferro é o principal minério destinado à exportação no Brasil, sua extração ocorre especialmente em Minas Gerais, no Quadrilátero Ferrífero; no Pará, na Serra dos Carajás; e no Mato Grosso do Sul, no Maciço do Urucum. Atualmente a produção é de aproximadamente 235 milhões de toneladas ao ano, o país ocupa o segundo lugar na produção desse minério em nível mundial.
  9. 9. A bauxita é extraída na Serra do Oriximiná, no Pará, o estado é o principal produtor e abriga a maior concentração desse minério no país. A produção anual gira em torno de 17,4 milhões de toneladas, figurando como o terceiro maior produtor em escala planetária. Anualmente são extraídos cerca de 1,3 milhão de toneladas de manganês e esse volume de produção faz com que o país ocupe o terceiro lugar da produção mundial. As jazidas principais se encontram na Serra dos Carajás, Quadrilátero Ferrífero e Maciço do Urucum. Países como Japão e Estados Unidos importam quase 50% da produção total nacional.
  10. 10. Os estados de Minas Gerais e Goiás respondem por grande parte da produção de nióbio, que atinge 38 mil toneladas ao ano, o que faz do país o maior produtor mundial. Esse minério tem seu uso difundido na fabricação de equipamentos de tecnologia de ponta.

×