Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Educação a Distância: um "novo" olhar para "velhos" desafios

308 views

Published on

Educação a Distância: um "novo" olhar para "velhos" desafios foi apresentada no elies2016, na Universidade de Coimbra em 16 dez 2016. Qual a papel da instituição no sistema de EaD?

Published in: Education
  • Login to see the comments

  • Be the first to like this

Educação a Distância: um "novo" olhar para "velhos" desafios

  1. 1. EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: UM “NOVO” OLHAR PARA “VELHOS” DESAFIOS Rogério Costa (rcosta@ipleiria.pt)
  2. 2. Educação a Distância Ensino e aprendizagem planeada onde o ensino ocorre, normalmente, num espaço diferente da aprendizagem que requer o uso das tecnologias para a sua comunicação e uma organização institucional especial (Moore & Kearsley, 2011)
  3. 3. Educação a Distância Duas dimensões da EaD geralmente abordadas nas IES: 1. Didático-pedagógica (inovação/formação pedagógica) 2. Tecnológica (Instalamos o moodle!!! Estamos preparados para a EaD)
  4. 4. Organização Institucional Quase sempre descurada... Diferentes tecnologias Diferentes formas de ensinar Diferentes formas de aprender (...) O mesmo tipo de organização O mesmo tipo de regras ...
  5. 5. Organização Institucional Há uma verdadeira estratégia por parte das IES para a EaD? Será que os gestores das IES percebem as verdadeiras implicações para uma EaD de qualidade? Questão de marketing ou modismo?
  6. 6. Porquê Implementar EaD? Implementar a EaD nas Instituições implica alterações significativas na gestão dos recursos. Duas questões básicas :: Como será introduzida a EaD? e :: PORQUÊ? :. Aumentar número de alunos? Aumento de receitas? :. Melhorar o processo de ensino aprendizagem? :. Internacionalização? :. (...)
  7. 7. Visão de um Sistema de Educação a Distância Sistema de ensino onde cada uma das componentes tem uma papel bem definido no funcionamento global do sistema. :. Tipo de instituição e como se organiza :. Desenho do curso (equipa especial?) :. Comunicação (satélite? Internet? Papel? ...) :. Interações (professor, tutor, pessoal administrativo, bibliotecas, pessoal de suporte, alunos, ...) :. Local de Aprendizagem (casa, polos, ...) :. Coordenação/gestão do processo (faz todas as peças do sistema funcionar)
  8. 8. Educação a Distância A visão do todo faz toda a diferença na qualidade e sustentabilidade de qualquer projeto de EaD. Se assim não for, continuamos com projetos interessantes, de grande valia, mas que não passam de projetos. Há que juntar esforços para criar uma estratégia para o EaD em Portugal. Olhemos para a EaD de uma nova forma para enfrentar os velhos desafios...
  9. 9. EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: UM “NOVO” OLHAR PARA “VELHOS” DESAFIOS Rogério Costa (rcosta@ipleiria.pt)

×