Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Aula de Eletricidade 9º Ano (FÍSICA - Ensino Fundamental EF)

19,172 views

Published on

x

Published in: Education
  • Be the first to comment

Aula de Eletricidade 9º Ano (FÍSICA - Ensino Fundamental EF)

  1. 1. EletricidadeProf. Ronaldo Santana – UNASP-SP
  2. 2. Eletricidade  A palavra deriva do grego elektron, termo que faz referência ao âmbar.  Constituição da matéria
  3. 3.  Os elétrons são os responsáveis pela maioria das interações elétricas.  Quanto mais afastado do núcleo estiver o elétron, maior será a sua liberdade em seu deslocamento, facilitando essas interações. átomo estável
  4. 4.  Um átomo que perde um elétron, passa a ser chamado de íon.  Dizemos que um corpo está eletrizado quando os átomos que o compõem receberam ou perderam elétrons.
  5. 5. Bons condutores e maus condutores  Os materiais podem ser classificados em função de seu comportamento durante a passagem de cargas elétricas.  Bons condutores (os metais, a água do mar e dos rios, corpo humano, grafite).  Maus condutores (borracha, algodão, vidro, madeira seca, água destilada).  Os materiais que conduzem bem a eletricidade geralmente são também bons condutores de calor.
  6. 6. Semicondutores e Supercondutores  Semicondutores  Cristais de condutividade elétrica intermediária entre bons e maus condutores.  Supercondutores  Que apresentam condutividade elétrica superior à de outros materiais conhecidos atualmente.
  7. 7. Como eletrizar um corpo?  Eletrização por atrito  Ocorre quando os materiais são friccionados uns contra os outros.  Eletrização por contato  Ocorre quando um corpo eletrizado é colocado em contato com um corpo inicialmente sem carga, ocorre a transferência de elétrons entre eles, e o corpo neutro se eletriza.
  8. 8.  Eletrização por indução  Nesse processo não há contato entre os objetos, ou seja, um corpo é eletrizado apenas pela aproximação de um objeto que já estava eletrizado.
  9. 9. A corrente elétrica  A corrente elétrica é o movimento ordenado de um número significativo de partículas carregadas eletricamente.
  10. 10.  No Sistema Internacional de Unidades (SI), a corrente elétrica é medida em ampère, cujo símbolo é A.
  11. 11. Efeitos da passagem de corrente elétrica  Efeito luminoso  Efeito químico  Efeito térmico  Efeito fisiológico
  12. 12. Diferença de Potencial e Resistência Elétrica  A diferença de potencial (ddp) mede a tendência que uma carga possui para ir de um ponto a outro no espaço, sob influência da força elétrica.  A resistência elétrica mede a dificuldade que os elétrons encontram para se movimentar através de um material. (medida em ohm, no SI).
  13. 13. Potência elétrica  A grandeza que mede a eficiência com que a transformação da energia elétrica é feita para outras energias é a potência elétrica (medida em W [watt]).  Consumo de energia elétrica de um aparelho:
  14. 14.  O consumo de energia também pode ser medido em kWh que equivale a 1.000 Wh.  Ou seja:  1 kwh = 1.000 Wh
  15. 15. Circuitos elétricos  Circuito elétrico é uma associação de elementos que pode ser percorrida por uma corrente elétrica.
  16. 16. Exercícios de fixação 1. Duas lâmpadas possuem, respectivamente, potência elétrica de 60 W e de 150 W, ambas ficam acesas durante 2 horas. A. Qual delas consome mais energia? B. Qual será o consumo da lâmpada de 60 W nesse tempo? 2. O quilowatt-hora (kWh) é a unidade de medida usada para a verificação do consumo de energia elétrica. Supondo que o valor do kWh seja de R$ 0,25, responda às questões a seguir: A. Sabendo que a potência de um chuveiro elétrico em uma residência é de 4 kW e que uma pessoa levou 15 minutos para tomar banho, calcule o consumo de energia elétrica desse banho em kWh. B. Qual o custo mínimo da energia elétrica utilizada nesse banho? C. Suponha que nessa residência morem quatro pessoas e que cada uma delas leve 15 minutos para tomar banho. Qual o custo mínimo diário desses quatro banhos? D. Suponha que cada uma dessas quatro pessoas demore 15 minutos no banho durante os 30 dias de um mês. Qual o custo mínimo mensal desses banhos demorados?

×